terça-feira, 18 de outubro de 2022

Massa com carne à bolonhesa e creme de ricotta

Como podemos chegar a casa e colocar o jantar na mesa, em 20 minutos? Como podemos preparar uma refeiçao, num abrir e fechar de olhos, com comida feita por nós, com os ingredientes que escolhemos e que seja nutricionalmente equilibrada?

A resposta para muitas destas necessidadades está na preparação prévia das refeições da semana. Podemos pré-preparar as receitas fechadas ou, podemos fazer bases alimentares e preparações que depois nos permitam variar o que comemos. Ou seja, com os mesmos ingredientes, uma ou outra alteração e, temos diferentes pratos para servir, à família.

Uma das bases alimentares que é muito versátil é a carne à bolonhesa. Com carne à bolonhesa podemos fazer um prato diferente durante 365 dias! Basta termos imaginação e disponibilidade.

Para vos mostrar que é muito fácil preparar as refeições para a família, em 20 minutos, com as pré-preparações para as refeições da semana, que vos vou mostrando tenho a rubrica Em Directo da Minha Cozinha, receitas em 20 minutos no Instagram aos domingos, de manhã. Costumam acompanhar? Para além das receitas, costumo também partilhar muitas dicas sobre ingredientes, técnicas e maneiras de pouparmos e de rentabilizarmos a nossa comida.

A última receita que fiz em Em Directo da Minha Cozinha foi massa com carne à bolonhesa e creme de ricotta. Espero que gostem e que se inspirem!

Massa com carne à bolonhesa e creme de ricotta

Ingredientes para 4 pessoas:
250 g de massa macarronete
1 colher de chá de açafrão-da-Índia
850 g de carne à bolonhesa
2 a 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
250 g de queijo ricotta
½ colher de sopa de azeite
Sal e pimenta-branca q.b.
Salsa picada q.b.


1. Cozer a massa de acordo com as indicações da embalagem em água temperada com sal e com o açafrão-da-Índia.

2. Levar uma frigideira ou tacho ao lume com a carne à bolonhesa. Acrescentar a massa cozida e uma concha de caldo da água de cozedura. Mexer para que a massa se envolva bem com a carne. Deixar cozinhar um pouco em lume brando.

3. Numa taça misturar o queijo ricotta com o azeite, sal e pimenta. Mexer.

4. Acrescentar o queijo parmesão à mistura de carne e de massa. Envolver e retirar do lume.

5. Dispor a massa com a carne num prato ou travessa de servir. Por cima, dispor o creme de ricotta. Polvilhar com a salsa picada.

2 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Excelente sugestão,...
Passei para desejar, continuação de uma feliz semana!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira

Isabel Salvador disse...

Que bom aspeto 😊😊😊😘😘😘