sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Salame de chocolate com pistácio e vinho do Porto


Cada novo ano é um recomeço. No início de cada ano gosto de avaliar o que fiz no ano que passou e definir objectivos e metas para o novo ano que começa. Para mim, estabelecer objectivos, escolher uma palavra que defina o que eu quero para o novo ano que começa é uma forma de me organizar. Ajuda-me a concentrar no modo como quero viver, ajuda-me a pensar nas coisas boas que quero e permite-me viver de forma mais feliz, comigo e com os outros.

À semelhança do que tenho feito em outros anos, decidi escolher também uma palavra que que reúne os meus objectvos para 2015. A palavra escolhida para este novo ano é Investir.

Em 2015 quero investir mais em mim. O tempo não para e curiosamente, sinto cada vez mais necessidade de ter mais atenção com a minha alimentação e exercício físico. Manter uma rotina regular do que chamo as minhas corridas, ajuda-me a sentir melhor, a ter mais energia.

Adoro ler e preciso de andar sempre a ler, às vezes até mais do que um livro. Este ano pretendo organizar as leituras que quero realmente fazer e investir nos livros que sinto que valem mesmo a pena - eu sei que é difícil! - mas vou tentar. A par dos livros de cozinha, os romances não podem faltar.

Nos últimos anos dediquei-me muito à minha vida profissional e sem querer, os encontros com os amigos foram diminuindo. Este ano quero investir mais e procurar estar com aqueles que me têm acompanhado ao longo da minha vida. São eles que valem a pena.

Preciso de investir mais no meu projecto 365. Os projectos 365, consistem em fazer algo, uma vez por dia durante todos os dias de um ano. Existem projectos muito variados, desde procurar ser feliz - registar durante um ano, o que nos fez feliz em cada dia, ler um livro por dia, ou o que eu escolhi, tirar uma foto por dia. O ano passado fui partilhando as fotos no meu Facebook pessoal, este ano decidi colocá-lo também na página do Cinco Quartos de Laranja.

Quero investir mais neste meu gosto pela cozinha. Aprender mais, ver mais programas de televisão dedicados à gastronomia, falar com mais chefs e perceber melhor o seu trabalho.

Em 2015 quero investir no que me faz feliz. No que me faz sentir bem. Viajar. Ler. Fotografar os pequenos momentos. Escrever, muito. Estar com os amigos. Aprender novas coisas. Partilhar mais. Cozinhar.

A primeira receita de 2015 foi este salame de chocolate com pistácio e vinho do Porto que preparei para o almoço em família no dia 1 de Janeiro. Uma receita doce e feliz, tal como espero que o ano de 2015 venha a ser para todos nós.


Salame de chocolate com pistácio e vinho do Porto

Ingredientes:
200 g de bolacha Maria
200g de manteiga sem sal
185g de açúcar
200g de chocolate em pó
70 g de miolo de pistácio sem sal
2 gemas
0,5 dl de vinho do Porto Ruby
Uma pitada de sal fino


1. Colocar o pistácio num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 190ºC durante 8 minutos. Picar o pistácio grosseiramente e reservar.

2. Bater muito bem a manteiga com o açúcar. De seguida adicionar as gemas e bater.

3. Juntar o chocolate, sal e o vinho do Porto, mexer muito bem.

4. Juntar a bolacha partida grosseiramente e o pistácio. Misturar bem.

5. Colocar o preparado numa folha de papel de alumínio dando-lhe a forma de um rolo. Fechar bem e levar ao frigorífico durante umas horas antes de servir.

18 comentários :

Marlene Teixeira disse...

Este salame está perfeito! Adoro o pormenor dos pistácios e como fica bem o contraste da cor do chocolate! Deve ser muito saboroso!

Um Bom Ano de 2015!
Beijinhos*

Laranjinha disse...

Marlene,
obrigada. Aconselho a experimentar, penso que vai gostar.
Um beijinho.

cozinha100segredos disse...

Está tão bonito. E deve ser tão bom com o toque dos pistácios e o vinho do porto. É como tornar algo velho em algo novo.

sid disse...

Ui!! Que maravilha!!! :-)
E para o exercício físico aconselho:
https://www.facebook.com/asccsurfproject
;-)

Unknown disse...

Investiste um pouco mais na tua vida profissional mas isso foi algo que te fez feliz e dessa forma todos aqueles que não estiveste tantas vezes estão felizes por ti, porque são teus amigos e isso vê-se nesses momentos. :)

Sunflower disse...

Este último Dezembro trouxe-me duas descobertas que usas neste salame: o vinho do Porto Ruby e os pistácios. Nunca tinha provado, e fiquei fã de ambos. De chocolate sou fã desde sempre, portanto, acho que dificilmente não gostaria deste salame! :)

Babette disse...

Esta receita parece deliciosa! E sim, investir parece-me um bom lema para 2015. Para colher todos os frutos ;) Um bom ano!
Babette

Deliciosa Paparoca disse...

Boa maneira de começar o ano :) Tem um aspeto delicioso!
http://www.paparocadeliciosa.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Cozinha100segredos,
o salame de chocolate faz-me lembrar a infância. Cá em casa adoramos e assim com o toque do pistácio e vinho do Porto, ficou muito bom.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Susana,
obrigada. :)
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Sid,
obrigada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Marcia,
obrigada.
Um beijinho

Laranjinha disse...

Sunflower,
experimenta. Acho que vais gostar deste salame.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Babette,

obrigada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Deliciosa Paparoca,
foi como se costuma dizer, começar o ano de forma doce! ;)

Um beijinho.

Unknown disse...

deve ser boa a salame de chocolate com pi tachos e vinho do porto

Anónimo disse...

Não sou grande fã do salame, mas este parece-me bem.
No passado verão, fiz especialmente para os netos que estavam por cá de férias, mas como esles tb gostam de nozes, optei por essa alternativa e tb c/o vinho do porto que sempre fez parte da minha receita. Eles adoraram. Onde posso encontrar pistacios sem sal? Parabéns pelo seu blogue. Tenho-o recomendado a imensas amigas, pela qualidade das suas receitas.
Olagua

Laranjinha disse...

Olagua,
Costumo comprar os pistácios no supermercado do El Corte Inglés.
Muito obrigada. Fico muito contente.
Um beijinho.