segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Outubro, um mês de coisas boas ...


Sempre gostei do mês de Outubro. É o mês do Outono, da chegada dos dias frios, das primeiras chuvas. Ainda me lembro de começar as aulas na escola primária nos primeiros dias de Outubro, numa altura em que tínhamos quatro meses de férias grandes. Outros tempos. Na altura, recordo-me de ter saudades e de querer regressar às aulas.

Outubro é um mês de despedida. Na horta colhem-se os últimos legumes de Verão. O tomate, os pepinos e os pimentos. Ainda se apanham figos. A pouco e pouco, dizemos adeus ao calor emprestado do Verão. A noite antecipa-se ao dia e instala-se logo ao cair da tarde. O tamanho dos dias muda. Tornam-se mais curtos. A noite tem este poder de ilusão sobre nós, humanos, apaixonados pelos dias grandes cheios de luz.

Em Outubro chegam, da horta, outras coisas boas para o conforto dos dias mais frios, que começam a pedir o crepitar da lareira acesa ou o calor do forno, como as castanhas, os marmelos, as romãs ou as folhas verdes da couve-galega. Retira-se da terra a batata-doce, apanham-se as abóboras. Em Outubro fazem-se tachos de marmelada. Assam-se tabuleiros de marmelos que se comem como se fossem guloseimas. Aproveitam-se ainda as últimas frutas do Verão e guardam-se em conservas para ir saboreando. Faz-se sempre a mais para presentear algum ente querido com um frasco de doce de isto e daquilo. Quando há tempo, colocam-se as frutas em aguardente para os licores do Natal. Outubro é sem dúvida um mês de coisas boas!


Em Outubro fui fazer pão com o chef Chakall numa manhã muito bem disposta, a convite da Fermipan. Foi feito pão de espinafres, foccacia com alecrim e azeitonas, pão naan com queijo e piza. O cheirinho bom do pão acabado de fazer é irresistível! E com manteiga?! Uma das sete maravilhas do palato a que muitos, como eu, não conseguem dizer não.

Assisti também ao trabalho do chef Juan Manuel Salgado num showcooking integrado na iniciativa Experimenta Extremadura, sobre a cozinha moderna feita na região espanhola da Extremadura.

Tive ainda o prazer de assistir, na ACPP - Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, à tertúlia dedicada ao marmelo e à marmelada conduzida pelo gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes e com a presença de Maria de Lourdes Modesto que nos explicou, de forma deliciosa, como fazer marmelada branca.


O livro que escolhi para ler em Outubro foi sugestão de uma leitora, Os Anagramas de Varsóvia, de um autor que me é muito querido, Richard Zimler. Rendi-me à escrita deste autor depois de ler O Último Cabalista de Lisboa. Os livros deste autor ajudam a manter viva a memória das perseguições aos judeus. Recordar é uma forma de evitar que o mesmo mal suceda no futuro.

Em Outubro estive na Intercasa, na FIL, com três momentos de showcooking. Visitei a família. Voltei ao Porto para mais três workshops. Sentei-me à mesa com amigos. Brindá-mos à vida e às coisas boas que ela nos oferece.


Que Novembro seja um mês de novidades boas para todos. Que nos traga sonhos e a vontade de continuar. Bem-vindo mês de Novembro!

5 comentários :

Chic' Ana disse...

Gostei imenso das imagens, uma bela coleção! =)
Beijinhos

Laranjinha disse...

Ana,
muito obrigada.
Um beijinho.

As coisas dela disse...

Todos os meses têm coisas boas e coisas menos boas. Para mim Outubro só temo defeito de estar muito próximo dos meses de muito frio!

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
é verdade. Mas procuro sempre realçar as coisas boas. Para mim, são essas que nos ajudam a continuar, são essas que valem a pena recordar.
Confesso que este ano já desejava o frio. A minha cozinha é tão quente! ;)
Um beijinho.

Manuela Silva disse...

Olá, bem haja pela sua força de viver,alguns anos que sigo o seu delicioso cantinho.As coisas boas..essas sim...é que nos levam a triunfar.Obrigada por tudo.Beijinho