quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Dica #01: Congelar a casca de limão


A ideia para partilhar dicas de cozinha nasceu quando colaborei com o programa da RTP1, A Praça. Depois das minhas participações no programa, comecei, desafiada por uma das assistentes de produção, a filmar pequenas ideias que ajudem todas as pessoas que cozinham. Coisas simples, práticas, que acabam por nos ajudar no dia-a-dia. A ideia ficou cá dentro a germinar. E no passado mês de Setembro decidi pô-la em prática, criando uma nova rubrica, na página de Cinco Quartos de Laranja no Instagram. As reacções foram muito positivas e acedendo aos vários pedidos, decidi começar a colocar as dicas aqui no blogue, de maneira a que todos as possam consultar.

A primeira dica, é como congelar a casca de limão. Eu adoro limões. É daqueles ingredientes que tenho sempre cá em casa. De manhã, adquiri o hábito de beber água morna com sumo de limão. E o que fazer à casca? Custa-me tanto o desperdício! Como podemos conservar a casca do limão para usarmos mais tarde nas nossas receitas?

A casca de limão pode ser congelada:
- Podemos retirá-la em tiras com a ajuda de um bom descascador, de maneira a que se aproveite apenas o vidrado sem a parte branca, que é normalmente amarga;

ou

- Podemos congelá-la já ralada.

Congelar em tiras ou ralada, depende do uso que depois lhe queremos dar. A minha sugestão é que tenham dois sacos no congelador, um com tiras de casca de limão e outro com raspa de limão. Não ocupa espaço. E depois é muito prático quando queremos usar.

Ao congelarmos a casca do limão estamos a aproveitar. É uma forma de poupar e de dizer não ao desperdício. Esta dica aplica-se também a outros citrinos, como a laranja, a lima, a tangerina, etc.



A casca e a raspa de limão têm imensos usos. Desde bolos, compotas, caldas de açúcar, bebidas, saladas, pratos de carne e de peixe. O sabor fresco do limão é, muitas vezes, uma mais valia nos nossos cozinhados!

Receitas com casca de limão:
- Aletria doce com sabor a baunilha;
- Doce de melão e canela;
- Leite creme da Beira Alta;
- Limonada;
- Marmelos em calda de limão e baunilha.

Receitas com raspa de limão:
- Biscoitos de limão com aveia;
- Filetes de pescada panados com arroz de grelos e feijão manteiga;
- Frango assado no forno com tomilho;
- Musse de limão;
- Queijo feta forno com tomilho.

12 comentários :

As coisas dela disse...

Já tinha ouvido falar deste truque que entretanto esqueci e nunca cheguei a fazer. Acho que é desta que vou experimentar :) Beijinhos*

angela disse...

adorei estas ideias!!
vou fazer algumas de certeza, obrigada

Unknown disse...

Ótima ideia ��

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
experimenta. Dá imenso jeito.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Obrigada, Angela.

Laranjinha disse...

Maria,
obrigada.
Um beijinho.

Idalina M.J DaSilva disse...

ja sabia destes truques , que uso varias vezes. a casca de limao ralada misturo um pouco de pimenta preta ralada. gosto muito. a de tangerina e laranja nao sabia. obrigada pelas dicas que sempre lio com entusiaamo. Boas Festas e felicidades . um beijinho

Idalina M.J DaSilva disse...

Ja agora, sera que a ginger e o tamarique tambem se pode congelar? obrigada.

Laranjinha disse...

Idalina,
o gengibre dá para congelar. Costumo congelá-lo sem casca e depois é só ralar ou cortar.

Laranjinha disse...

Idalina,
Obrigada.
Um beijinho e votos de um Feliz Natal.

Anónimo disse...

Que beleza! Vou congelar pra ficar prático na hora de fazer chá de casca de limão com hortelã, um amigo falou que estava tomando uma vez achei interessante fiz e me apaixonei! Tenho tomado todo dia!
Além de gostoso me dá sono e ajuda na ansiedade (:

Anónimo disse...

Gratidão sempre