quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Lombos de coelho recheados com alheira e espinafres

Os inícios de ano são, sempre, vividos com alguma tranquilidade, aqui por casa. Aos poucos, começo a organizar projectos e novos desafios. Relembro que volto aos workshops no Porto no próximo dia 28 de Janeiro no Work Espaço Criativo.

Depois de partilhar, convosco, algumas das minhas resoluções para 2023, é tempo de começar a agir! Os livros fazem parte da minha vida e, o primeiro que escolhi para ler, agora em Janeiro, é Lições de Química. Estou a adorar conhecer a Elizabeth Zott, personagem principal deste romance. O livro para ler em Fevereiro, também, já está escolhido. Vai ser Luz Verde de Mattew McConaughey.

Entre as leituras, é tempo de cozinhar. Há já algum tempo, que queria partilhar, convosco, esta receita de lombos de coelho recheados com alheira e espinafres. É uma receita que adoramos. Os lombos de coelho já se encontram à venda em alguns supermercados. É um corte nobre e muito versátil. Espero que gostem!

Lombos de coelho recheados com alheira e espinafres

Ingredientes para 4 pessoas:
8 lombos de coelho
6 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho espremidos
125 g de espinafres
1 alheira de caça
8 cebolinhas para assar
2 batatas-doces de Aljezur assadas
Sumo de ¼ de limão
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Levar uma frigideira ao lume com uma colher de sopa de azeite. Adicionar os dentes de alho e as folhas de espinafres e mexer. Assim que os espinafres começarem a murchar, adicionar a alheira, sem a pele. Temperar com sal e pimenta a gosto. Mexer até que os espinafres e a alheira formem uma pasta. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.

2. Se necessário limpar os lombos de coelho, retirando alguma possível gordura.

3. Temperar os lombos de coelho com sal e pimenta. Descascar e cortar as cebolas ao meio.

4. Rechear os lombos de coelho com a mistura de alheira e espinafres. Fechar os lombos com a ajuda de palitos.

5. Dispor os lombos na travessa, juntamente com as cebolas cortadas ao meio. Regar com o sumo de limão e com três colheres de sopa de azeite.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.

7. Descascar a batata-doce. Regar com o restante azeite e temperar com uma pitada de sal. Esmagar a batata com um garfo.

8. Retirar os palitos dos lombos de coelho e cortá-los em fatias.

9. Dispor a esmagada de batata-doce numa travessa, juntamente com as fatias de lombo de coelho recheadas e as cebolas assadas. Regar com um pouco de molho do assado e servir.

1 comentário :

- R y k @ r d o - disse...

Aspeto delicioso que me deixou com "água" na boca
.
Cumprimentos poéticos.
.
Poema: “” Quero sempre dizer que te amo ””…
.