terça-feira, 5 de janeiro de 2021

As minhas 10 receitas preferidas de 2020

No início de cada novo ano gosto de olhar para trás e fazer um balanço. Gosto de ver o que fiz, o que correu bem e o que poderia ter sido melhor. Procuro availar os objectivos que traçei e identifico o que consegui alcançar. Este balanço ajuda-me a perceber como vivi, como tento aproveitar o meu tempo. Ter uma agenda ajuda-me imenso nesta tarefa.

Neste balanço gosto também de ver o que cozinhei ao longo do ano. Que pratos fiz mais. Em relação a 2020 posso dizer-vos que fiz muito poucos bolos, partilhei algumas sobremesas mas a grande aposta foi em pratos para o dia-a-dia. muitas vezes associados às pré-preparações para as refeições do dia. O que publico, reflete o que faço para as refeições aqui em casa.

Em relação às receitas que fui partilhando em 2020, seleccionei 10 que reflectem as minhas preferências ou que representam algumas das minhas alterações em termos de alimentação. Espero que gostem!

As minhas 10 receitas preferidas de 2020 são:
- Compota de framboesas com sementes de chia - 2020 foi o ano das compotas de chia. Estas compotas fazem-se num instante e são óptimas para servir nos pequenos-almoços e lanches. Fiz para levar para as férias de Verão compota de morango com laranja e sementes de chia, e antes já tinha partilhado uma compota de morango com sementes de chia. Este tipo de compotas fazem muitas vezes parte das pré-preparações das refeições da semana. Depois de feitas, guardo no frigorífico. Comem-se no pão, com iogurte, ou até para servir com as papas de aveia. Adoro.

- Sopa de beterraba com rama - Evitar o desperdício nas nossas cozinhas foi um dos temas que trabalhei convosco o ano passado. Foram várias as dicas que partilhei sobre como podemos diminuir o desperdício de comida nas nossas casas. Esta sopa representa o que tentei mostrar. Podemos de um ingrediente aproveitar  tudo, desde a raiz aos talos, incluindo a rama.

- Pernas de coelho no tacho com legumes - Variar o que comemos é tão importante, na minha opinião. Variar os legumes, a fruta, o peixe e até a carne. Procurem incluir na vossa alimentação diferentes tipos de carne. Na próxima ida às compras lembrem-se da carne de coelho. Hoje em dia esta carne já é vendida com diferentes tipos de cortes. Cá em casa, adoramos as pernas. Estufadas, assadas no forno, grelhadas, transformam-se numa refeição deliciosa.

- Ovos em ninho de curgete - Comer legumes ao pequeno-almoço assim à primeira impressão pode parecer estranho. Mas quando se experimenta, a verdade, é que se gosta. Desde que mudei a minha alimentação que os legumes fazem parte da primeira refeição do dia. Adoro usar batata-doce, tomate, pepino, rabanetes, pimento, cebola e curgete.

- Granola salgada com açafrão da Índia - Esta foi talvez a receita que mais sucesso fez cá em casa. A primeira vez que fiz, desapareceu num instante. A segunda vez, quase que nem tinha tido tempo para tirar a foto. Nem imaginam as vezes que me têm pedido para voltar a preparar esta irresistível granola.

- Sopa de bacalhau com chícharos - Usar ingredientes menos usuais é um desafio para mim. Adoro, principalmente se forem portugueses. Posso dizer que 2020 foi o ano do chícharo no Cinco Quartos de Laranja.

- Salame de tâmaras com frutos secos e coco - Este salame é uma verdadeira tentação. Rico. Intenso. Irresistível. Experimentem! É sem dúvida uma das minhas receitas preferidas do ano que passou.

- Pão com chouriço e fiambre - Fazer pão é uma paixão. 2020 foi o ano do pão. Em Novembro, chegou às livrarias o meu novo livro Vamos Fazer Pão, mas por aqui houve também muitas receitas e dicas sobre pão. Este pão com chouriço e fiambre resulta tão bem para os pequenos-almoços, lanches ou para partilhar com a família em dias de petiscos.

- French toast ou torradas francesas - Já há bastante tempo que queria fazer esta receita para o pequeno-almoço. Aproveitei umas sobras de pão e o resultado surpreendeu. A repetir. Ficam tão boas estas torradas francesas.

- Pudim de pão com maçã e canela - Uma das receitas que já fiz em várias ocasiões e que ainda não tinha partilhado aqui no Cinco Quartos de Laranja. Fi-la no Festival do Pão, apresentei-a numa das minhas participações no programa Praça da Alegria, servi-a em muitos jantares com amigos ou em momentos à volta da mesa com a família. Este pudim de pão com maçã e canela faz sempre sucesso por onde passa.

2 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

N-ao sei mas penso que não gosto de sopa de beterraba com rama. Será um género de sopa de agrião?
.
Cumprimentos poéticos.

Laranjinha disse...

Ryk@rdo,
diria que a rama, na sopa, até faz lembrar os espinafres.