sábado, 9 de maio de 2009

Piza com salame italiano

Na bagagem da minha viagem a Itália trouxe alguns produtos para a minha cozinha e gáudio dos nossos paladares.


Um desses produtos foi um salame, produto tradicional da salsicharia italiana. Em Itália existem diferentes tipos de salame. Encontramos,por exemplo, o Felino, tradicional da região de Parma, o Finocchia temperado com uma mistura de especiarias e sementes de funcho, o Napolitano semelhante ao pepperoni mas com menos gordura, o Soppressata, tradicional da região da Calábria e o Cacciatora ou salamino, que são pequenos salames. Ao longo das próximas semanas procurarei apresentar-vos receitas com alguns dos produtos que trouxe.


Como às quintas-feiras é dia de piza, nesse mesmo dia para o jantar fizemos piza!

A massa foi feita seguindo a receita já tradicional na máquina do pão e o molho de tomate sofreu umas ligeiras modificações. No refogado adicionei uma malagueta e depois foi triturado com a ajuda da varinha mágica.

Na minha piza coloquei molho de tomate, um queijo mozzarella fresco em rodelas, uma courgette pequena cortada em pedaços na longitudinal, fatias de salame, azeitonas pretas às rodelas e queijo emmental ralado.

Servi a piza com folhas de rúcula e queijo parmigiano reggiano cortado em fatias finas.

O Ricardo colocou uma beringela fatiada, 1/2 courgette, queijo mozzarella fresco, fatias de salame, azeitonas verdes com recheio de anchovas cortadas ao meio e queijo emmental.


Por fim, decorou com folhas de rúcula.

Mais uma jantar de pizas para a nossa colecção!

3 comentários :

Rico disse...

Adorei essa pizza com esse salami delicioso. yum yum...também fiz pizza há pouco tempo em Rico-Receitas :) xxx

Sandra C. disse...

Olá! o meu nome é Sandra e encontrei este teu blog no blog http://mundodasmaes.blogspot.com/.
Como gosto muito de cozinhar, resolvi vir espreitar... e esta tua pizza abri-me o apetite, ontem também comi uma feita por mim, d qualquer maneira uma boa pizza feita em casa nunca tem hora para ser comida, não é?
Vou passar a visitar-te mais vezes...
Jokas
Sandra C.

ameixa seca disse...

Esses salames são uma perdição :) A pizza ficou bem mais enriquecida!