segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Novembro foi assim ...


Novembro começou no Luso com uns dias de férias. Soube bem fazer uma pequena paragem para dois dias de descanso, com direito a uma caminhada na Mata do Buçaco e a almoços demorados. Aos anos que não ia ao Buçaco.

Em Novembro passei pelos mercados. Não resisti a comprar azeitonas, castanhas, nozes e outras coisas boas para usar nos cozinhados cá de casa. Ir ao mercado é sempre uma aventura deliciosa. Gosto de toda a azáfama. De ver as bancas. De falar com as pessoas que vendem, de descobrir novos produtos. Um dos mercados que visitei foi em Tentúgal e fiquei encantada ao ver um vendedor ambulante de carne. No fundo, um talho.


Passei por Santarém. Baptizei, com a ajuda de muitos amigos, uma nova cadelinha encontrada pelos meus pais. Patanisca, foi o nome escolhido. Estamos já todos apaixonados por ela. Mesmo que neste momento ande na fase de roer tudo e mais alguma coisa. Tão fofinha! Sempre que estou em Santarém gosto de andar pela horta. De ver o que está semeado e que está pronto a colher. Ali sinto como que uma paz primordial. Inspiro fundo. Sinto o silêncio. Recebo de braços abertos o carinho de quem me viu nascer. Regresso a Lisboa cheia de energia.


Novembro foi tempo de workshops, entre Lisboa, onde realizei dois de receitas práticas com Parmalat e Porto, com workshops dedicados ao Natal. Estive também em Matosinhos com um workshop na inauguração da nova loja DeBorla.

Em termos de leituras, o livro escolhido foi uma sugestão de uma querida leitora do Cinco Quartos de Laranja, Noites Brancas de Fiódor Dostoiévski.


Em Novembro, juntei-me à mesa com amigos de longa data. Jantei no Il Mercato, no Penha Longa Resort e numa noite muito feliz, de comemoração, sentei-me à mesa em boa companhia no Café Portugal, no Rossio em Lisboa. Estar com os amigos à volta da mesa é uma das coisas boas da vida. Fazem-se laços. Criam-se memórias boas. Aceitei o convite da Oliveira da Serra para estar presente no Jantar do Ano pela mão dos chefs Justa Nobre, Kiko Martins, Vítor Sobral e Luís Barradas, numa noite memorável no Convento do Beato.


Novembro terminou com um momento delicioso. O lançamento do meu novo livro, O Livro de Petiscos da Isabel. Quem já tem?

Dezembro já chegou. Que seja um mês de alegria, de paz e de re-encontros com a família. Que abracem aqueles de quem mais gostam.

3 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Que Novembro bem recheado,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Belas fotos.
Parabéns pelo novo livro.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/omoleta-de-espinafres-com-queijo.html

Laranjinha disse...

Obrigada, Clarinha.
Um beijinho.