quinta-feira, 27 de abril de 2023

Hambúrguer rápido de frango com maionese picante

Os livros fazem parte dos meus dias. Desde que me lembro que ando, sempre, a ler um livro ou, por vezes, mais do que um. Sempre que digo isto, lembro-me logo dos direitos inalianáveis do leitor:

« 1. O Direito de Não Ler
2. O Direito de Saltar Páginas
3. O Direito de Não Acabar um Livro
4. O Direito de Reler
5. O Direito de Ler não Importa o Quê
6. O Direito de Amar os “Heróis” dos Romances
7. O Direito de Ler não Importa Onde
8. O Direito de Saltar de Livro em Livro
9. O Direito de Ler em Voz Alta
10. O Direito de Não Falar do Que se Leu
»

Daniel Pennac em Como um Romance, Edições Asa, 1993

O leitor tem o direito de ler e de não ler. De ler quando bem lhe apetecer. De há uns anos para cá, faço listas de livros que quero ler e que estabeleço objectivos com um número de livros a ler. Os livros são formas de viajarmos, de aprendermos, de nos apaixonarmos, de sonharmos. Os livros são uma excelente companhia. Os livros que escolho ler são normalmente romances, livros de cozinha ou, sobre alimentação. E o que é que ando a ler? Este ano li:

1. Lições de Química de Bonnie Garmus. Adorei. Um livro que se lê num âpice. Coloquem na vossa lista de leituras.

2. Viagem por Portugal em 1484 - Nicolaus Von Poppleu de Virgílio Nogueiro Gomes. Um livro que nos leva a viajar até 1484. Curioso e divertido. Imprescindível para quem se interessa sobre história da alimentação.

3. Luz Verde de Mattew McConaughey. Um livro sobre o percurso do actor e da sua família. Um livro que nos conduz numa reflexão sobre a vida e de como devemos procurar transformar as luzes vermelhas e amarelas, em luzes verdes. Este livro mostra-nos que um actor bonito, charmoso, com sucesso, também tem as suas cicatrizes. Gostei!

4. Terra Americana de Jeanine Cummins. Gosto de livros que me prendem logo nas primeiras páginas. Livros que ainda os começámos a ler e, já queremos saber como é que a história se vai desenrolar. Coloquem este romance na vossa lista de leituras. Vão gostar!

E um livro que, também, tenho que vos recomendar, que chegou no dia 19 de Abril às livrarias e, que vai por certo mudar a vossa vida na cozinha, é Planear, Cozinhar e Congelar. Se seguirem o método de pré-preparações que apresento, conseguem ter refeições prontas sem passar muito tempo na cozinha.

Precisamos de alimentar o corpo e alma. Para complementar as leituras, deixo-vos uma receita rápida e deliciosa, de um irresistível hambúrguer de frango. Espero que gostem e que se inspirem!

Hambúrguer rápido de frango com maionese picante

Ingredientes para 4 pessoas:
2 peitos de frango
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 dentes de alho
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de sopa de salsa picada
1 pitada de pimenta-de-caiena
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta-preta q.b.
4 fatias de queijo mozzarella
4 folhas de alface
4 pães para hambúrguer

Ingredientes para a maionese picante:
120 g de maionese
1 a 2 colheres de chá de molho sriracha
1 colher de chá de sumo de limão


1. Cortar os peitos de frango em 6 bifes.

2. Colocar os bifes numa taça e temperar com sumo de limão, os dentes de alho espremidos, o pimentão-doce, a salsa, a pimenta-de-caiena, uma colher de sopa de azeite, sal e pimenta-preta a gosto. Mexer.

3. Torrar os pães de hambúrguer. Reservar.

4. Para a maionese, misturar os ingredientes numa taça e mexer. Reservar.

5. Levar uma frigideira antiaderente ao lume com uma colher de sopa de azeite. Assim que estiver quente, adicionar os bifes temperados e deixar alourar de um lado e depois virar. Assim que estiver cozinhado, retirar do lume.

6. Barrar 4 metades de pão de hambúrguer com maionese. Por cima, dispor uma folha de alface, um ou dois bifes de frango, uma fatia de queijo e por fim, a outra metade do pão. Repetir o processo para os restantes hambúrgueres e servir.

A ideia desta receita é ser feita de forma rápida, mas se quiserem, podem temperar os bifes de frango e deixar a marinar de um dia para o outro ou, durante umas horas.