terça-feira, 21 de abril de 2015

Geleia de tangerina


As histórias à volta da comida e dos ingredientes despertam-me sempre a curiosidade. A receita que hoje vos trago é uma geleia de tangerina que confeccionei quando trouxe do quintal dos meus pais, em Santarém, uma caixa de tangerinas, lindas e perfumadas. Lembrei-me de partilhar a seguinte curiosidade: a origem dos nomes Tangerina, Mandarina e Clementina, citrinos que encontramos facilmente à venda.

Fortunato da Câmara, diz-nos no seu livro Alimentos ao Sabor da História o seguinte:

« Os Espanhóis levaram a laranja para o Novo Mundo. Enquanto a descoberta do caminho marítimo para a Índia, impulsionou de tal forma os portugueses para o comércio de laranjas que ainda hoje o fruto se chama "Portugal" em países como a Grécia, a Turquia ou a Roménia. É assim que surgem espécies como a Citrus reticulata, mais conhecida como mandarina e cuja pele se "despe" como se fosse uma peça de roupa. É que no séc. XVIII na região de Cochinchina, o missionário João de Loureiro classifica a mandarina como citrus nobilis. É provável que o botânico português tenha associado o fruto à cor de laranja vibrante que ostentavam as vestes dos altos funcionários do Império chinês, os mandarins. (...) Mais tarde surge então a tangerina (...). Esta laranja aromática nasceu em Marrocos, fruto do "casamento" entre uma mandarina e uma laranja azeda. A adstrigência deu-lhe um perfil mais refrescante que a laranja. Por ser pequena consideravam-na "comida de bolso". Era levada do porto de Tânger para Espanha, o que deu origem ao nome tangerina. (...)
Em 1892 o monge Vital Rodier chega à Argélia para dirigir o orfanato de Misserghin. Foi o religioso francês que abençoou esta nova "união" na família dos citrinos. O padre Clément, como era conhecido, "casou" uma mandarina com uma laranja doce. A experiência hortícola deu origem a uma variedade sem sementes e mais pequena que a "prima" tangerina, que foi baptizada de clementina em homenagem ao padre horticultor. »
Págs. 156 e 157

E é com estas pequenas histórias que vos deixo a receita de geleia de tangerina, que podem fazer também com mandarina ou clementina. Haja escolha!


Geleia de tangerina

Ingredientes para 850ml de geleia:
1200 ml de sumo de tangerina
750 g de açúcar com pectina para compotas
Zestes da casca de 2 tangerinas


1. Colocar todos os ingredientes.

2. Levar ao lume até atingir ponto de estrada, mexendo de vez em quando.

3. Assim que retirar do lume, colocar ainda quente em frascos.

11 comentários :

cozinha100segredos disse...

Ficou com uma cor linda e por ser de tangerina deve ficar deliciosa!

Unknown disse...

Ainda temos a tangera. Há anos atrás lembro-me que no Algarve havia tangerina marroquina, será a mandarina?

Clarinha disse...

Gosto tanto de doces, compotas ou geleias.
Ficou com óptimo aspecto.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/crinkles-de-laranja.html

Laranjinha disse...

Luísa,
há imensas variedades, mas não lhe sei dizer.

Laranjinha disse...

Cozinha100segredos,
obrigada. Esta geleia resulta muito bem.

Laranjinha disse...

Clara,
sempre que tenho fruta em abundância tento fazer. Adoro.

Marta Tavares disse...

Olá!
Onde posso encontrar o açúcar que fala?
Obrigada

Laranjinha disse...

Marta,
costumo comprar o açúcar para compotas nos supermercados. Marca Sidul. Vende-se em embalagens de papel, caixa. Costuma estar perto do açúcar me pó. Dá imenso jeito.
Um beijinho.

Unknown disse...

Olá! Desde já agradeço a partilha das receitas!!! Nesta em específico queria saber se posso fazer de laranja?! Beijinhos ;)

Angela Hilgert disse...

E se não tiver este açucar,pode se usar o cristal

Laranjinha disse...

Olá Angela,
nunca fiz, mas penso que resulta.
Junte, também, um pouco de sumo de limão, para ajudar ao ponto.