É sexta-feira. Às sextas à noite a vida é mais calma cá por casa. No sábado, quando não tenho compromissos profissionais gosto de ficar até mais tarde na cama, por isso, tento que o jantar de sexta seja um pouco mais especial. Há dias em que se abre uma garrafa de vinho e depois de jantar, vemos um filme no sofá da sala. Um programa caseirinho mas que sabe tão bem!
O ingrediente Iglo escolhido para este jantar foi tranche de bacalhau fresco. Adoro bacalhau de mil e uma maneiras à boa maneira portuguesa. mas confesso que o bacalhau fresco me desperta a curiosidade. Decidi prepará-lo com uma crosta de broa para podermos apreciar todo o sabor do bacalhau.
O projecto 5 Dias, 5 Jantares começou com uma entrevista, onde falei um pouco de mim, do que me inspira, do que gosto de cozinhar, de como é o meu dia-a-dia enquanto blogger. Ao falar do Cinco Quartos de Laranja acabo sempre por falar da escritora Joanne Harris e do seu romance que tanto me inspirou.
Nestes momentos em que tenho uma câmara e uma equipa de várias pessoas por trás, apesar de alguma inquietação, a verdade é que acabo sempre por me divertir.
O desafio 5 Dias, 5 Jantares proposto pela Iglo, chega, hoje, para mim, também ao fim. A primeira participante deste projecto foi a Vanda Miranda, a que se seguiu-se a Sónia Morais Santos do Cocó na Fralda. Foi uma semana muito saborosa, com refeições que agradaram muito cá por casa. Usei também alguns novos ingredientes que surpreenderam, por serem práticos e por ajudarem a colocar uma refeição na mesa para a família num abrir e fechar de olhos.
Para terem uma ideia de como foi esta semana, deixo-vos este vídeo:
Bacalhau fresco no forno com crocante de broa e ervas
Ingredientes para 4 pessoas:
1 tranche de bacalhau fresco Iglo
500 g de tomate cereja em cacho
200 g de broa de milho de véspera
25 g de parmesão ralado
3 hastes de tomilho fresco
1 colher de sopa de cebolinho fresco picado
100 g de manteiga
800 g de batatas farinhentas
130 ml de leite morno
Noz-moscada e pimenta-branca q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
1. Colocar as batatas com a pele numa panela com água fria e levar ao lume.
2. Retirar a côdea à broa.
3. Ralar a broa.
4. Colocar o tomate cereja numa assadeira, temperar com um pouco de sal e pimenta. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante aproximadamente 15 minutos.
5. Numa taça misturar a broa ralada com o parmesão, 50g de manteiga, as folhas de tomilho picadas, o cebolinho, sal e pimenta.
6. Secar um pouco o bacalhau com papel absorvente. De seguida, temperá-lo com sal e pimenta-branca a gosto. Colocar por cima a mistura de broa e ervas. Pressionar com a mão de modo a formar uma crosta.
7. Juntar o bacalhau à assadeira com o tomate. Regar com um fio de azeite. Levar ao forno, a 200ºC, durante aproximadamente 12 minutos ou até o bacalhau estar cozinhado. No final, para alourar a broa, colocar uns minutos na opção grill.
8. Retirar a pele às batatas e reduzi-las a puré com o passe-vite. Adicionar a restante manteiga e o leite. Temperar com sal, pimenta-branca e noz moscada a gosto. Se necessário rectificar os temperos.
9. Servir o bacalhau com o tomate e o puré de batata.
7 comentários :
Uma receita deliciosa e umas fotos maravilhosas :)
Beijinhos e bom fim de semana ...
Guloso qb
Obrigada, Carla.
Um beijinho.
És tão linda Isabel.
Adoro sempre ver-te em vídeos e ao teu sorriso contagiante, a tua voz linda e boa disposição.
Por cá, bacalhau fresco é o que mais se consome e somos fãs cá em casa e esta tua sugestão está magnífica e aquele risotto de segunda feira...??? Maravilhoso!
Um beijinho,
Lia
Que lindas fotos,....adoro o teu sorriso laranjinha :)
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Olá Lia,
ao ler o teu comentário até fiquei sem palavras! Que querida!
Muito obrigada pelo teu carinho.
Um grande beijinho.
Mary,
muito obrigada.
Um grande beijinho.
Fiquei com água na boca :) vou experimentar esta receita é claro!
beijinho da Beira Interior
Enviar um comentário