quinta-feira, 4 de maio de 2023

Bacalhau no forno com pimentos e couve

Abril passou a voar e, Maio, segue a alta velocidade. Estes últimos dias têm sido muito especiais. Chegou às livrarias o meu livro Planear, Cozinhar e Congelar, que é mais do que um livro de receitas. É um manual com indicações preciosas que irá mudar a vossa vida e ajudar-vos a preparar e a organizar as refeições da semana mais facilmente. É um livro que vos irá ajudar a fazer as refeições de forma equilibrada, a variar o que comem, a incluir mais legumes nos vossos pratos, sem que por vezes se note, a organizar as despensas, tanto a seca como a fria, a rentabilizar as vossas compras e a evitar o desperdício. É um livro imprescindível em todas as cozinhas. Vejam e depois digam-me o que acharam.

Voltei à televisão. Estive a cozinhar no programa Praça da Alegria, passei pela Nossa Tarde, conheci a cozinha da Casa Feliz e estive à conversa com a Dina Aguiar, no programa Portugal em Directo. Cozinhar, em directo, na TV, é sempre mágico. Adoro.

Entre toda a azáfama feliz associada ao lançamento de um novo livro, aqui na minha cozinha, vamos continuando a pensar e a preparar receitas. Uma das últimas que fiz foi um bacalhau no forno com pimentos e couve. Espero que gostem!

Bacalhau no forno com pimentos e couve

Ingredientes para 3 pessoas:
100 ml de azeite
1 cebola
1 folha de louro
4 dentes de alho
1 pimento vermelho
1 pimento laranja
1 pimento verde
1/2 couve lombarda
3 postas de bacalhau demolhado
Pimentão-doce q.b.
40 g de azeitonas
Sal e pimenta-preta q.b.
1 colher de sopa de salsa picada


1. Levar uma frigideira ou tacho ao lume com metade do azeite. Adicionar a cebola cortada em meias luas e a folha de louro. Temperar com uma pitada de sal e deixar frigir.

2. Acrescentar os dentes de alho picados e deixar frigir mais um pouco.

3. Juntar os pimentos cortados em tiras, previamente limpos de peles e sementes. Deixar frigir até começarem a amaciar.

4. Adicionar a couve lombarda cortada em tiras. Temperar com sal e pimenta. Mexer e deixar cozinhar até a couve perder volume.

5. No mesmo recipiente ou noutro que possa ir ao forno, dispor as postas de bacalhau por cima da mistura de legumes.

6. Polvilhar o bacalhau com o pimentão-doce e um pouco de pimenta. Acrescentar as azeitonas e regar com o restante azeite.

7. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.

8. Retirar do forno, polvilhar com salsa picada e servir.

2 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso e super apetitoso. E eu que ainda não almocei ...
.
Um dia feliz ... abraço.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Anjo-de-Mel disse...

Que bela receita, hei de fazer! Eu vi-te na Nossa Tarde com o Malato :) Em q dia foste ao Portugal em Directo? Gostava de ver! Bjinhos e bom fds! Muito sucesso, hoje e sempre!