quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Ossobuco com molho de tomate


Todos os anos gosto de traçar objectivos que me acompanham. Os objectivos que defino não são imposições, são orientações que me ajudam a viver de uma outra forma. Cada um de nós deve encontrar sentido ou sentidos para a sua vida.

Já partilhei convosco as resoluções para 2021. Entre os meus objectivos tenho:
  • Planear mais para conseguir desacelerar no dia-a-dia;
  • Destralhar e organizar mais a minha casa. Aprender dicas de Feng Shui.

Estes objectivos prendem-se com as palavras que escolhi para este ano: planeamento e organização.

Em termos de organização recebi no Natal um planner, decidi que vou passar a usar mais a agenda electrónica e, claro, a de papel que anda, sempre, comigo. A organização exige planeamento. Para planear temos que nos organizar.

Até agora, fui-me sempre organizando por listas. Listas de tarefas a realizar no dia-a-dia. Faço listas de mil e uma coisas. Este ano gostaria de aprofundar mais a minha maneira de me organizar, para além das listas.

Para quem decidiu apostar este ano na organização. Deixo-vos algumas dicas:
- Planeiem as refeições da semana. Olhem para a vossa agenda. No início do ano, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, fiz dois directos sobre este tema que podem ver no IGTV, em 2020 e em 2021;

- Decidam o que irão cozinhar. Escolham fazer uma sopa, um prato de carne, um de peixe e um acompanhamento. Podem até fazer uma ementa semanal, se for mais fácil organizarem-se assim. Gosto de cozinhar ingredientes/componentes e depois ir variando as refeições de acordo com o que me apetece;

- Façam a lista do que precisam comprar, fazendo o cruzamento com o que têm no frigorifico, despensa e congelador. Assim, quando forem às compras, já sabem exatamente o que vão trazer para consumir nos próximos dias. Numa altura em que é imperativo reduzirmos as idas às compras, vão ver que este método de organização vai-vos ajudar a poupar tempo e a comer muito melhor;

- Ao preparar as refeições, cozinhem em quantidade e congelem.

Uma das receitas que é possível fazer, em quantidade, e congelar, é carne estufada, como a receita que vos deixo, hoje. Espero que gostem!

Ossobuco com molho tomate

Ingredientes para 6 pessoas:
2 kg de ossobuco
75 ml de azeite
1 colher de sopa de manteiga
Farinha q.b.
1 cebola
1 cenoura
4 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de polpa de tomate
400 g de tomate pelado
300 ml de tomate triturado
200 ml de caldo de carne (ou de legumes)
300 ml de vinho branco
1 ramo de salsa picado
1 ramo de tomilho
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Fazer 2 ou 3 cortes nas extremidades de cada peça de ossobuco, tendo o cuidado de não desmanchar a carne. Se for necessário, atar cada pedaço com fio de cozinha.

2. Passar a carne pela farinha, temperada com um pouco de sal.

3. Numa panela, aquecer o azeite com a manteiga. Colocar os pedaços de ossobuco. Deixar alourar de um lado e de seguida voltar.

4. Retirar a carne da panela e reservar. Adicionar a cebola picada, os dentes de alho, a folha de louro e a cenoura cortada em pequenos cubos. Deixar refogar um pouco.

5. Adicionar a carne, a polpa de tomate, o tomate pelado e picado, o tomate triturado, o ramo de salsa picado, o tomilho, pimenta a gosto, o vinho branco e o caldo.

6. Assim que levantar fervura, deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 1h a 1h20 ou até a carne estar macia. Ir mexendo. Se necessário acrescentar mais caldo ou rectificar os temperos.


Servir com arroz, puré ou polenta. Este é daqueles pratos que podemos fazer em quantidade e depois congelar. Rentabilizarmos o nosso tempo na cozinha é uma forma de organização.

2 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

O aspeto é delicioso. Deixou-me com água na boca.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Abraço virtual

Laranjinha disse...

Obrigada, Ryk@rdo.