segunda-feira, 19 de julho de 2010

Piquenique de bloggers no parque de Monsanto em Lisboa

No sábado acordei cedo. Espreitei pela janela que dá para o quintal, vi que o dia ia estar com sol e sorri. Foi bom saber que o tempo não ia estragar o piquenique de bloggers que tínhamos agendado para esse dia. A ideia surgiu durante a iniciativa Paladares ao Sul e entretanto fomos combinando os pormenores, a data, o local, os comes e bebes e todo o restante material necessário (toalhas, geleiras, copos, pratos, talheres ...). A Helena enviou o eMail inicial, a Isabel fez o reconhecimento do terreno e a Margarida uma tabela em Excel fantástica que nos ajudou a organizar, pois tantos eram os eMails trocados que eu às tantas já não sabia a quantas andava.

O ponto de encontro foi no parque de merendas ao lado da Alameda Keil do Amaral. Eu e o Ricardo procurámos ser dos primeiros a chegar, mas quando demos por nós estávamos a atravessar o parque infantil do Alvito de uma ponta a outra, para quem não sabe fica do lado oposto, sob o sol quente que já se fazia sentir e com os sacos todos atrás. Como o parque está vedado, tivemos que voltar para trás. Boa! É o que dá, os homens recusarem perguntar as direcções primeiro! ;)

Chegados ao local certo encontrámos a Carlota, a Margarida, a Ana, a Marta, a Isabel e o Luís, a Helena e o Miguel, a Manuela e o António, a Suzana e o Pedro.

Ocupámos três mesas que enchemos com sumos, vinho, água, cervejas, fruta, doces variados, bolos, salgadinhos, enchidos, saladas e muitas mais deliciosas iguarias. Começámos numa e depois fomos rodando, sempre procurando a sombra. O parque das merendas foi uma agradável surpresa. Estava limpo e bem cuidado. Perto existem baloiços, um pequeno parque infantil e umas rampas de skate e claro, muito, muito verde. Houve uma altura em que fomos surpreendidos com a visita de um esquilo. Lindo. Foi a primeira vez, que eu me lembre, de ver um esquilo por cá.

Eu levei carequinhas, que são uns bolinhos com chouriço, pataniscas de bacalhau e um bolo de courgette.

O encontro foi fantástico. Falámos e rimos muito. Foi bom voltar a rever algumas caras e a conhecer melhor outras. Tenho conhecido pessoas fantásticas graças a este blogue.

No final, ofereci uns frasquinhos de doce de melão com amêndoa, dividimos o que sobrou por todas, envolvidas num espírito de partilha e amizade muito engraçado.



Espero que este piquenique tenha sido o primeiro de muitos!

22 comentários :

ameixa seca disse...

Não sei quem é a Marta mas adorei tudo. Não comi o teu bolo no piquenique mas depois soube-me pela vida :) As pataniscas estavam soberbas!

Suzana Parreira disse...

Minha querida Laranjinha,

As tuas pataniscas fazem sonhar meio mundo! O meu Provador não se cala com as maravilhosas pataniscas de Dona Laranja e seu Laranjão!! Também provei o bolinho depois e adorei (já surrupiei a receita) - foi um dia fantástico. :-))))

Bj enorme e boa semana

PS-Marta não vi nenhuma. só por lá andava um esquilo...

Margarida disse...

Assino por baixo do comentário da Suzana. Eu acho que me perdi a comer pataniscas.. Comi mais de 4 seguramente.. Quanto ao bolo, bem, devo dizer que assim que cheguei ao computador à noite vim direitinho à procura da receita do dito. : )

Obrigada por tudo. Que se combine o próximo!

beijocas

P.S.1 - Marta? seria a senhora do computador que estava setada umas mesas atrás?!

p.s.2 - O link está sempre lá! ; )

Margarida disse...

adenda: queria dizer sentada : )

Tuquinha disse...

pelo que vi foi um dia muitissímo bem passado........e pelas coisinhas boas que ai estavam é de prever o resto.
Quanto ao seu bolo de cougette não comi aí, mas já o fiz várias vezes e éstá tb no meu blog.........é simplesmente divinal.
beijinho

SoraiaSilva disse...

Que fixe!!

Foi certamente um dia muito bem passado, na melhor das companhias e com as melhores iguarias :)
E esses frasquinhos de compota ficaram um mimo!
Beijinhos*

Helena disse...

Querida Laranjinha
Gostei de reviver o piquenique através do teu post,nem o esquilo faltou....
Prevejo muitos bolos de courgete nos próximos dias.
Um beijo e boa semana

Vânia Costa disse...

Que maravilha... Foi de certo um dia super bem passado! :) É bom podermos criar laços assim entre blogs! :)

E as iguarias das melhores blogueiras todas juntas?! Muito melhor!! :)

Beijinho*

Susana Gomes disse...

Tal como eu, essas pataniscas não podem faltar no próximo!! :)
Amigas, que maravilha.

O bolo sei que é fantástico porque desde que a nossa Laranjinha o publicou no blogue que se tornou num dos meus favoritos.
:)

Beijinho graaaande para todas.

Patrícia Nascimento disse...

Foi um piqueninque e pêras...
Que mesa tão bem recheada!
Parabéns às participantes, estava maravilhoso!
Bjinhos

Catarina Nogueira disse...

Bela iniciativa! Foi com certeza bastante divertido! (e a comida só podia ser boa, claro...)

Tangerina disse...

Adorei a tarde e hoje comi os últimos carequinhas :))

Assim que já podes preparar o quartinho aí em casa, porque eu vou-me mudar :))) Posso viver de Carequinhas, Pataniscas e Bolo o resto da vida :)))

Beijinhos Muito Grandes e amei a reportagem!!!

Anónimo disse...

As mesmas de sempre.
Por isso acho um bocadinho de mau gosto chamar-lhe encontro de bloggers.

Sandra G disse...

Um dia muito bem passado, de certeza, com gente simpática, divertida e com comida da boa!!Há coisa melhor?!!

Bjs

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Finalmente um computador para poder deixar um comentário :)
A fama do teu bolo de courgette já chegou a Trás-os-Montes e a receita já por aqui fica.
Adorei o encontro, a conversa e os petiscos, ah! e Marta só conheço a do OK Teleseguros ;)
Beijinhos transmontanos à Laranjinha e ao Laranjão e até breve

Bombom disse...

Que ideia maravilhosa que vocês tiveram! Faço ideia da risota que deve ter sido, toda a tarde! Isto sem falar dos petiscos e iguarias que tão bem descreveste. Pode ser que para o próximo possa estar presente para que não haja mais "anónimos" a dizer que são sempre as mesmas,he,he. Afinal sempre é verdade que "a inveja faz falar"!
Parabéns pela iniciativa! Bjs. Bombom

Fer Guimaraes Rosa disse...

olha que delicia de encontro! queria ter participado também-- ô, se queria! minha irmã está ai em Portugal e eu estou com saudades. um beijo grande em você Isabel e todas as outras queridas! :-*

Yara Nascimento disse...

Não sou do local mas estive ai em Lisboa mês passado. Amei. Hummmm deve ter sido delicioso esse encontro. Tenho acompanhado seu blog e adorado as receitas. Não sou boa de cozinha mas estou tentando.... Abraços.

moranguita disse...

mas que belo dia de certeza a repetir:-)

Gina disse...

Laranjinha,
Esses encontros são maravilhosos. Gosto muito de ler sobre eles, já que também participei de alguns e sei como é bacana conhecer as pessoas com quem trocamos "figurinhas" no dia a dia.
Parabéns a todas!
Bom final de semana.

SomewhereOverTheRainbow disse...

Olá boa tare! Desculpem estar a "meter-me no vosso piquenique, mas gostaria de perguntar-vos uma coisa: eu pretendo fazer um piquenique com alguns amigos no Parque de Monsanto, mas constou-me que é necessário pagar uma caução, para poder fazê-lo... é verdade? Vocês pagaram alguma coisa? Obrigada! Inez

Laranjinha disse...

Inez,

os piqueniques que temos feito em Monsanto foram sempre informais ou seja, chegamos, encontramos uma mesa e sentamo-nos. Mas lembro-me que houve um ano em que havia lá uma festa e pelo que percebi, as pessoas tinham marcado. Mas era uma festa em grande, assim para um grupo de amigos, nunca reservámos o espaço, nem pagámos.
Um beijinho.