quarta-feira, 1 de abril de 2015

Entrecosto assado no forno com laranja


Abril chega com um sol bonito. Adoro estes dias assim cheios de luz. No final ou início de um novo mês gosto de fazer pequenos balanços. Cada mês é uma janela de oportunidades. Pode-se sempre recomeçar, mudar, experimentar ou persistir. O importante é caminhar e fazermos o que nos deixa feliz.

Em Março estive no Porto para dois workshops, de manhã, Entradas e Petiscos e à tarde, Doces de Páscoa. É sempre com um enorme carinho que regresso a esta cidade. Passei também pelas bibliotecas municipais de Algés e de Carnaxide para ateliers com crianças, onde preparei uma receita de brigadeiro com coco, que preparei para o efeito, entre várias histórias, uma delas a dos três porquinhos e da avó Matilde.

Assisti ao trabalho do chef Jean Charles Karman na Escola de Turismo de Lisboa onde apresentou receitas com os queijos Président. Desta apresentação fiquei com várias ideias de receitas para colocar em prática. Eu adoro queijos e as receitas pareceram-me tão acessíveis. Participei no workshop da Vaqueiro onde usámos a nova margarina com sabor a manteiga, numa noite muito divertida e cheia de coisas boas.

Fui conhecer a carta do restaurante do Hotel Real Palácio num almoço com sabores de Páscoa, num dia bonito de céu azul. Fiz uma visita à Herdade do Esporão seguida de um almoço para conhecer a nova carta do restaurante, que valoriza os produtos locais e os sabores portugueses, pela mão do chef Pedro Bastos. Os pratos foram acompanhados pelos vinhos da herdade e no final tive a oportunidade de provar a aguardente Magistra. Confesso que até há bem pouco tempo eu dizia que não apreciava aguardente. Como as nossas percepções mudam! Que bem que ali se esteve. Uma paisagem encantadora a perder de vista, com oliveiras e vinhas.

Estive ainda no lançamento do último livro do chef José Avillez, Receitas Leves. Gosto sempre de acompanhar o trabalho dos chefs em termos editoriais. É também uma forma de aprender.

As minhas leituras em Março incidiram nos clássicos. Terminei O Leopardo de Guiseppe Tomasi di Lampedusa e comecei - estando quase a terminar - Se Numa Noite de Inverno um Viajante de Italo Calvino.

Março foi um mês de cozinhados, desde um arroz de entrecosto em vinha d'alhos, passando por um caldo verde de curgete e uma sandes de frango com cebola caramelizada até as asinhas de frango. Ontem, preparei para o jantar este entrecosto assado no forno com laranja que nos soube muito bem. Que Abril seja um mês de águas mil, mas com muitas alegrias à volta da mesa.


Entrecosto assado no forno com laranja

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de entrecosto cortado em tiras
1 colher de chá de sálvia seca
1 colher de chá de paprica
1 pitada de pimenta de caiena
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 laranja
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar o entrecosto num recipiente. Adicionar os dentes de alho espremidos e os restantes temperos. Mexer a carne de modo a uniformizar o tempero.

2. Colocar as tiras de entrecosto num tabuleiro. Dispor a laranja em meias rodelas. regar com o azeite.

3. Levar a assar em forno pré-aquecido a 200ºC durante 40 minutos. A meio, voltar as tiras de entrecosto.


Cá em casa servi este entrecosto com um arroz de feijão seco.

5 comentários :

Bombom disse...

Que bom ver que o teu mês de Março foi rico de experiências tão diversas.
Embora tivesses muito trabalho, espero que tenhas tido muitas alegrias e que te tenhas divertido.Enriquecedor foi, de certeza.
Os petiscos também foram notáveis. Eu gostei muito da Laranja a acompanhar o assado de Entrecosto; dá-lhe um toque muito aromático e corta a gordura. Fica anotado para uma próxima ocasião.
Votos de uma Boa Páscoa, muito alegre e feliz.
Bjs. Bombom

Laranjinha disse...

Querida Bombom,
é bom fazermos coisas e andarmos ocupados. Dá-nos energia.
Adoro cozinhar com um toque de laranja. Este entrecosto fica uma delícia.
Um beijinho e votos de uma Páscoa muito feliz e doce.

Laranjinha disse...

Susana,
muito obrigada.
Um beijinho e votos de uma Páscoa feliz.

Nuxa disse...

Olá isto é entrecosto? Tem osso? Na foto parece fino como a entremeada! Obrigada

Laranjinha disse...

Olá Nuxa,
sim, tem osso. É entrecosto cortado como a entremeada, mas sem a parte da pele.