sábado, 18 de outubro de 2008

Apontamentos gastronómicos de uma viagem a S. Jorge

Durante as minhas férias de verão, no mês de Agosto, passei quatro dias na ilha de S. Jorge, nos Açores. Desta ilha tinha muito poucas referências em termos gastronómicos, sabia que era dali o famoso queijo de S. Jorge e pouco mais.

Ia cheia de vontade de descansar, comer muito bem e queria também visitar fábricas de queijo, em particular descobrir o queijo Canada, sugerido por um leitor do Cinco Quartos de Laranja.

No primeiro dia fomos almoçar ao restaurante Os Amigos na vila da Calheta, junto ao mar e com vista para a Ilha do Pico mesmo ali ao lado.

Para entrada, como não poderia deixar ser ou não estivéssemos na terra de bom queijo, tivemos uma fatia de queijo S. Jorge, servida cortada em pequenos cubos, a que nos atirámos com prazer.


Para prato principal, experimentámos a Alcatra à Regional e para sobremesa um Pudim Basalto ou Pudim da Terra. Pelo que soube, um doce feito com natas, leite condensado e bolacha Oreo.

Para primeiro contacto com a gastronomia da ilha, diga-se que correu muito bem. Como devem calcular, férias são férias e depois de tão farto almoço, o melhor foi recolher à Residencial e descansar um pouco.

Ao fim da tarde seguimos à descoberta da Fajã dos Vimes e da Fajã dos Cubres. Pelo caminho o contraste do verde da vegetação, com o azul claro do céu e o azulão forte do mar tornou-se uma verdadeira delícia de prazer para os nossos olhos. Ao longo da ilha sentimos que estávamos rodeados de verde e mais verde.

Ao jantar, devido ao cansaço da viagem, decidimos voltar ao mesmo restaurante. Escolhemos Lírio grelhado e para acompanhar um vinho branco Frei Gigante da Ilha do Pico. Para sobremesa uma fatia de ananás ao natural.

O primeiro dia estava passado. Muito ainda havia para explorar nesta ilha pintada de verde e rodeada de azul.

6 comentários :

Vivian disse...

Que descanso delicioso. Essa ilha é um espanto de linda. Lugar perfeito pra comer e dormir !!!
bom fds
bj

Carla disse...

É um destino que espero vir a conhecer um dia! Magnífica viagem, obrigada por partilhar!

bjs

Nysa disse...

que lindo!!! eu fiquei curiosa por conhecer o Pudim Basalto ou Pudim da Terra como adoro as bolachas Oreo!!! ;-)

Ana Arruda disse...

Sou dos Açores mais propriamente de Santa Maria e realmente nunca fui a S.jorge até é vergonhoso dizer lol mas pelo que vi aqui deve ser magnifico, como todas as ilhas incluindo a minha claro :), e esse pudim terra faço-o imensas vezes lol é de facto delicioso ***

Anónimo disse...

São Jorge além de ser muito bonito, parece ter uma excelente gastronomia!

Anónimo disse...

Ola
S. Jorge é uma Delicia, em todos os aspectos, sou jorgense, mas residente no Faial.
Obrigada por partilhar a minha ilha e espero que volte brevemente
:)