sexta-feira, 12 de maio de 2023

Rolo de carne com farinheira

Maio tem sido um mês bonito. Passei por alguns canais de televisão. Fiz o lançamento do meu livro Planear, Cozinhar e Congelar. Tenho trabalhado na horta com a minha mãe. Tenho conseguido cumprir alguns dos meus objectivos de leitura.

Fazer uma horta, foi um dos projectos que decidi iniciar com a minha mãe, depois da morte do meu pai. Tem sido uma actividade que nos uniu ainda mais, que nos motiva imenso. Tratar da horta, escolher o que cultivar, tem-se revelado muito gratificante. Temos, todos os dias, assunto para conversar. Todos os dias, estabelecemos tarefas a realizar, o que é óptimo.

Segundo o psicólogo Fernando Lima Magalhães, « (...) as sensações que as plantas provocam nos cinco sentidos podem levar a benefícios, como sentir prazer pelo observar a beleza das plantas, o tratar das plantas pode fazer sentir um propósito, que é tratar de um ser vivo; a recompensa de ver a planta a crescer pode ajudar a um sentimento de autocontrolo (associar as ações a um resultado positivo), os cheiros da planta ou o efeito positivo no ar pode ser sentido pelo olfato. Por outro lado, se a atenção estiver focada na planta isto permite desligar o cérebro de preocupações e pensamentos negativos, o que reduz a ansiedade, mas de uma forma geral, o contato com a natureza é positivo para a saúde mental, como se nos ajudasse a reconectar com o mundo natural. »

Fazer uma horta, é uma actividade positiva. Faz-nos sentir úteis, temos algo para cuidar. E, é muito gratificante acompanhar o ciclo de uma planta, desde que se coloca na terra até ao momento em que colhemos. Uma das coisas que fazemos, assim que a vou visitar, é ir ver a horta. Nestes dias, caminhamos as duas lado a lado e explica-me quais são as plantas que temos, mostra-me as que já estão em flor, as que já têm fruto e as que precisam de algum cuidado. E depois questiona-me: - sabes quantos pimentos têm aquele catalão? - Não, digo, eu! E responde-me, 10! Tem 10! Sabem o que é mesmo bom, é que estes momentos já ninguém nos tira.

Deixo-vos uma sugestão para este fim-de-semana, façam algo com a vossa família que ajude a criar memórias. Não é preciso pensar em coisas complicadas ou em que se gaste muito dinheiro. Por vezes, basta juntar a família na cozinha e preparar uma refeição. Este fim-de-semana, façam com os mais novos ou com os mais velhos, um rolo de carne. Quando chegar à mesa, vai saber ainda melhor! Experimentem.

Rolo de carne com farinheira

Ingredientes para 6 pessoas:
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de salsa picada
800 g de carne picada (mistura de porco e vaca)
50 g de pão ralado
1 ovo médio
1 farinheira
Sal e pimenta-preta q.b.
2 dl de vinho branco
4 colheres de sopa de polpa de tomate
25 g de manteiga



1. Levar uma frigideira antiaderente ao lume com uma colher de sopa de azeite. Assim que estiver quente, adicionar a cebola picada. Deixar frigir um pouco e acrescentar os dentes de alho espremidos.

2. Temperar com uma pitada de sal. Assim que a cebola estiver macia, retirar do lume e acrescentar a salsa picada. Deixar arrefecer.

3. Colocar numa taça a carne picada, a cebola refogada, o pão ralado, o ovo, sal e pimenta. Mexer.

4. Forrar um tabuleiro com papel de alumínio. Espalhar a carne de modo a formar uma camada uniforme. Dispor a farinheira, sem a pele, ao meio. Enrolar como se fosse uma torta.

5. Dispor o rolo de carne, sem o papel de alumínio, numa travessa de forno.

6. Numa taça misturar o vinho branco com a polpa de tomate. Regar o rolo de carne com esta mistura.

7. Espalhar a manteiga pelo rolo e regar com o restante azeite.

8. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC e deixar assar durante 40 minutos. A meio regar com o molho.

Podem acompanhar com couve salteada.

3 comentários :

- R y k @ r d o - disse...

Boa noite. Aspeto delicioso

Feliz fim de semana

Mariete Salema disse...

Prato que me encantou. O aspeto é pura tentação
"Roubei a receita"
Fiquei fã e seguidora
*
Sábado perfumado de Amor e Paz
*/*

Mary - Strawberrycandy disse...

Que bom aspecto,...
Passei para desejar continuação de uma excelente semana!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira