quarta-feira, 14 de maio de 2008

Salada de ovo com mozzarella, espargos, alcaparras e pesto



Quando vi esta salada no blogue Lucullian Delights, que visito regularmente, fiquei com água na boca. Achei irresistível. A combinação de ingredientes deixou-me com vontade de experimentar. Não estive com hesitações e coloquei-a logo na minha lista de receitas a experimentar.

Ingredientes:
4 ovos cozidos
200 g de queijo mozzarella fresco
8 espargos
1 colher de sopa de alcaparras
3 colheres de sopa de pesto
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem

1. Cortar os ovos às rodelas e o queijo mozzarella em pequenos cubos.

2. Lavar e limpar os espargos das partes duras. Com um cortador de batatas, cortar os espargos em fatias finas na longitudinal. ( Para cortar os espargos tive que procurar no fundo de uma gaveta esse bendito cortador de batatas, que eu sabia que tinha, mas aos anos que não é usado. Como o cortador, já deve ter a lâmina pouco afiada ou, então o meu jeitinho é uma desgraça, cortei as pontas dos espargos com uma faca o mais fino que consegui e o resto foi cortado com o cortador.)

3. Colocar os espargos, os ovos, o queijo mozzarella e as alcaparras numa taça. Adicionar o pesto e o azeite. Mexer cuidadosamente.


Segui no geral as indicações desta salada. No entanto, como somos dois, alterei a quantidade dos ingredientes. Dobrei o queijo, usei 5 ovos e fiz o pesto.

Encontram-se embalagens de pesto à venda. Já cheguei a comprar e depois como não uso tudo ficam a aguardar tempos infinitos, no frigorífico por uma nova utilização, que às vezes não chega, e acabam por se estragar. Detesto que isto aconteça.

Para esta salada resolvi ser eu a fazer o pesto. Fui ao livro The First-Time Cook de Sophie Grigson e segui alguns dos conselhos da autora para a confecção do pesto.

O pesto que fiz foi a olho, como se costuma dizer, não registei as quantidades. Usei folhas de manjericão, um dente de alho grande, queijo parmesão ralado e azeite. Triturei estes ingredientes com a ajuda da varinha mágica. De seguida, adicionei-lhe mais um pouco de azeite e pinhões picados grosseiramente. Os pinhões poderiam ser também triturados, mas preferi usar assim. Temperei a salada com este preparado.

A salada é muito boa. Adorei os espargos, parece que ficam crocantes, estaladiços. É sem dúvida, uma receita a repetir.

10 comentários :

Marizé disse...

Realmente essa salada é tentadora, e o pesto caseiro faz toda a diferença.

Bjs

risonha disse...

agora já vão apetecendo estas saladinhas para o almoço....
acreditas que eu nunca comi espargos verdes?

Isabel de Miranda disse...

Adorei esta saladinha.Está linda!!!Só vou retirar as alcaparras que não gosto,espargos é tudo de bom até com ovos mexidos.E o teu pesto marcou a diferença....beijinhos doces

Isabel (pipoka) disse...

Estou absolutamente convencida!

bjs

Suzana Parreira disse...

Também eu, parece-me perfeita!

Bj grande

Luciana Macêdo disse...

Sai da sua lista e entrou na minha. Gosto de saladas diferentes.
Bjs!

claudia disse...

Já apetece umas saladas e umas refeições mais leves. Gostei muito desta salada com os espargos!

janeca disse...

Laranjinha Adorei esta saladinha!!!

Linda deixei um miminho para ti, passa no meu cantinho
Bjinho!

Ilva disse...

Thank you so much! Looks great in Portugal as well!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.