sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Goraz assado no forno com alecrim

Comer de forma equilibrada, é uma preocupação que me acompanha, de há uns anos para cá. A verdade, é que não é, só, comer de forma equilibrada, o que procuro fazer, de há alguns anos a esta parte, é ter um estilo de vida mais saudável com uma alimentação (mais) equilibrada.

Todos sabemos que o envelhecimento é uma inevitabilidade. No entanto, cheguei a uma idade em que gostaria de envelhecer com qualidade. E, não devo ser, só eu, certo!?

Comer mais legumes e menos produtos processados, fazer exercício físico, beber mais água, cuidar mais da pele, passaram a ser objectivos pessoais. Diariamente, procuro fazer algumas mudanças nas minhas rotinas de modo a conseguir promover um estilo de vida que considero mais saudável. Para o conseguir, procuro ajuda nos livros, em autores, em estudos. O modo como a alimentação influencia a nossa saúde e retarda, ou não, o envelhecimento, são questões que já começam a ter algumas respostas.

Para me ajudar, chegou recentemente, cá a casa, o livro O Teu Corpo em Chamas de Beatriz Larrea editado pela Esfera dos Livros. Mais do que livros de dietas, ou sobre como perder peso, o que procuro, são livros com informação que me esclareçam e que permitam cuidar mais de mim. Este, é um daqueles livros que vos recomendo ler!.

Peixe assado no forno acompanhado de legumes cozidos, é um prato que se faz, muitas vezes, cá em casa, em prol de uma alimentação (mais) equilibrada. Deixo-vos a receita de um goraz que fiz esta semana, para um dos nossos almoços. Espero que gostem!

Goraz assado no forno com alecrim

Ingredientes para 2 pessoas:
2 gorazes
3 hastes de alecrim
2 hastes de tomilho
1 colher de chá de alho em pó
Sal e pimenta-preta q.b.
50 ml de azeite

1. Fazer um corte na longitudinal em cada um dos gorazes.

2. Temperar com sal, pimenta e alho em pó.

3. Rechear a barriga do peixe com alecrim e tomilho.

4. Regar com o azeite.

5. Levar ao forno pré-aquecido a 230ºC durante cerca de 20 minutos.

1 comentário :

Anjo-de-Mel disse...

Que bom aspecto! Bjinhos!