quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pernas de coelho recheadas com morcela

Ao passar, ontem, junto a um quiosque de venda de jornais e revistas, o meu olhar deteve-se na capa da Time Out Lisboa. Não resisti. A pergunta provocatória na capa, "Quer ser Chef?" desafiando o leitor a conhecer as principais escolas de culinária, os chefs que irão dar cartas no futuro e mais, indicando os sítios onde comprar fardas e barretes a sério, não me deu outra alternativa senão comprar a referida revista. Até ao momento só fiz cursos na Academia Sabores Vaqueiro, que recomendo vivamente, mas depois de ver esta lista fiquei com vontade de experimentar outras escolas. Já tomei algumas notas. :)

Mas as influências das revistas não ficam por aqui. O número de Março da revista Ler teve vários artigos dedicados à gastronomia. Para além da entrevista à diva da cozinha portuguesa, Maria de Lurdes Modesto destaco também a escolha de 40 livros por parte de José Bento dos Santos. Nesta selecção, organizada cronologicamente, encontramos obras como o Livro de Cozinha de Apício, As notas de cozinha de Leonardo da Vinci, Fisiologia do Gosto, O Cozinheiro dos Reis, Livro de Bem Comer, Cozinha Tradicional Portuguesa e, mais recentemente, obras como A Cozinha de Vítor Sobral, Cataplana Experience, Taberna Cozinha Experimental, As receitas das Famílias Portuguesas, entre muitos outros. Depois de ler a proposta bibliográfica do gastrónomo e autor do Sentido do Gosto, houve alguns títulos que me deixaram curiosa, por certo a minha biblioteca gastronómica vai ter mais alguns exemplares.

Depois de tantas indicações sobre comida, o melhor é sentarmo-nos à mesa. Sejam então servidos de pernas de coelho recheadas com morcela acompanhadas de batata-doce assada e espinafres salteados.

Ingredientes:
2 pernas de coelho
1/2 morcela da Beira
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
20 g de pasta de azeitona verde
2 batatas doces
folhas de sálvia
pimenta rosa de moinho
1 dl de vinho tinto

1. Ligar o forno e regulá-lo para os 180ºC.

2. Levar a derreter a margarina e um dente de alho picado numa frigideira. Entretanto retirar a pele à morcela e cortá-la em pedaços. Colocá-la na frigideira e deixar saltear.

3. Tirar os ossos às pernas de coelho, deixando apenas um pouco do osso na extremidade de cada uma.

4. Barrar o interior das pernas com pasta de azeitona.

5. Rechear as pernas de coelho com a morcela. Atar cada perna para que o recheio não saia. Enrolar as pernas em papel de alumínio.

6. Colocar as pernas recheadas num tabuleiro. Adicionar a batata-doce cortada em cubos. Regar com o azeite. Levar ao forno cerca de 40 minutos.

7. Retirar as perna de coelho e as batatas para um prato de servir. Polvilhar com pimenta rosa acabada de moer.

8. Juntar o vinho tinto ao molho que ficou no tabuleiro e dos embrulhos de alumínio. Levar a ferver num tachinho, em lume brando.

9. Servir as pernas recheadas com o molho, as batatas e grelos ou espinafres salteados.


A receita original, publicada na revista Saberes e Sabores de Dezembro de 2003, propõe como acompanhamento grelos salteados que eu substitui por espinafres. Primeiro escaldei os espinafres em água a ferver durante aproximadamente 5 a 7 minutos. Depois escorri. De seguida levei uma frigideira com azeite e um dente de alho picado ao lume, assim que o alho começou a alourar, adicionei os espinafres. Deixei saltear e temperei com sal e pimenta a gosto.


12 comentários :

Especialmente Gaspas disse...

Eu perco-me aqui! que aspecto delicioso. Eu adoro coelho, costumo fazer mais grelhado.

Elisabete disse...

Podia ficar o dia inteiro a olhar as tuas fotos e a ler os teus posts. Esta perna de coelho está simplesmente divina. Maravilhosa.

Babette disse...

Olá Laranjinha!
Ainda ontem coloquei um post com a foto da revista Ler de Março!
Foi-me oferecida pela minha mãe e li de fio a pavio. Tem sugestões interessantíssimas sobre livros relacionados com a gastronomia e não só, não é? Adorei, como tu, algumas das entrevistas. E agora vou comprar tb a Time Out. Pronto!
Babette

Sónia Meirinho disse...

sempre com cores e aspecto deliciosos. adoro essa carne!! beijinhos

Élia disse...

Olá!

Que belo prato!
Eu adoro coelho, já o meu namorido não, por isso faço muito pouco!

jinhos

Raspas de Laranja disse...

Mais uma boa maneira de fazer coelho, a avaliar pelo aspecto.
Essas revistas são sempre tentadoras.
:)

Kristininha disse...

Para amantes de coelho sem duvida que deve ser uma delicia!!!

Susana Antunes disse...

Tenho que confessar que sempre que aqui venho sou surpreendida com maravilhosas sugestões...
Esta é uma delas....
Nós por cá adoramos coelho...
Uma excelente maneira de variar...
Obrigado pela partilha...
Beijinhos e bom fim de semana...

Unknown disse...

que ideia excelente! Muito bem pensado! Deve ter addo uma refeição maravilhosa!


beijinhos

Bombom disse...

Gostei muito deste "post" e só se não puder é que não compro essas revistas! Não, não sou invejosa, só que gostei mesmo! E o Coelho recheado e a Batata Doce? Também se aprecia muito cá em casa. Como é que consegues, numa perna de coelho que é pequena, tirar só parte do osso (tão rijo) e deixar lá um pedacinho? Fiquei mesmo curiosa. BJs. Bombom

Raquel Alabaça disse...

Com certeza super apetitosa, o aspecto é maravilhoso.
Deve mesmo compensar o trabalho de rechear a perna.

Bjs

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Tentadora esta receita. Já fiz uma receita de apicius, ou pelo menos que lhe é atribuida e era muito boa :)
Beijinhos