terça-feira, 8 de junho de 2010

Filetes de panga gratinados

Apesar de às vezes não parecer - isto segundo as más-línguas, claro está! - eu sou bastante organizada. :) Sinto-me completamente perdida sem a minha agenda, onde anoto o que faço e o que tenho que fazer. Gosto de fazer listas. Actualmente tenho a lista dos livros e dos filmes que li e que vi este ano. Em termos de trabalho, também me vou organizando assim, de modo a conseguir dar resposta ao que é mais urgente. Às segundas-feiras, por norma, alinhavo o que irei publicar durante a semana. Na minha organização ainda não consigo planear o que vou cozinhar durante a semana. Do género na segunda pato assado no forno, na terça peixe cozido, etc. A decisão do que vou cozinhar depende de vários factores, ingredientes disponíveis, motivação, etc.

Em termos de organização, procuro actualizar o blogue todos os dias de manhã. Costumo levantar-me mais cedo e por norma tomo o pequeno-almoço em frente ao computador. De manhã sinto-me com mais energia e mais disponibilidade para escrever. Ora bem, hoje não foi o caso. De manhã, perdi-me no tempo e não consegui finalizar a receita.
Pensei: - Durante a hora de almoço termino!

Ora bem, entre almoçar e tomar café com as minhas colegas Ana e Sandra, o tempo voou. Para além disso, deixei a revista com a receita em casa. E assim anda a minha organização! ;)

Ingredientes:
4 filetes de peixe panga congelados
sumo de 1 limão
sal
pimenta preta de moinho
alho em pó
azeite
margarina
salsa picada
8 tostas grandes ou pão ralado
1 colher de sopa de passas sem grainha
1 colher de sopa de pinhões
4 folhas de manjericão
farinha
1 ovo

1. Deixar descongelar os filetes. Depois temperá-los com sumo de limão, sal, pimenta e alho.

2. Numa picadora colocar as tostas partidas, as passas e os pinhões. Triturar. De seguida, adicionar as folhas de manjericão e voltar a triturar.

3. Escorrer o peixe, passá-lo por um pouco de farinha, em seguida pelo ovo previamente batido e finalmente pela mistura do pão com os frutos secos.

4. Colocar os filetes num tabuleiro untado com margarina. Regar com um pouco de azeite e levar ao forno, cerca de 15 minutos (180º C).

5. Servir os filetes polvilhados com salsa picada.

A receita original, publicada na revista Saberes & Sabores nº 194 de Abril de 2010, sugere como acompanhamento cogumelos salteados, mas eu preferi usar courgettes salteadas num pouco de azeite e temperadas com sementes de coentros, pimenta, sal e salsa picada, que ficaram óptimas.


8 comentários :

Salsa Verde disse...

Esta tua história tão organizadinha, até já me fez rir. Giríssimo este teu post".
Bom, quanto aos filetes, o aspecto é fabuloso e com os ingredientes que levam, só podem ser magníficos!!
Beijinhos,
Lia.

Laranjinha disse...

Obrigada, Salsa Verde.

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

adorei estes filetes e vou tentar fazer!!
um beijinho

Maionese disse...

nunca comi panga, mas vou experimentar...
novos posts em

http://forcanamaionese.blogspot.com/

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Laranjinha,
É por estas e por outras que eu vejo o quanto sou desorganizada.
Sou incapaz de prever o que vai ser o jantar amanhã, quanto mais idealizar a semana inteira.
Os meus posts têm que ser escritos imediatamente a seguir a fazer a receita, porque de outra forma esquece-me dos ingredientes e quantidades que utilizei. Tenho um monte de fotos de coisas que fiz mas cuja receita se perdeu na memória. Já experimentei levar um caderninho para a cozinha para tomar notas mas não dá resultado.
É por isso que a maioria dos meus posts sejam publicados por volta da 24 horas. Mas depois, e vá-se lá saber porquê sou super organizada no emprego e tenho uma memória visual fantástica o que me ajuda a ter sucesso naquilo que faço.
Quanto aos filetes, perfeitos!
Beijinho e boa semana

moranguita disse...

eu ja tentei fazer como ytu mas nao e facil mas tentos er o amis possivel no trabalho pelo menos
esta uma delicia esta receita
vou levar

Cunhadinho Hugo disse...

Não te conhecia tão organizadinha... as qualidades que a comidinha desperta em ti! ;) Amanhã vou ver como vai a organização pelo escritório! ;) eheh bjs

Maria Brandão disse...

fiz com pescada e amêndoas em vez de pinhões. ficou óptimo :)