sábado, 3 de abril de 2010

Folar escangalhado de maçã


Páscoa para mim é sinónimo de festa com a família. De reencontro. E esse reencontro com a família mais próxima passa pela mesa, especialmente o almoço de domingo de Páscoa. Por hábito costumo passar esse dia com os meus pais. Com eles, a tradição envolve pratos de borrego ou de cabrito.

Para quem ainda não decidiu o que confeccionar no domingo de Páscoa, aqui ficam algumas sugestões:

Nos doces, que me lembre não há tradição. Um ou outro bolo que eu faça e há sempre amêndoas. Entre a família e os amigos a tradição é oferecer um pacote de amêndoas. Mas eu o ano passado, para ser um pouco diferente, ofereci à família ninhos. Este ano resolvi acrescentar um folar da Páscoa na nossa mesa. O folar lembra o pão que Jesus repartiu com os discípulos na última ceia.

De Norte a Sul do país encontramos vários tipos de folar, doces, salgados, com ovos cozidos, gordos (bola de carne), apesar de serem confeccionados o ano inteiro são típicos desta quadra festiva. Para além do folar, em algumas regiões é tradicional o pão-de-ló e as roscas de pão de trigo. Confesso que o folar com ovos cozidos nunca me despertou o interesse porque o acho seco, e sempre que ouvia falar em folar, torcia um pouco o nariz. Mas folares há muitos e resolvi escolher uma receita que por certo me agradaria. A receita do folar é da revista Mulher Moderna na Cozinha, nº 144, Março de 2008.


Ingredientes:
40 g de fermento de padeiro
400 g de farinha
50 ml de água
100g de açúcar
80 g de manteiga
raspa de 1 limão
1 dl de leite
1 ovo
3 maçãs grandes
1 gema de ovo para pincelar
farinha para polvilhar
canela em pó e açúcar em pó q.b.


1. Dissolver o fermento na água. Misturar a água com 100g de farinha até obter uma bola de massa. Deixar repousar durante 10 minutos.

2. Acrescentar a restante farinha, o açúcar, a manteiga, a raspa de limão, o leite e o ovo. Amassar até obter uma massa lisa e homogénea. Deixar levedar por 30 minutos.

3. Descascar, descaroçar e cortar as maçãs em lâminas.

4. Estender a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e dispor as lâminas de maçã, por cima. Polvilhar com canela a gosto. Dobrar unindo as pontas. Deixar levedar por 30 minutos.

5. Transferir para um tabuleiro polvilhado com farinha. Pincelar com a gema de ovo e levar a meio do forno 180ºC por 50 minutos.

6. Retirar do forno, deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pó.


Boa Páscoa!

12 comentários :

Susana Gomes disse...

Adorei!
Cá em casa tudo o que leva maçã é bem recebido e eu adoro folares diferentes como este.

Beijinhos e boa Páscoa.
:)

Pami Sami disse...

Que óptima ideia! Realmente também não sou lá grande fã dos tradicinais folares de ovos!
Continuação de boa páscoa!

anna disse...

Lindo!!!Será k posso fazer a massa na mfp????

Ana disse...

Também não sou grande fã do tradicional folar com o ovinho. Este de certeza é bem melhor, além de que leva maçã, o que eu adoro em sobremesas. obrigada pela partilha e Boa Páscoa!!

Elisabete disse...

Que beal Páscoa passaria eu com um folar desses e com maçã então. Magnífico.

Portuguese Kitchen disse...

Gost muinto dasta ideia.

moranguita disse...

e um folar de maça logo aqi era bem devorado.
adoro tudo o quie leva maça.
esta uma maravilha
beijocas

Anónimo disse...

Olá, boa tarde!
Quando se refere a este passo "Misturar a água com a farinha até obter uma bola de massa" qual a quantidade de farinha nesse passo e neste: "Acrescentar a restante farinha"? Obrigada!
Continuação de um bom trabalho.

Cumprimentos

Laranjinha disse...

Olá,

obrigada pela chamada de atenção. Já actualizei a receita. No primeiro passo, utiliza-se apenas 100g de farinha. O restante vem depois.


Um beijinho.

Anónimo disse...

Muito obrigada, vou fazê-la hoje! :)
Beijinhos e boa Páscoa

Unknown disse...

Gosto muito do aspecto "escangalhado" dos bolos tradicionais, sejam folares ou bolo rei. O facto de se ver o recheio torna logo tudo mais guloso... Com maçã e canela só pode resultar bem. Gostei muito :)

Beijinhos,
Raquel
http://amor-as-camadas.blogspot.pt

Unknown disse...

Mais uma óptima sugestão!!!
Diga-me, se souber: se eu fizer a massa na bimby qual o tempo e velocidade?
Abraço Patrícia