sexta-feira, 8 de maio de 2009

Saudosismo de sabores ...

Quando viajo procuro sempre comer coisas novas ou pelo menos coisas que por cá não como com regularidade. Gosto de experimentar novos sabores. E, é partindo deste pressuposto que faço a minha escolha nos menus dos restaurantes.

Apesar de em Itália se comer bem em qualquer lugar, passado alguns dias começei a sentir saudades da nossa comida, especialmente das sopas, imaginem!

Depois de chegar, no feriado de dia um de Maio fiz uma sopa de legumes e peixe para o almoço.



A sopa foi simples e não seguiu nenhuma receita especial, apenas os legumes disponíveis na altura. Numa panela coloquei uma cebola, duas cenouras, 1 cabeça de nabo, 1/2 courgete com casca, três espargos congelados que tinham sobrado de uma quinta-feira de pizas, talos de aipo e um chuchu, tudo cortado em pedaços. Tapei os legumes de água. Temperei com sal e levei ao lume. Depois dos legumes cozidos triturei-os com a varinha mágica. Levei novamente ao lume, reguei com um pouco de azeite e adicionei folhas de aipo cortadas.

Para prato principal fiz pescada no forno com cebolada de pimento vermelho e salteado de courgette com cenoura. A receita que segui foi a do Pingo Doce com apenas algumas alterações.


Ingredientes:
600 g de pescada
3 +3 colheres de sopa de azeite
2 + 2 dentes de alho
1 folha de louro
2 cebolas médias
0,2 dl de vinho branco
1 pimento vermelho
sal
pimenta de moinho
orégãos secos (facultativo)
2 courgettes
1 cenoura grande


1. Colocar três colheres de sopa de azeite, dois alhos esmagados e a folha de louro. Juntar a cebola cortada em meias luas. Levar ao lume e deixar refogar.

2. Adicionar o pimento, limpo de sementes, cortado em tiras finas. Temperar com sal e pimenta a gosto e deixar refogar mais um pouco.

3. Por fim, adicionar os orégãos e envolver bem.

4. Dispor as postas de pescada num tabuleiro. Cobrir as postas de pescada com a cebolada. Levar ao forno previamente aquecido.

5. Cortar as courgettes e a cenoura em pequenos cubos e levar a saltear com os alhos esmagados e o restante azeite. Temperar com sal e pimenta a gosto.


Acompanhei a pescada também com couve-flor cozida.

3 comentários :

colher-de-pau disse...

Muito interessante essa receita de pescada...Já copiei para fazer um destes dias!
A comida dos outros países pode ser muito boa, mas há sempre saudades da nossa comidinha.

ameixa seca disse...

Adorei os legumes e a cebolada :) Muito bom!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Eu tenho sempre saudade de sopa quando regresso de viajem. Quando vou de carro, assim que atravesso a fronteira páro para comer uma sopinha no primeiro tasco que encontro ;)
O peixinho e os legumes estão muito bons!
Bjs e bom fim de semana
Moira