Quando viajo procuro sempre comer coisas novas ou pelo menos coisas que por cá não como com regularidade. Gosto de experimentar novos sabores. E, é partindo deste pressuposto que faço a minha escolha nos menus dos restaurantes.
Apesar de em Itália se comer bem em qualquer lugar, passado alguns dias começei a sentir saudades da nossa comida, especialmente das sopas, imaginem!
Depois de chegar, no feriado de dia um de Maio fiz uma sopa de legumes e peixe para o almoço.
A sopa foi simples e não seguiu nenhuma receita especial, apenas os legumes disponíveis na altura. Numa panela coloquei uma cebola, duas cenouras, 1 cabeça de nabo, 1/2 courgete com casca, três espargos congelados que tinham sobrado de uma quinta-feira de pizas, talos de aipo e um chuchu, tudo cortado em pedaços. Tapei os legumes de água. Temperei com sal e levei ao lume. Depois dos legumes cozidos triturei-os com a varinha mágica. Levei novamente ao lume, reguei com um pouco de azeite e adicionei folhas de aipo cortadas.
Para prato principal fiz pescada no forno com cebolada de pimento vermelho e salteado de courgette com cenoura. A receita que segui foi a do Pingo Doce com apenas algumas alterações.
Ingredientes:
600 g de pescada
3 +3 colheres de sopa de azeite
2 + 2 dentes de alho
1 folha de louro
2 cebolas médias
0,2 dl de vinho branco
1 pimento vermelho
sal
pimenta de moinho
orégãos secos (facultativo)
2 courgettes
1 cenoura grande
1. Colocar três colheres de sopa de azeite, dois alhos esmagados e a folha de louro. Juntar a cebola cortada em meias luas. Levar ao lume e deixar refogar.
2. Adicionar o pimento, limpo de sementes, cortado em tiras finas. Temperar com sal e pimenta a gosto e deixar refogar mais um pouco.
3. Por fim, adicionar os orégãos e envolver bem.
4. Dispor as postas de pescada num tabuleiro. Cobrir as postas de pescada com a cebolada. Levar ao forno previamente aquecido.
5. Cortar as courgettes e a cenoura em pequenos cubos e levar a saltear com os alhos esmagados e o restante azeite. Temperar com sal e pimenta a gosto.
Acompanhei a pescada também com couve-flor cozida.
3 comentários :
Muito interessante essa receita de pescada...Já copiei para fazer um destes dias!
A comida dos outros países pode ser muito boa, mas há sempre saudades da nossa comidinha.
Adorei os legumes e a cebolada :) Muito bom!
Eu tenho sempre saudade de sopa quando regresso de viajem. Quando vou de carro, assim que atravesso a fronteira páro para comer uma sopinha no primeiro tasco que encontro ;)
O peixinho e os legumes estão muito bons!
Bjs e bom fim de semana
Moira
Enviar um comentário