segunda-feira, 23 de Junho de 2008

Salada de feijão verde e atum

Para o almoço de ontem fizemos, cá em casa, sargo grelhado. Para acompanhar tivemos feijão verde cozido com batata e cenoura. Para além da salada de alface e tomate, sempre habitual nestas andanças de grelhados no quintal.

Do almoço sobraram legumes cozidos. Ao jantar resolvi aproveitá-los e fazer uma salada.

Numa saladeira coloquei legumes cozidos: uma cenoura, 2 batatas e feijão verde. Tudo cortado aos pedaços. Juntei-lhes uma lata de filete de atum em azeite, três tomates chucha cortados em cubos, azeitonas pretas e alface Rainha de Maio.

À parte fiz um molho vinagrete com mostarda (Savora), vinagre, azeite e pimenta. Mexi bem e acompanhei a salada com este molho.

Mais uma vez, não adicionei sal. Fui-me habituando a diminuir a quantidade de sal na comida, que às vezes até me esqueço.

Mais uma salada simples, rápida e que permitiu aproveitar legumes cozidos.

13 comentários:

  1. Gosto dessa ideia de ir diminuindo o sal aos poucos, de tal forma que até te esqueces, às vezes. É um excelente conselho, daqueles que deviamos todos seguir. Eu não ponho muito sal na comida, mas ainda não cheguei ao ponto em que até me esqueço e não me importo. Esquecer às vezes até esqueço, mas sinto a falta no sabor. Mas eu chego lá!

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. E ficou com óptimo aspecto! Essa saladinha, parece-me bem fria ou morna (morna, sem a alface, digo eu). Hei-de começar a variar os molhos... costumo ser muito básica com o azeite/vinagre! :o)

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. O meu marido é que tem a mania desses mixes para aproveitar os legumes cozidos...vou-lhe passar esta tua receita para os dias em que o chefe de cozinha é ele!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Gostei da idéia de aproveitar os legumes cozidos. A salada tem excelente aspecto! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Adoro atum..essa saladinha deve ter feito sucesso.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. As sobras de legumes cozidos são muitas vezes esquecidas, e esta salada é uma óptima opção para os reciclar de uma forma saudável.

    Bj

    ResponderEliminar
  7. Deitar comida fora é um pecado. Hoje em dia temos que aproveitar tudo e ficamos com refeições estupendas como a tua ;)

    ResponderEliminar
  8. Bem fresquinha e muito aproveitadinha...
    Uma delicia de salada!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Bela saladinha! Gostei da ideia de ir diminuindo o sal..nós cá em casa gostamos das coisas salgadinhas e só mal à saúde! Tenho de diminuir e às vezes é complicado!

    ResponderEliminar
  10. Saladas sempre serão bem vindas. Leves e com sabor da natureza.
    Quando me ponho a frente de um prato como este, sinto-me até leve.
    Ficou linda a composição dos legumes cozidos e folhagens.

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha de salada!!!
    Também tenho o hábito de aproveitar tudo o que sobra, transformando num prato e sabor diferente, não gosto de deitar comida fora.

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  12. que simplicidade, deliciosa...

    ResponderEliminar
  13. É esta resceitinha que vou fazer hoje para o jantar.
    Obrigado pela ideia!

    ResponderEliminar