quarta-feira, 26 de março de 2008

Frango à Grega

Frango? Eu adoro frango. Da minha infância guardo na memória o frango assado de churrasco acompanhado com batatas fritas. Não consigo imaginar ninguém que não goste de comer frango assado no churrasco com as ditas batatinhas fritas! Já há algum tempo que não como. Mas gosto de recordar o prazer que tinha a comer o frango dessa forma. Engraçado, agora quando tenho oportunidade de comprar e comer em casa já não acho piada, não sabe ao mesmo.

Quando era miúda não havia feira ou mercado onde não houvesse frango assado à venda, bifanas, pão com chouriço, farturas... Ainda me lembro de, no mercado mensal de Rio Maior, estar uma senhora a vender batata-doce assada, como eu me lambuzava com as batatas. Iguais, nunca consegui fazer.

Este ano, por motivos de trabalho, o almoço de Páscoa foi a dois, e como tinha trazido de Santarém um frango caseirinho, resolvi cozinhá-lo. Várias foram as hipóteses: - frango assado com canela, caril de frango ou uma receita grega de Francisco José Viegas.

Sou fã das receitas e da escrita de Francisco José Viegas. E, já há algum tempo, que seleccionei da revista Grande Reportagem algumas receitas que pretendo descobrir, entre elas estava uma receita grega de frango com azeitonas. A escolha estava feita.


Ingredientes:
1 frango cortado aos pedaços
2 pimentos vermelhos
3 tomates grandes maduros
1 cebola média
2 dentes de alho
meio copo de vinho tinto
1 copo de água
100g de azeitonas pretas
7 colheres de sopa de azeite
Salsa
Tomilho fresco
Pimenta
Sal


1. Passar os pedaços de frango por um pouco de farinha.

2. Levar ao lume um tacho com o azeite. Alourar os pedaços de frango no azeite.

3. Retirar o frango para um prato e reservar.

4. No mesmo azeite onde se alourou o frango, saltear os pimentos cortados aos quadrados grandes. Adicionar a cebola cortada em rodelas finas e os dentes de alho picadinhos. Deixar cozinhar, sensivelmente, dois minutos e juntar os tomates cortados em pedaços, sem peles nem sementes, e as azeitonas.

5. Deixar apurar um pouco, mais ou menos 5 minutos.

6. Juntar os pedaços de frango, meio copo de vinho tinto, um copo de água, um ramo de salsa, tomilho fresco e pimenta acabada de moer, a gosto. Temperar com um pouco de sal. Tapar o tacho e deixar cozinhar durante meia hora.

7. Antes de servir retirar a salsa e o tomilho. Acompanhar com arroz branco ou arroz à grega.


Adorei este frango. Fica muito saboroso. As azeitonas e os pimentos dão-lhe um sabor especial. Para acompanhamento fiz arroz.


Para o arroz usei as gorduras que retirei do frango. Fiz um caldo com essas gorduras. Cozi-as em água, um pouco de sal e uma cebola. Depois de feito, coei o caldo.

Num tacho coloquei duas chávenas de caldo e a cebola cozida. Levei ao lume. Quando levantou fervura juntei uma chávena de arroz vaporizado. A meio da cozedura, sensivelmente, adicionei um pouco de açafrão das índias (curcuma), sal e deixei de acabar de cozinhar. Depois de cozido, coloquei num recipiente de barro e levei ao forno para tostar um pouco.


Uma delícia.

P.S.: Receita de Francisco José Viegas, publicada na Revista Grande Reportagem de 11 de Setembro de 2004.

16 comentários :

Marizé disse...

Frango é de todas a minha carne preferida, pelo sabor e pela versatilidade.

Esta receita está fantástica, é sem duvida uma receita a fazer.

Bjs

colher-de-pau disse...

Deve ser muito boa esta receita.
E eu também sou uma das que adora frango...

Isabel (pipoka) disse...

Está com um aspecto delicioso!

bjs

risonha disse...

eu para mim frango também pode ser de qualquer maneira... adoro frango e é um ingrediente muito versátil, pois tal como o bacalhau, também há 1001 maneiras de o preparar.
esta receita parece-me excelente.

Agdah disse...

Ficou muito apetitoso...

Luciana Macêdo disse...

Sempre preciso variar o modo de preparar o frango (meu marido não gosta muito)e esta receita não me escapa, ela lembra um pouco a receita do coelho que faço.Gostei da combinação co o arroz, muito bom.
Bjs!

Nysa disse...

eu sei porquê é que adoro a cozinha grega :-) ficou maravilhoso. beijocas e obrigada pela receita :-)

Natércia Ramalho disse...

Menina que maravilha de frango adorei um beijo. Natércia...

Migas disse...

Aqui os frangos são uns magricelas. E apesar de gostar muito desta carne, aqui não a como com muita satisfação. Esta será sem dúvida a experimentar e em breve porque tenho lá um para cozinhar. Só acho é que não vou conseguir o tomilho fresco... Vou pelo menos tentar encontrar o seco. :o)

Beijinhos grandes, depois aviso quando fizer!

Isabel de Miranda disse...

Receita guardadissima,adorei está lindo...beijinhos doces

anna disse...

Adorei o frango e adorei o arroz.
Este vai sair na minha cozinha, ainda esta semana...
Beijocas.

Gourmandisebrasil disse...

Faz é tempo que não aprecio um bom frango cozido!
bjo,
Nina.

Carolina Andrade disse...

HUMM,ADORO FRANGO ASSADO, MUITO BOM!! BEIJÃO

Guida* disse...

Frango é realmente algo com o qual se podem fazer pratos deliciosos.
Trouxeste franguinho bom da zona de Santarém!Se for caseiro é realmente melhor do que o de compra.Também sou da zona de Santarém e sei bem do que falo.

Parabéns pelo franguinho, tem um aspecto maravilhoso!

Anónimo disse...

Esta minha visita parecerá extemporânea, mas nesta semana andei "por fora" e quando cheguei só vim dar uma vista de olhos. Ficou-me a vontade de retirar a receita e voltei de novo. Apesar de sermos um país com características mediterrânicas, não tiramos partido de muitos dos produtos que produzimos. É o caso das azeitonas. Tirando algum recheio, não as utilizamos muito nos nossos cozinhados.Esta receita
deve ser muito agradável.Nunca experimentei arroz vaporizado por não saber se leva o mesmo tempo a confeccionar.Este tem um aspecto maravilhoso. Parabéns pela divulgação desta receita. Também sou apreciadora do trabalho de Francisco José Viegas na divulgação da boa Gastronomia.
Bjs. Bombom

simoes disse...

gostaria de saber se alguem me consegue arranjar a receita de uma sobremesa chamada laranjas á grega eu precsisava para a minha escola..se conseguirem mandaem para este e-mail se faz favor simiones@hotmail.com obrigado pela atenção