segunda-feira, 18 de julho de 2016

Na Rota dos Hambúrgueres


Os hambúrgueres povoam o meu imaginário desde criança. Ainda me lembro de, em miúda, ver na televisão um anúncio a um tentador e suculento hambúrguer com um ovo estrelado por cima. Cá em casa gostamos de hambúrgueres e para além de os prepararmos para algumas refeições, vamos também, de vez em quando, comê-los a restaurantes.

Por isso, foi com alguma curiosidade que aceitei o convite da Hellmann's para ir jantar, num destes dias bonitos de Julho, ao restaurante Café com Calma, em Lisboa. O jantar reuniu um grupo de bloggers assinalando a 2ª edição da Rota dos Hambúrgueres, uma iniciativa promovida por esta marca que conta com a participação de 58 restaurantes em Lisboa e no Porto. As propostas dos restaurantes aderentes são variadas, desde o tradicional hambúrguer de carne passando por opções vegetarianas e de peixe, com uma mistura de sabores que nos deixam a salivar. Em todos eles, está disponível um menu Hellmann's, que inclui um hambúrguer exclusivo preparado com esta maionese e uma bebida, por dez euros.

O jantar foi preparado pelo chef José Bengaló, actualmente à frente da cozinha do restaurante Maresias. Fomos recebidos com umas entradinhas frescas. A primeira a chegar à mesa, foi uma salada de frutos tropicais com camarão e legumes envolvidos em maionese. Que delícia! A frescura dos ingredientes combinou de forma tentadora com a textura crocante dos cestinhos de massa onde a própria salada foi servida.

A seguir deliciámo-nos com uma tiborna de sapateira com maionese de manjericão. Muito agradável. O pão, a textura gulosa da maionese com a sapateira tornaram esta tiborna uma receita a querer experimentar cá em casa!


Mas as estrelas da noite foram os hambúrgueres gourmet Hellmann's. O primeiro que provei foi o de atum fresco com maionese de alho e funcho em pão do caco. Penso que foi a primeira vez que provei um hambúrguer de atum fresco. Conquistou-me.


A seguir provei o de frango com salsa e maionese, ao estilo salada da Caesar, servido em pão de beterraba com sementes de papoila. Achei a combinação de sabores muito interessante. E que bonito fica o pão de beterraba!


E por fim, um hambúrguer com carne de vitela alentejana, cebola frita, tomate e maionese à antiga. Suculento. Uma maravilha. O segredo dos hambúrgueres é, por um lado, a qualidade da proteína utilizada, e por outro, o molho com que são servidos. Um pão com carne ou peixe grelhado, por si só, não é um hambúrguer. O que lhe dá alma, força e personalidade é a maneira como se combinam todos estes elementos. Quando bem combinados, eu adoro. Acreditam que já comprei carne de vitela e de frango picadas para experimentar estes hambúrgueres cá em casa?!


Para sobremesa, entre muitas conversas sobre hambúrgueres, molhos e experiências à volta da comida, foi-nos servida uma generosa fatia de bolo com três chocolates. Foi uma forma doce e feliz de festejar a 2ª Rota dos Hambúrgueres. Quem quiser aproveitar, pode fazê-lo ainda, até dia 31 de Julho 2016. Consultem a lista de restaurantes aderentes.

4 comentários :

Maria disse...

Assim, ficamos aguardar as deliciosas receitas... bom apetite

Laranjinha disse...

Maria,
para a semana faço.
Um beijinho.

Maria disse...

Obrigado! ....

Corretor de Imóveis disse...

Muito interessante o artigo. Estou indo para Lisboa agora no final do ano e quero tentar aproveitar ao máximo a cidade, especialmente conhecer tudo o que a gastronomia portuguesa tem a oferecer. Estou pegando altas dicas aqui no blog inclusive, já vi alguns artigos legais sobre a gastronomia de lá! Ótimo conteúdo