quarta-feira, 6 de junho de 2018

Espetadas de porco com legumes


De há uns tempos para cá, decidi ter mais cuidado com a minha alimentação e tentar ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Voltei ao ginásio. Consegui perder peso, o que me deixou muito contente.

O que mudou, então, na minha alimentação?

Continuo a comer carne e peixe. Se ao almoço faço um prato com carne, ao jantar procuro que seja peixe ou uma salada com queijo fresco ou algo, dentro do género. Procuro ter sopa feita, para servir, principalmente ao jantar. Faço, normalmente a sopa sem batata. Procuro ter no frigorífico alguns snacks para os momentos de fome, como copos com gelatina, ovos cozidos, cenouras baby e queijos redondos ou em triângulos.

Bebo café e chá sem açúcar ou adoçantes. Procuro beber mais água. A hidratação é uma questão que me preocupa. Apercebi-me que sou capaz de estar muitas horas sem beber e que preciso mesmo de me disciplinar em relação aos líquidos. Por isso, tomo todos os dias, ao acordar, um copo com água morna e umas gotas de sumo de limão. Faço um bule de chá para ir bebendo durante a manhã. Há dias, em que faço, a meio da manhã, um batido com beterraba, gengibre, hortelã e chá verde. O ideal seria bebermos entre 1,5L a 2L de água, por dia. Comprei uma garrafa de 1L para conseguir ir contabilizando a água que bebo, cá em casa. Quando saio, levo sempre uma garrafa de água comigo. Se quiserem, existe uma aplicação que podem ter no telemóvel que vos vai avisando que precisam de beber água, chama-se Hydro Coach.

A grande mudança que fiz na minha alimentação foi, simplesmente, aumentar o consumo de legumes frescos e cozidos. Passou a haver sempre legumes às refeições, cá em casa. Como ando muitas vezes de um lado para o outro, quando chego tarde a casa não me apetece ir lavar e cozer legumes. Por isso, num dos dias da semana corto couve-roxa e lavo alface, endívias e/ou radicchio para as saladas. Cozo brócolos, asso batatas-doces, abóbora, couve-flor e uma ou outra vez, beterrabas. Com estes ingredientes já prontos faz-se os acompanhamentos das refeições num abrir e fechar de olhos. Por exemplo, temos carne estufada, que se deixou a descongelar, que pode ser servida com cubos de abóbora ou batata-doce e uma salada de verdes com brócolos. Tão bom! Com tudo já pré-feito temos o jantar na mesa num instante e sem recorrer a produtos processados, que nos vão engordar em vez de alimentar de forma equilibrada.

Um destes dias, para um almoço, cá em casa, decidi fazer espetadas de carne de porco. Juntei-lhes pimento, cebola e curgete. E para acompanhar, em vez de batatas-fritas e arroz, fiz legumes cozidos e uma boa salada. Toda a gente adorou!


Espetadas de porco com legumes

Ingredientes para 4 pessoas:
750 g de carne de porco em cubos
2 dentes de alho
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de sopa de salsa picada
Sumo de 1/2 limão
Sal e pimenta-preta q.b.
1 pimento amarelo
1 cebola roxa
1 curgete
Azeite q.b.

1. Temperar a carne com os dentes de alho espremidos, o pimentão doce, a salsa, o sumo de limão, sal e pimenta a gosto. Deixar a marinar durante 20 a 30 minutos.

2. Cortar os legumes.

3. Fazer as espetadas entremeando a carne com os legumes. Rende cerca de 6 espetadas.

4. Regar as espetadas com um pouco de azeite e grelhar na chapa.

Servir as espetadas com legumes cozidos e uma taça generosa de salada com mistura de verdes e tomate.

2 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Olá Isabel. Tb aos poucos (de há uns 3-4 anos a esta parte) tenho mudado coisas na minha alimentação: deixei de comer carne vermelha e lacticínios (no início deixar o queijo custou-me imenso, mas é uma questão de hábito). Tb tentei introduzir mais legumes e sopa diária. Mas o meu problema tb é a quantidade de água q bebo... Há já vários anos q bebo a água morna com limão ao acordar, mas o problema é durante o dia.. Tb ano c uma garrafa de água, mas sinto q nem sempre cumpro... Tento complementar com chá, mas mesmo assim acho q fico aquém.. Mas temos q tentar, não é? ;) E a mh perdição são os snacks entre refeições, mas tb tenho q me disciplinar, é uma questão mental ;) Bjinhos e força!

Laranjinha disse...

Anjo-de-mel,
já em aconteceu passar uma manhã inteira sem quase beber água. A aplicação que coloquei no texto faz alertas para nos recordar que temos que beber água. Pode ser uma ajuda. As mudanças fazem-se aos poucos. E eu tenho-me gostado dos resultados e isso incentiva-nos.
Um grande beijinho.