quarta-feira, 3 de junho de 2009

Carne de porco assada no forno com canela e alecrim

Tenho cozinhado muito pouco cá em casa, ultimamente. Apesar de se terem acabado as minhas saídas em trabalho e de aos fins-de-semana visitar os meus pais para dar algum apoio à minha mãe, a razão que me leva a cozinhar menos nestes dias é a iniciativa Lisboa Restaurant Week.

Esta iniciativa promove os chamados restaurantes de luxo com a particularidade de estarem a preço de saldo. Ou seja, uma refeição nalguns dos melhores restaurantes de Lisboa por 20 euros (19 euros + 1 euro para ajuda social) sem incluir as bebibas e cafés. A iniciativa decorreu de 21 a 30 de Maio mas, entretanto foi prolongada até 4 de Junho, o que me permitiu aceitar os convites dos meus amigos Sandra e Nuno e, assim encher a minha agenda de jantares gourmet.

A nossa participação na iniciativa começou no restaurante Spot São Luiz, passou pelo italiano Gemelli, Cop3, hoje irei à Casa da Comida, na quinta-feira ao XL e na sexta ao Suite - Food and Dance.

Os poucos cozinhados que tenho feito têm sido de carne. Ontem para o jantar fiz carne assada no forno inspirada numa receita tradicional da ilha da Madeira que encontrei no livro de Maria de Lourdes Modesto - A Cozinha Tradicional Portuguesa.

Num recipiente misturei uma pitada de sal, 2 piripiris secos picados, agulhas de alecrim seco, 3 cravinhos, pimenta acabada de moer e uma folha de louro partida. Com esta mistura esfreguei a carne e de seguida reguei-a com vinho branco. Adicionei à mistura um pau de canela. Deixei a marinar de um dia para o outro, entretanto virei e piquei a carne pelo menos duas vezes durante este período.

Num tabuleiro coloquei uma cebola e três cenouras cortadas às rodelas, uma cabeça de nabo e um chuchu cortados em cubos, azeitonas pretas às rodelas e dois tomates maduros sem peles nem sementes cortados aos pedaços. Coloquei a carne em cima desta cama de legumes, reguei com a marinada e, por fim, com azeite. Levei ao forno.

Acompanhei este jantar com uma cerveja bem fresquinha.

6 comentários :

Abelha Maia disse...

Belissimo aspecto até sinto o cheiro agradável.
bjs

risonha disse...

como sempre as tuas fotos deixam qualquer pessoa a salivar...

moranguita disse...

hum que delicia esta carne. gosto muito dessa coinheira.
beijinhos

Miguel Joao Ferreira disse...

OLa,

Como prometido, uma visita, que resulta num comentário. Os teus posts dao vontade de comer. Parabéns pelas imagens e receitas apresentadas.
Também como prometido, e visto que a Mónica nao se adiante a enviar os emails, convido-te a visitar "a minha casa":

Segundo Gume XXL - www.segundogumexxl.blogs.sapo.pt

Quando me perguntas-te sobre o que era, respondi: generalista. Talvez tivesse dito: literário. Depois de ter pensado um pouco no assunto, considero o blog literatura em fragmentos.

Será um prazer receber-te lá e os teus comentários que nao têm forçosamente de ser positivos.

Até breve, boas receitas (e escritas sobre receitas), quem sabe até qualquer dia no 100 maneiras ou na escrever escrever,

Miguel João Ferreira.

Laranjinha disse...

Olá Miguel,

muito obrigada pela tua visita e comentário.

Um beijinho e até breve,

anna disse...

O bom aspecto deixa adivinhar o quanto deve ter um sabor especial e delicioso...
Beijinhos.