sexta-feira, 5 de maio de 2023

Frango assado no forno com massa de pimentão e cerveja

Maio é um dos meus meses preferidos. É o mês em que as sementeiras começam a crescer, em que os jardins se enchem de flores, em que nos chegam as cerejas e, em que começamos a pensar nos almoços, ao ar livre, ou nos piqueniques com a família. Como diz o provérbio: Mês de Maio, mês das flores, mês de Maria, mês dos amores.

Para saborear em casa ou para aproveitar os dias bonitos de Maio, no exterior, deixo-vos uma deliciosa receita de frango assado no forno. Esta é uma receita que faço muitas vezes, cá em casa, por ser muito prática e resultar muito bem. A verdade é que a vou adaptando, com mais ou menos massa de pimentão, com ou sem pimentão-doce, em vez da cerveja, vinho branco, com mais isto ou menos aquilo. Acreditem que faz sempre sucesso quando chega à mesa. Em Maio, cozinhem, partilhem e divirtam-se!

Frango assado no forno com massa de pimentão e cerveja

Ingredientes para 4 pessoas:
1,600 kg de frango partido em pedaços
2 folhas de louro
4 dentes de alho
1 pitada de piripíri
1 colher de sopa e meia de massa de pimentão
1 colher de sopa de salsa picada
80 ml de cerveja
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar o frango numa taça. Temperar com as folhas de louro, os dentes de alho espremidos, o piripíri, a massa de pimentão, a salsa, uma colher de sopa de azeite e a cerveja. Adicionar uma pitada de sal e pimenta. Tapar e deixar marinar durante cerca de uma hora.

2. Dispor o frango num tabuleiro de forno com a marinada, temperar com mais um pouco de sal. Regar com o restante azeite e dispor a manteiga por cima.

3. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 50 a 60 minutos ou até estar dourado. A meio virar os pedaços de frango.

3 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Gostei, vou apontar! Bjinhos e bom fds!

Anónimo disse...

Não entendi. Então não se junta no tabuleiro a marinada?
Só o resto do azeite?

Laranjinha disse...

Olá, sim, dispor o frango no tabuleiro com a marinada.