Na passada terça-feira estive na cozinha do restaurante Entra a cozinhar ao lado do chef Pedro Marques, que me recebeu calorosamente. Conheço o trabalho deste chef há já uns bons anos e curiosamente, foi ele uma das primeiras pessoas com quem tive aulas de cozinha.
O convite para este evento chegou o ano passado, mas em virtude de outros compromissos e com o lançamento do meu livro, Cozinha para Dias Felizes, acabou por passar para o mês de Janeiro. O desafio consistiu na confecção de uma entrada e acompanhar o chef durante a noite na cozinha, desde a preparação dos pratos, à gestão dos pedidos, ao empratamento e até ir à sala falar com os clientes.
A entrada que escolhi fazer foi alheira com esmagada de batata. No Entra o menu é surpresa. Só se sabe o que se irá comer quando se chega. E pelo que vi nesta noite, come-se muito bem. Comida tradicional bem feita e saborosa.
O menu consistiu, para além da minha entrada, em queijo chèvre embrulhado em massa filo com doce de pera, polvo com migas, bochechas de porco com batata-doce assada, e para sobremesa crumble com gelado e brownie de chocolate. Isto por EUR 18,50 não incluindo as bebidas.
Foi a primeira vez que estive numa cozinha profissional a cozinhar, o que para mim foi um desafio muito interessante. Permitiu-me perceber melhor como funciona um restaurante, nomeadamente a sua cozinha. O que é necessário estar preparado para que a confecção dos pratos seja rápida e eficaz. Percebi como são geridos os pedidos dos clientes, como são pensadas as doses e como é feito o empratamento.
Ali, fiz de tudo um pouco. Tirei e coloquei pratos no forno, fui responsável pela preparação de várias doses, desde as entradas até às sobremesas. Também dei uma ajudinha na preparação do jantar do pessoal da casa.
Estar numa cozinha de um restaurante é algo exigente, não só ao nível da preparação dos pratos, como é importante ter a capacidade de gerir situações inesperadas, relacionadas por exemplo com os gostos e particularidades de certos clientes.
Esta experiência foi muito gratificante, onde sinto que aprendi. Quem quiser, pode-se inscrever no Entra Talento, e ir também para a cozinha. Já pensaram nisso?
Muito obrigada ao restaurante Entra por esta oportunidade. À minha família, amigos e leitores que arriscaram ir jantar nesse dia, muito obrigada pelo apoio.
Outros Entra Talentos:
- A experiência no restaurante Entra por João Antunes;
- A brincar aos chefs por Susana Gomes;
- Na cozinha do Entra por Teresa Rebelo.
11 comentários :
Que sorte! Também quero! ;)
O chef é muito lindo Isabel! :P
Beijinhos e parabéns!
Aurea Sá
Aurea,
muito obrigada. O Chef Pedro Marques vai gostar de saber! :)
Inscreve-te no Entra Talento. Basta enviar um email.
Um beijinho.
Pena não haver isso aqui no Porto, adorava perceber o funcionamento por detrás de uma cozinha profissional!
Parabéns e estavas Linda nas fotos...
a comida tem um aspecto maravilhosooooooooo
jinhos
Deve ser uma experiência única, cozinhar numa cozinha profissional! :D
Parabéns pela experiência!
Bjs
Ana
A primeira foto está completamente... tu! Adorei. Só tenho pena de não ter lá estado.
bjs
Que grande experiência! Muito gratificante também, acredito!
A experiência de estar numa cozinha profissional é bem gira, e assistir de perto ao reboliço de um restaurante em hora de serviço também!
Já vi que a escolha da Isabel e do João para o Entra Talento foi parecida: alheira!
:)
Raquel
les bons vivants
Que chic esse seu Blog. adorei esse cantinho.
Dar uma olhadinha no meu blog.....ele é como um bebe.....acabou de nascer.........rrsssrrrsr
http://virandocomida.blogspot.com
Beijos
Ondina,
por que é não vens cá a Lisboa?
Fica aqui o desafio. :)
Um beijinho.
Ohh que fixe! Pareces super feliz e essa chef é um porreiro tb fiz com ele o curso da Vaqueiro. beijos
Enviar um comentário