quinta-feira, 4 de março de 2021

10 dicas para fazerem uma tábua de queijos e enchidos

Que entradas preparar quando recebemos amigos em casa? Como podemos fazer uma refeição prática, para a família, em jeito de petiscos e que não nos obrigue a estar muito tempo na cozinha e que toda a gente adore?

A sugestão que partilho convosco é fazeremos uma tábua de frios. E podemos fazer tábuas de tudo. Nos últimos tempos, tenho partilhado no Instagram do Cinco Quartos de Laranja as tábuas de queijos e enchidos que tenho feito para os almoços de domingo, em tempos de confinamento, cá em casa.

Para quem quer fazer tábuas de queijos e enchidos, deixo-vos algumas dicas:
  1. Coloquem em primeiro lugar os queijos na tábua. A disposição dos queijos irá ajudar na colocação dos restantes ingredientes. Em vez de os juntarem, coloquem-nos em lados opostos para criar um sentido estético mais apelativo.
  2. Cortem os queijos duros em fatias, podem fazê-lo de maneiras diferentes de modo a criar padrões. Podem alternar queijos cortados em fatias com outro cortado em cubos. Podem optar por deixar alguns queijos inteiros, principalmente os de pasta mole. Os queijos azuis podem ser colocados na tábua ligeiramente esboroados.
  3. De seguida coloquem a charcutaria. Podem optar por presunto, salame, paio, etc. Dobrem em quatro e façam os chamados "rios" de salame. Podem fazer rosas de salame. Esteticamente fica muito apelativo. Como se costuma dizer, os olhos também comem e as tábuas vivem da conjugação feliz dos seus elementos.
  4. Caso usem produtos frescos ou em conservas, sequem-nos, em papel absorvente, muito bem antes de os colocarem na tábua.
  5. Coloquem azeitonas, mel, compotas, húmus, em taças. Disponham estes ingredientes juntos de outros que combinem em termos de sabor. Por exemplo, mel e compotas junto aos queijos. Palitos de cenoura ou de pepino, junto ao húmus ou a um molho de iogurte.
  6. Juntem elementos crocantes à vossa tábua, sortido de bolachas, fatias de pão fresco ou torrado, gressinos, etc. Acrescentem frutos secos, nozes, amêndoas, pistácios, por exemplo.
  7. Acrescentem legumes, frutas frescas e/ou secas. Pepino, rabanetes, cenouras, palitos de aipo, são boas opções. Morangos, uvas, framboesas, são frutas que ajudam a dar cor, vida, e que resultam bem.
  8. Acrescentem colheres ou outros utensílios que possam ser necessários. Se colocam taças com compotas, disponham pequenas colheres e facas para retirar os patés ou para cortar algum outro ingrediente como os queijos, por exemplo.
  9. Decorem a tábua com ervas frescas ou flores comestíveis.
  10. Sirvam a tábua e divirtam-se em família!

2 comentários :

Anónimo disse...

Boas dicas e uma tábua com um aspeto fantástico!
Parabéns e obrigada pelas sugestões!

Laranjinha disse...

Muito obrigada.