Quando se tem uma vida atarefada, fazer o jantar 7 dias por semana, durante 365 dias por ano, não se revela uma tarefa fácil para muitas famílias. Quantas vezes chegamos ao final do dia e pensamos: O que é que eu vou fazer para o jantar?
Cozinhar para a família exige organização, listas de compras, gerir orçamentos e o que se tem na despensa e no frigorífico. Envolve também a arte de conciliar as vontades e os gostos de cada membro da família. Para além destes aspectos práticos, é também partilhar. É dar aos outros coisas boas, um momento de satisfação e prazer à mesa. É fazer sorrisos. Depois de um dia de trabalho, sabe bem sentarmo-nos à mesa e alimentar a família numa refeição o mais equilibrada possível.
E foi este o desafio que a Iglo me lançou. Mostrar como é que eu me organizo para durante uma semana preparar cinco jantares cheios de sabor e que sejam, se possível, uma forma de vos inspirar a preparar as vossas refeições. Cada jantar teria que ter um produto Iglo diferente.
Em termos de gestão dos jantares cá em casa, há coisas que gosto de ter sempre no congelador. Para além de pão, uma dessas coisas são as ervilhas, pois para mim, são uma ajuda preciosa. Posso usá-las em saladas, frittatas, numa sopa ou num delicioso arroz. No frigorífico, não costumam faltar ovos, queijos, manteiga, presunto fatiado e muitos legumes frescos prontos a usar.
Gosto de comprar os legumes no mercado. A frescura é fantástica e são muitas vezes mais baratos do que nas grandes superfícies. Ir ao mercado é sempre uma visita inspiradora. Gosto de ver as bancas arrumadas, de sentir o cheiro da fruta madura, de sentir a frescura da terra nas couves, alfaces, cenouras, tomate e curgetes. Nos mercados há uma magia encantadora que nos liga às pessoas. Troco sempre duas ou três palavras com os vendedores. Às vezes até trocamos receitas. Na visita de hoje de manhã trouxe logo a sugestão de fazer uma sopa de beldroegas com queijo fresco.
Para me inspirar, gosto de ter um ramo de flores na cozinha. Passo várias horas a cozinhar e as flores dão-me uma força fantástica. Hoje, depois da ida ao mercado, passei pela florista e trouxe gerberas.
E depois de vos revelar algumas dicas de organização das refeições semanais, o jantar de hoje, o primeiro do desafio 5 Dias, 5 Jantares, é um risoto de ervilhas com ovo escalfado e presunto crocante. Parece-vos inspirador?
Risoto de ervilhas com ovo escalfado e presunto crocante
Ingredientes para 4 pessoas:
320 g de arroz para risoto
125 g de curgete
200 g de ervilhas Iglo
2 chalotas
2 dentes de alho
70 ml de azeite
100 ml de vinho branco
900 ml de água caldo de galinha quente
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal q.b.
4 ovos
4 fatias finas de presunto
Vinagre de vinho branco q.b.
1. Colocar as fatias de presunto num tabuleiro forrado com papel vegetal, sem as sobrepor. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante aproximadamente 17 a 18 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer.
2. Levar as chalotas picadas num tacho ao lume com o azeite. Juntar o alho picado e deixar refogar.
3. Adicionar o arroz e deixar fritar um pouco. Regar com o vinho branco.
4. Assim que o vinho branco tiver evaporado, juntar a curgete ralada com a casca e ir juntando aos poucos o caldo, mexendo de vez em quando. A cinco minutos de tirar o arroz, adicionar as ervilhas. Temperar com sal e pimenta a gosto.
5. Escalfar os ovos num tacho com água e um pouco de vinagre de vinho branco. Depois de escalfados, reservar.
6. Quando o arroz estiver cozido, retirar do lume, adicionar o queijo e a manteiga. Envolver.
7. Servir o arroz com o ovo escalfado e o presunto crocante, desfeito grosseiramente com as mãos.
11 comentários :
Adoro risottos, e é um prato bem simples para aqueles dias em que uma pessoa está a mil!!!
https://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Olá Ruth,
cá em casa adoramos risoto. E este fica tão bom.
Um beijinho.
Sempre inspirador! obrigado.
Adoro Ervilhas......
Achei a sugestão muito boa!! :) No meu congelador por norma também não faltam esta pérolas verdinhas!
Beijinhos Ana
http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/
Ola Laranjinha, gostaria de lhe colocar uma questao que é qual a diferença entre risotto e o arroz que normalmente usamos? Bjinhos
Olá Sininho,
a diferença está no método de confecção e no tipo de arroz usado. Para o risoto usa-se arroz arbório, um arroz de bago gordo. O mais semelhante que temos é o carolino. No risoto o arroz é frito na gordura e depois refresca-se com vinho branco. O caldo vai-se acrescentado e não se coloca de uma só vez. Os risotos são finalizados normalmente com manteiga e queijo.
Espero ter conseguido responder.
Um beijinho.
A casinha das bolachas,
obrigada. Fica tão bom.
As pérolas verdinhas são uma ajuda preciosa.
Um beijinho.
Maria,
obrigada.
Um beijinho.
Obrigado Laranjinha. Bjinhos
Maravilhoso, adoro risoto e vou certamente experimentar este. Obrigada pela inspiração.
umgraodepimenta.bogspot.pt :)*
Pergunta de algibeira: Como devo cozer o ovo para ficar com a clara (completamente) cozida mas a gema ficar mole?
Enviar um comentário