terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Vamos preparar o Natal: 15 livros para oferecer a quem gosta de cozinhar


- A Vida e as Receitas Inéditas do Abade de Priscos de Fortunato da Câmara e Mário Vilhena da Cunha - Este é um livro muito interessante que nos ajuda a perceber quem foi o Abade de Priscos autor do famoso pudim, que inclui toucinho na sua confecção. Uma ideia genial!

- Cinco Séculos à Mesa de Guida Cândido. A cozinha do presente é uma herança do passado. As técnicas evoluíram, mas é possível fazermos receitas de há quinhentos anos atrás nas nossas cozinhas. É esta a proposta deste livro que nos leva a viajar por cinquenta apetecíveis receitas de cinco grandes obras de cozinha dos séculos XV a XX. Para além das receitas, o livro tem textos introdutórios e uma breve história da alimentação.

- Coentros & Garam Masala, Uma cozinha indiana-gujarati em Portugal de Rita Ávila Cachado e Bina Achoca - Uma viagem maravilhosa pelos sabores da cozinha indiana. Um livro para quem gosta de sabores exóticos.

- Dicionário Prático da Cozinha Portuguesa de Virgílio Nogueiro Gomes - Indispensável em qualquer biblioteca. Um livro de consulta para quem gosta de cozinhar e se interessa por saber mais sobre gastronomia. Este é um livro intemporal.

- História Gastronómica de Lisboa - Tradição, sociabilidade e pratos típicos de Manuel Paquete - Os hábitos e costumes e o que se comia em tempos idos, são questões que me despertam curiosidade. Este é um livro que nos ajuda a saber um pouco mais sobre a história da alimentação em Lisboa.

- My Name is Best, José Besteiro! 50 anos, 50 receitas de Nuno Dias - Um livro que traça a vida e trabalho do chef Joe Best. Irreverente, criativo e dedicado, uma figura ímpar no panorama gastronómico nacional.

- Na Cozinha de Miguel Castro e Silva de Miguel Castro e Silva e Augusto Freitas de Sousa. Gosto do modo como o chef Miguel Castro e Silva trata os produtos portugueses. Já tive o prazer de provar alguns dos seus pratos e rendi-me à elegância, à simplicidade aparente no modo como conjuga os sabores. Um livro delicioso tal como a sua comida.

- O Vinho na Ponta da Língua de Maria João Almeida - Um livro indispensável para quem quer saber mais sobre vinho. Numa linguagem acessível e descomplicada, a autora fala-nos sobre como escolher vinhos, sobre os defeitos e virtudes dos vinhos, as temperaturas, como se prova um vinho entre muitas outras coisas interessantes para quem se interessa por saber mais sobre o maravilhoso mundo dos vinhos.

- Os 100 Melhores Azeites de Portugal de Edgardo Pacheco - O azeite é um produto que uso diariamente na minha cozinha. E foi com bom grado que vi chegar este livro ao mercado. Já fazia falta um livro que nos ajude a compreender este produto nobre que é o azeite.

- Semear Sabor, Colher Memórias de Fátima Moura e Justa Nobre - Este é um livro que nos leva a viajar por vários pratos tradicionais portugueses. Encontramos receitas de bacalhau, de polvo, de pastéis, de bifes, de cataplanas entre muitas outras sugestões. O livro tem textos introdutórios que nos ajudam a compreender algumas tradições gastronómicas portuguesas.

- The Best I(n) Can: receitas de conservas portuguesas - Um livro dedicado ao mundo das conservas de peixe, resultante do trabalho realizado no restaurante Can the Can, em Lisboa.

- À Moda do Porto, Gastronomia com história ao alcance de todos de Hélio Loureiro - Um livro sobre os pratos e a maravilhosa gastronomia do Porto, de um grande senhor da cozinha portuguesa.

E como não podia deixar de ser, tenho que recomendar também a prata da casa. Três livros úteis em qualquer cozinha:

- Cozinha para Dias Felizes - Um livro de receitas com muitas histórias à volta da comida, com o aconchego das memórias de infância e da cozinha da minha mãe.

- Delicioso Piquenique - Um livro para quem quer receitas práticas para levar para uma festa, um lanche a meio da tarde num parque da cidade, para um piquenique, para uma ida à praia ou até para quem procura ideias de pratos para levar para o trabalho. Um livro delicioso.

- O Livro de Petiscos da Isabel - Um livro que respira felicidade, com páginas e receitas muito coloridas. As receitas foram pensadas e escolhidas para quem quer preparar uma refeição saborosa sem passar muito tempo na cozinha. Os petiscos, como lhe chamei, podem ser tradicionais, como as pataniscas de polvo ou a salada de ovas, mas muitos são irreverentes e sempre com um toque especial que os torna ainda mais deliciosos. Há muitas sugestões de sangrias, de diferentes tipos de pão e um capítulo dedicado a sobremesas. O Livro de Petiscos da Isabel é uma ajuda imprescindível a quem gosta de cozinhar. ;)

Os livros fazem parte da minha vida, dos meus dias. Os livros de cozinha são uma ajuda preciosa, uma fonte de inspiração. Este Natal ofereçam livros a quem gosta de cozinhar!

4 comentários :

feltro nas mãos disse...

Por aqui, até já se escreveu uma carta ao Pai Natal, bem especial: http://feltronasmaos.blogspot.pt/2016/11/petit-papa-noel-carta-ao-pai-natal-3.html?m=0 ! 😉

Beijitos!

Laranjinha disse...

Olá Feltro nas Mãos,
a carta está deliciosa. Muito obrigada.
Espero que o Pai Natal a leia com muita atenção.
Um grande beijinho.

Tânia Tiago disse...

Boas sugestões!!
Beijinho!!

Bimby & Sabores da Vida

Laranjinha disse...

Obrigada, Tânia.
Um beijinho e votos de um Natal feliz.