sexta-feira, 25 de abril de 2008

Doce de papaia com queijo de cabra

Hoje é dia 25 de Abril. Este dia, para nós portugueses, é uma data histórica. Em 1974, no dia 25 de Abril, abriu-se o caminho para a liberdade. Já imaginaram um país onde era proibido usar biquíni, beber Coca-Cola, o divórcio, usar isqueiro sem licença, ler certos livros, os jornais, as revistas, as editoras e alguns filmes estavam sujeitos à censura. Era assim em Portugal há 34 anos.

Não me envolvi nas comemorações. Realmente nunca o faço. Hoje foi um dia que se passou, na maior parte do tempo, em casa, o que por si só não é mau. Acabou por ser mais um feriado.

O almoço não foi de festa, mas a sobremesa prometeu. Tinha cá em casa duas papaias muito madurinhas que era necessário aproveitar. Lembrei-me de uma sobremesa que foi publicada há já uns anos, se não me engano na revista do jornal Expresso, que recortei e guardei num livro de receitas.


Ingredientes:
1/2 Kg de papaia descascada e cortada em tiras fininhas
1/2 Kg de açúcar amarelo
1/2 L de água
Casca de 1 limão
1 pau de canela

1. Levar a água ao lume com o açúcar até fazer uma calda.

2. Adicionar a papaia, a casca de limão e o pau de canela.

3. Depois da papaia cozida, retirar a casca de limão e o pau de canela. Triturar e deixar acabar de apurar.

4. Servir o doce de papaia já frio com queijo de cabra.


Foi a primeira vez que fiz doce de papaia e, muito sinceramente, não me lembro se já tinha comido ou não. Achei muito bom. Fez-me lembrar o doce de abóbora.


Servi o doce com queijo de cabra curado. Uma delícia. O sabor forte e intenso do queijo contrasta de forma irresistível com o doce. Se fizerem, de certeza que vão repetir a sobremesa, tal como eu fiz.

P.S. Sobre o que era poibido no Estado Novo, aconselho o livro de António Costa Santos, Proibido!, Edições Guerra e Paz.

14 comentários :

anna disse...

Adoro o contraste do doce com o queijo, mas de papaia nunca experimentei...
Beijos.

Unknown disse...

Tb costumo fazer essa "sobremesa". Mas não faço o doce. Regra geral tenho sempre um frasquinho vindo directamente de cabo verde...
beijinhos

Alessander Guerra disse...

Seu doce ficou com uma cor e brilho lindos!

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.com

Isabel (pipoka) disse...

Este Natal, pela primeira vez, fiz doce de papaia para oferecer aos amigos e gostei imenso. O teu está com uma cor linda e serves o doce da maneira que eu mais gosto de comer, simplesmente acompanhado com um bom pedaço de queijo!

bjs

Paula disse...

bela sugestão...
bjs bom fim de semana

Luciana Macêdo disse...

Não sou muito de comer doces, mas um doce caseiro e de frutas eu não resisto. Nunca experimentei fazer com papaia, mas vou experimentar, fiquei curiosa para provar.
Bjs!

Anónimo disse...

Também eu vibrei, sonhei, acreditei... no 25 de Abril e na tão desejada libertação. Hoje, passados 34 anos e olhando para trás, dói-me pelo que fizeram dele e pelo que se não fez...
"Tenho a mania" de fazer doces de tudo mas nunca me tinha lembrado de fazer doce de papaia.Pelo aspecto deve ser óptimo.Vou experimentar e acompanhar com os queijinhos frescos que faço em casa.Depois digo-lhe se fica bem. Bjs. Bombom

Carolina Andrade disse...

Nossa, que delícia de doce, sabe, não sou muito chegada em mamão mas este doce está irresistível!! Beijos

Leila disse...

adoro papaya e tudo o que é feito com ele mas os que vendem aqui nao sao suculentos e alem disse nao tem gosto e sao carissimos.
ficou linda a tua sobremesa.
beijinhos

claudia disse...

Queijo com doce de abóbora eu já experimentei, com papaia não! Mas como gosto muito de papaia, deve ficar muito bom também.

claudia disse...

Queijo com doce de abóbora eu já experimentei, com papaia não! Mas como gosto muito de papaia, deve ficar muito bom também.

eu mesma! disse...

eu lembro-me de ser proibido ir para o liceu de calças... de usar maquilhagem ... e de os rapazes que nos iam buscar terem de ficar a 300metros da saida da escola!
não havia uma data de coisas que nós nem sequer pensavamos que existissem!

Nysa disse...

para ser sincera gosto do sabor de papaya, mas acho que nao tem muito sabor. podia ser muito mais intensivo, pelo menos foi a nocao que tive quando comi aqui a última vez papaya. num doce deve ser mais intensivo e melhor. gosto muito de doce com queijo. beijocas

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.