sábado, 22 de março de 2008

A chegada da Primavera ...

A Primavera chegou. As árvores enchem-se de flores e as folhas começam a rebentar. Os dias tornam-se mais coloridos.

Ontem, fui dar um passeio pelo campo e aqui fica o resultado. Ao contrário do dia de hoje, ontem houve sol e um céu azul sem nuvens.

Já encontramos favas à venda nos supermercados todo o ano, graças aos congelados. Mas no campo elas ainda estão assim, em flor. Adoro favas. Tenrinhas. Guisadas com enchidos e entrecosto, são uma maravilha.


Couves e flores. Que invulgar combinação! As couves estão completamente cercadas por malmequeres do campo. Quando era miúda gostava de apanhar e desfolhar pétala a pétala os pequenos malmequeres...Bem me quer, mal me quer, bem me quer ....

Gosto de observar os campos cultivados e tratados. Gosto das cores e dos tons em contraste. O castanho de um campo arado sobressai no verde que a Primavera espalha por todo o lado.

Gosto do cheiro a terra lavrada. As garças chegam e sabem o que procurar.

O que irá receber esta terra? Courgetes? Milho? Tomate? Beringelas? Gosto de observar esta paisagem. No meio desta terra, há um sobreiro que se destaca. Pelas contas feitas , deve ter perto de 100 anos.

O campo esconde imensas flores bonitas. Vejam está que encontrei na berma de um terreno, junto a um eucaliptal. Dizem que se chama "Burganiça", não sei se é assim que se escreve. Mas que é linda, é.

7 comentários :

Anónimo disse...

Obrigada por este belo "passeio" que nos ofereceu!Também cheguei há dias da minha aldeia da Beira, perdida entre as serras de Gardunha e Muradal,e no meu quintal a cerejeira já está florida!
Aproveito para lhe desejar uma Páscoa Feliz. Bjs. Bombom

anna disse...

Fotos maravilhosas!
Beijocas.

Anónimo disse...

Pois é, a Páscoa já cheira a Primavera!

Boa Páscoa!

Sandra B.

Anónimo disse...

Ola! Essas fotos de Primavera estao de fazer inveja! Sim, porque aqui tb esteve um belo dia de sol mas ainda esta tudo coberto de neve!

maria terra luna disse...

olá
Também não tenho a certeza que se escreva assim mas na minha zona também lhe chamamos burganiça. É um tipo de urze, Erica cinerea, penso eu.

Fada disse...

Creio que a burganiça também é chamada de queiró e parece-me ser, pela foto, uma Erica umbellata. http://www.flora-on.pt/#/1Erica+umbellata

Pertence à "família" das urzes. :)

Fada disse...

Diria ser a Erica umbellata. :)
http://www.flora-on.pt/#/1Erica+umbellata