segunda-feira, 6 de abril de 2009

Relato de mais uma experiência à volta da piza

Na quinta-feira tivemos mais um convidado, neste caso uma convidada, a Cláudia, para participar no nosso dia de piza.

A hora marcada para nos encontrarmos cá em casa era às 19h30. No entanto, nesse dia tive uma reunião que se prolongou mais do que eu previa e cheguei a casa stressadíssima com mais de uma hora de atraso. Mesmo assim, no percurso para casa ainda passei em dois supermercados para comprar manjericão fresco e não consegui. Tinha intenções de comprar algo para a sobremesa mas as filas nas caixas eram enormes e desisti logo, só faria o sacrifício de esperar para pagar se houvesse manjericão, pois cá de casa pelo telefone tinham pedido.

Depois de passar pelos supermercados e vir de mãos a abanar, quase a chegar a casa, encontro uma mercearia ainda aberta. Não hesitei. Manjericão não havia, como já era de esperar, mas comprei uns morangos muito bons e um gelado. Fiquei um pouco mais descansada, pelo menos já tínhamos sobremesa.

Quando cheguei a casa o Ricardo já tinha a massa pronta, que agora é sempre da sua responsabilidade, fez o molho de tomate, colocou a mesa e a confecção das pizas já ia adiantada. Fiquei surpreendida, agradecida e aliviada. Afinal estava tudo a correr bem.

Como já aqui referi, a maior parte dos nossos convidados no seu dia-a-dia não cozinha e a Cláudia, segundo o que nos disse, não foge à regra.

A Cláudia mostrou-se uma verdadeira especialista a estender a massa. De todas as pizas, a dela foi a que ficou com o rebordo mais jeitosinho.


Na sua piza colocou molho de tomate, atum em conserva, abacaxi, cubos de pimento vermelho e de pimento verde, camarões cozidos, azeitonas pretas às rodelas, queijo feta desfeito e queijo mozzarella ralado.


A Cláudia designou a sua piza como Pizza Atlântica.



Na minha piza coloquei o molho de tomate, queijo mozzarella ralado, queijo feta desfeito com as mãos, cubos de pimento verde e de pimento vermelho, fatias de cebola vermelha, um tomate cortado em cubos, azeitonas pretas, queijo gorgonzola e por fim, queijo mozzarella ralado. Antes de ir para o forno reguei o centro da piza com um fio de azeite.



O Ricardo colocou na sua piza molho de tomate, presunto, salpicão, filetes de atum Bonito dos Açores, azeitonas, cogumelos frescos fatiados, um queijo mozzarella fresco, tomate, cebola roxa e brócolos. Por fim polvilhou com queijo da ilha ralado - uma verdadeira piza nacional.




A nossa convidada para além de atribuir um nome à sua pizza também atribuiu às nossas. A minha ficou Pizza Primavera e a do Ricardo Pizza Açoriana.

Depois da sessão de fotos da praxe, com as nossas pizas a arrefecer, lá nos sentámos à mesa. Para jantar tivemos mais uma convidada, a minha cunhada Cristina que virá na próxima semana colocar as mãos na massa.

A acompanhar a refeição servimos um vinho tinto Lello. Para sobremesa tivemos morangos ao natural e gelado Stracciatella da Carte D´Or.

Bem ... para a semana há mais!

15 comentários :

Paladares da Isa disse...

Estou sem palavras!
Qual delas a melhor!!!!
Ficaram perfeitissimas
Bjos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ficou linda toda colorida!
Na 6ª foto a contar de cima, adoro a massa, mesmo como eu gosto :)
Bjs
Moira

Susana Gomes disse...

E ainda há quem não comao rebordo da pizza!
Douradinho como o da foto, ui... pizzas tão boas. )

anna disse...

As tuas pizzas são uma bela «alfinetada» na minha criatividade...
Beijinhos.

Comsentido disse...

Qual é a massa de pizza que usas?

Anónimo disse...

Adoro os teus jantares da quinta-feira!As vossas Pizzas são uma fantasia para os meus olhos gulosos. Só não gosto de atum, de resto provava-as todas!E o que eu mais aprecio é o convívio, esse intercâmbio entre os "da casa" e os Amigos, de que resultam receitas fabulosas! Parabéns pela vossa iniciativa! Bjs. Bombom

Xquisitinha a comer disse...

Como ja referi algures no tempo, numa certa cozinha e bem acompanhada: "Quem não sabe cozinhar, acaba por adorar fazer pizzas! É divertido, pode pôr as mãos na massa, enfeitar com imaginação e comer até rebentar!" O que se quer mais?? ;)
Antes que me esqueça... a 1ª pizza é a minha favorita!! eheheh :)
Que sorte a pizza ter um fotografo destes, senão os meus olhos agora não podiam comer :) Mnahm mnham... mamma mia!

Bjos***

Karla disse...

Deliciosas :) Todas elas...

Elvira disse...

De facto, essas belas pizas cheiram à travessias transatlânticas, cheiram à Açores... Ummmmhhh...

E que fótos lindas, como sempre! :-)

Beijinhos.

Ladyhari disse...

Xquisitnha.... aparece lá na 5ª para provares as nossas pizas! :o)

Anónimo disse...

Tenho-me deliciado com as vossas pizzas. :D Parabéns pela ideia de reunir amigos na cozinha.
Beijinhos.
Susana.

Helena disse...

A minha preferida é a 2ª!Gosto destes jantares em que todos participam na confecção...
Bj

moranguita disse...

os vossos jantares de quinta soa de mais. quem me dera sr uma das comvidadas para em deliciar com essas pizzas maravilhosas.
beijinhios

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Avental da Micas disse...

Estas pizzas estão de bradar aos Deuses por uma fatia... lindas e imagino que muuuiiitoooo saborosas!
São belas ideias para repetir cá por casa numa destas semanas! ;)