quarta-feira, 10 de maio de 2023

Hambúrguer de frango com tomilho e limão

Comida rápida, saborosa e que não nos ocupe muito tempo na cozinha é o que, de uma maneira geral, queremos quando chegamos a casa depois de um dia de trabalho, ou até mesmo, quando estamos de férias ou aos fins-de-semana com a família, quando chegamos daqui ou dali. O conceito de comida rápida para as nossas avós ou mães, é geralmente, conotado com comida para despachar, sem tempo para apurar e ganhar sabor. Há 40 ou 50 anos atrás, havia quase sempre alguém em casa, uma avó que ajudava ou a mãe, o que permitia ter um conceito de comida, diferente da que hoje em dia, muitas famílias procuram.

Comparativamente, hoje em dia também temos uma maior variedade de oferta de produtos e ingredientes nos mercados e supermercados que nos permitem acelerar processos e rentabilizar o tempo na cozinha. Ingredientes estes que são muitas vezes, comida boa, fresca, como legumes já lavados e cortados. Cortes de carne prontos a usar, entre muitas outras coisas. Esta oferta surge, porque há procura. Há uma necessidade por parte dos consumidores em ter esta "ajuda".

O modo como se cozinha e o que se cozinha, também, tem sofrido alterações. Por exemplo, quando falamos em hambúrguer, talvez o nosso primeiro pensamento associe esta preparação a fast food. Mas nem sempre é assim. Podemos comer um bom hambúrguer num restaurante e podemos fazer um bom hambúrguer em casa, para a família de forma rápida. O hambúrguer reúne um conjunto de ingredientes que o tornam quase por si só um sucesso. A sugestão que partilho, hoje, convosco, é a de um hambúrguer, feita com peito de frango cortado em bifes e que resulta de forma deliciosa. Experimentem. Acho que a família vai adorar!

Hambúrguer de frango com tomilho e limão

Ingredientes para 4 pessoas:
2 peitos de frango
1 colher de sopa de tomilho fresco
Sumo de ½ limão
2 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho
4 pães de hambúrguer
4 folhas de alface
4 fatias de queijo mozzarella
1 tomate grande

Ingredientes para a maionese com ketchup:
100 g de maionese
1 a 2 colherese de chá de ketchup
1/2 colher de chá de alho em pó
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cortar os peitos de frango em bifes. Temperar com o tomilho, o sumo de limão, uma colher de sopa de azeite, os dentes de alho espremidos, sal e pimenta. Mexer. Deixar marinar cerca de 20 minutos.

2. Numa taça misturar todos os ingredientes da maionese. Se necessário ajustar os temperos.

3. Torrar as metades de pão de hamúrguer numa chapa ou frigideira com um fio de azeite. Reservar.

4. Levar uma frigideira ao lume com uma colher de sopa de azeite. assim que estiver quente, colocar os bifes e deixar alourar de um lado e virar. Deixar acabar de cozinhar e retirar.

5. Barrar os pães de hambúrguer com a maionese, de seguida colocar uma folha de alface, os bifes de frango, o queijo, uma rodela de tomate e por fim, as outras metades do pão. Servir.

Sem comentários :