quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Tábua de picanha com legumes grelhados

Associo, quase sempre, a ideia de carne grelhada aos dias quentes de Verão. É algo que, normalmente, quase toda a gente adora, faz-se de uma forma descontraída e permite-nos juntar os amigos, à volta da mesa.

Até há bem pouco tempo, nunca tinha cozinhado picanha, em casa. Em casa dos meus pais, devido à sua vida profissional, cresci a conhecer os diferentes tipos de corte de carne. Mas, foi só em Lisboa, quando começaram a aparecer restaurantes de rodízio de carnes que a picanha despertou a minha atenção.

Há uns tempos atrás, para um almoço demorado de Domingo, cá em casa, o almoço foi uma tábua de picanha grelhada com legumes. E que bem que nos soube.

Para quem nesta altura, procura fazer receitas e projectos diferentes, em casa, para partilhar com a família, deixo-vos a sugestão de fazerem um almoço de picanha no churrasco! A carne, podem encomendar em alguns restaurantes de rodízio que façam take away, como por exemplo o Fogão Gaúcho.

A picanha é uma carne muito suculenta e saborosa e, procurei manter essas característcias ao confeccioná-la. Quando a carne é boa, nem são precisos muitos temperos para que o resultado seja sublime.

Tábua de picanha com legumes grelhados

Ingredientes para 6 pessoas:
1 peça de picanha (cerca de 1 kg a 1,200 kg)
Sal marinho médio q.b.
Pimenta-preta de moinho
Legumes variados (curgete, tomate, milho, espargos, batata-doce, cebola, etc.)
Azeite q.b.
Maionese com alho q.b.


1. Retirar a carne do frigorífico e de seguida da embalagem a vácuo. Deixá-la descansar cerca de 10 minutos antes de a começar a cortar.

2. Cortar a picanha em postas na espessura de 2 dedos masculinos ou 3 dedos femininos com a gordura virada para baixo e de uma única vez, fazendo o corte certeiro. Se fizerem "vai e vem" com a faca, isso vai criar saliências acabando por danifica as fibras e influenciar a maciez da carne. Começar a cortar da parte menor da peça para a maior.

3. Temperar a carne de ambos os lados com sal, mas sem esfregar. Deixar descansar cerca de 5 minutos.

4. Grelhar a carne. Deverá ficar para o mal passada.

5. Depois de grelhada, deixar descansar cerca de 5 minutos e só depois cortar, para que não se percam os sucos da carne.

6. Cortar os legumes. Pincelar com azeite. Temperar com sal e pimenta-preta a gosto.

7. Grelhar os legumes.

8. Dispor os legumes grelhados numa tábua juntamente com a picanha cortada.

9. Servir com maionese de alho ou outro molho a gosto.

5 comentários :

Maria disse...

Maravilha. Parabéns.
Beijinho
MJC

Laranjinha disse...

Obrigada, querida Maria.
Um beijinho.

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso que me deixou com água na boca.
.
Abraço… Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Unknown disse...

Uau!. Está com um aspeto delicioso. Uma óptima ideia.

Laranjinha disse...

Obrigada, Ryk@rdo.