terça-feira, 12 de maio de 2009

Sopa à moda da minha mãe

A minha mãe adora fazer sopas. Quando a visito, costumo ir almoçar e ficar para jantar. Normalmente pergunta-me o que quero para o jantar, se tenho alguma preferência, se há algo que me apeteça. A grande maioria das vezes digo que quero uma sopa. Quase sempre responde-me: - Vou fazer uma sopa de azeite, mas já sabes que é sem nada triturado.

Apesar de ter e usar a varinha mágica, gosta de fazer, grande parte das suas sopas, com os ingredientes picados. Neste tipo de sopas há sempre uns quantos ingredientes que não falham: o tomate, a cebola e o feijão cozido.

Da última vez que visitei os meus pais, a minha mãe fez uma sopa que adorei. Um destes dias tentei reproduzir, segundo as suas indicações.

Coloquei uma panela ao lume com água (2 l), sal, uma cebola picada e dois tomates maduros, também picados, limpos de peles e sementes. Deixei ferver um pouco.

De seguida acrescentei duas cenouras cortadas às rodelas e deixei ferver mais um pouco.

Por fim, acrescentei um pouco de massa esparguete, feijão encarnado cozido com um pouco do caldo de cozedura e um ramo de rúcula. Reguei com um fio de azeite e deixei acabar de cozinhar.

Uma delícia. Esta sopa fica muito saborosa. Uma boa opção para os dias chuvosos do mês de Maio.

9 comentários :

anabenfica disse...

Não há sopinha como a da nossa mamã :)

A tua está com optimo aspecto!

Filipa disse...

As sopas das nossas mamãs são sempre as mais saborosas e esta sua receita me parece deliciosa. Eu cá sou de extremos, ou gosto de cremes com tudo passadinho ou assim como a sua mãe faz...bem caseirinhas. Beijinhos

claudia disse...

Eu gosto destas sopas...adoro com "coisas" para mastigar!!

Susana Gomes disse...

Tem mas mo ar de sopa de mãe!
Já o sabor, cada mãe dá o seu. :) :) :)

A minha pergunta-se sempre o mesmo: mas a respota é indiferente, na verdade o que apetece, é memso o saborzinho da comida da mãe!
:)

ameixa seca disse...

Uma refeição completa :)

Vânia Costa disse...

Adoro sopa com feijão encarnado... A minha mãe costuma fazer uma sopa parecida!

Eu gosto mesmo com "cotovelos". Fica pesadona eheh

Beijinho*

Luis Eme disse...

também gosto muito da sopa da minha mãe e da sua comida em geral...

e vejo que continuas em grande forma Laranjinha.

abraço

Sandra B. disse...

Que bela sopa!

Só a sopa serve como refeição!

:)

Dani Oliveira disse...

Há os que não gostam de sopas e caldos, mas eu sou uma fã incondicional deste prato maravilhoso e nutritivo. Jamais perco uma oportunidade de fazer uma sopinha.