sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Arroz de alheira com couve, uma receita económica


Esta foi mais uma daquelas semanas que me preenche e deixa feliz. Gosto de chegar ao final da semana e perceber que fiz coisas, que aprendi, que conheci novas pessoas interessantes e que ultrapassei obstáculos. Em termos de leituras voltei ao romance A Sétima Porta de Richard Zimler. Deste autor, um dos meus livros preferidos é O Último Cabalista de Lisboa. E assim, com A Sétima Porta, continuo a seguir as aventuras da família Zarco.

Participei também, esta semana, num workshop promovido pela Margão, juntamente com outros bloggers. Aqui foi-nos entregue uma caixa com ingredientes mistério e tínhamos que preparar com eles um prato em trinta minutos. Um desafio ao estilo do Masterchef. Adorei participar. No meu prato usei todos os ingredientes da caixa e preparei lombinho de porco com legumes salteados numa cama de puré de batata, castanha e queijo.

Tive o prazer de assistir a uma aula sobre foie gras no El Corte Inglés pela Rougié. Foi-nos explicado a diferença entre um paté, que é para barrar no pão, e o foie gras. Como é feita a congelação e como se pode preparar. No final, houve direito a degustação e a minha ideia sobre foie gras mudou. Adorei. Um destes dias, experimentarei utilizar este ingrediente.

Voltei ao Come Prima, um dos meus restaurantes italianos preferidos aqui em Lisboa. Houve uma festa com Pizza Napoletana e cerveja, com direito a música e muita animação. Definitivamente um restaurante a retornar, não só pela qualidade da comida servida como também pela simpatia com que nos sabem receber.

Hoje, ao final do dia, quando chegar a casa, espero ter um prato reconfortante e quentinho, para ajudar a ultrapassar estes dias de chuva e céu cinzento. Neste sentido, apresento uma sugestão para um prato de arroz de alheira com couve que para além de reconfortante é extremamente económico. Desenvolvi esta receita, para a edição de Outubro de 2013 da revista Saber Viver inserida numa rubrica de receitas económicas, em que o ingrediente principal não poderia ser superior a dois euros para uma dose de quatro pessoas.


Ingredientes:
1 alheira Mirandela (200g)
1 dl de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho
300g de tomate
450 g de couve lombarda
300 g de arroz carolino
1,2 l de caldo de escaldar as couves
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Separar as folhas de couve e colocá-las num recipiente. Regar as folhas de couve com água a ferver durante 5 a 7 minutos.

2. Escorrer a couve e aproveitar o caldo.

3. Levar ao lume um tacho com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Deixar refogar até a cebola quebrar. Acrescentar o tomate picado, limpo de peles e sementes e deixar cozinhar mais um pouco.

4. Adicionar o caldo de escaldar as couves. Assim que levantar fervura adicionar o arroz, a couve cortada, a alheira sem pele e cortada em pedaços. Cozinhar em lume brando.

5. Temperar com sal e pimenta preta. Assim que o arroz estiver cozido, retirar do lume e servir.


A alheira torna este arroz muito saboroso.

19 comentários :

Cristina Costa Amaral a.k.a Romã disse...

Excelente sugestão económica. Nos dias que correm, não há razão para comer comidinhas saborosas. Aqui está uma de baixo custo e que conforta nos dias de Inverno.
Beijinhos e um bBom Fim-de-Semana :)
Romã:*

Sabores Autenticos disse...

Que arrozinho tão bom!
Bjs

LaranjaLima* disse...

Hummm! Deve ser mesmo saboroso

Márcia Rocha disse...

Olá!
Huuuuuuuuummmmmmmmm... Delicia!!!!!!
Adorei o seu Blog... Com certeza voltarei muuuuiiiitas vezes, e aproveito a oportunidade para te convidar a visitar meu Blog. Lá tem de tudo um pouco: Artesanato, Receitas, Dicas,...
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.blogspot.com

As receitas lá de casa disse...

E fiquei a salivar... :)

Cacau disse...

Querida laranjinha, mais uma receita que segui e não me decepcionou! :) e nestes dias frios que bem que soube! Obrigada!

Laranjinha disse...

Cacau,
fico muito contente. Obrigada.
Este arroz nestes dias mais frios sabe mesmo bem.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Maria João,
aconselho a experimentar.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Márcia,
obrigada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

LaranjaLima,
aconselho a experimentar. A alheira com a couve e o arroz resulta muito bem.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Sabores Autenticos,
aconselho a experimentar.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Romã,
é bem verdade. E este arroz é prova disso.
Um beijinho.

Anónimo disse...

fiquei com uma dúvida "1,2 l de caldo de escaldar as couves" é meio litro ou 1 litro e 200 ml

Laranjinha disse...

É 1 litro e 200 ml de caldo de escaldar as couves. Mas pode sempre ajustar a quantidade de caldo. Assim fica malandrinho.
Espero que goste.
Um beijinho

Teresa disse...

Uma das minhas irmãs costuma fazer com massa, alheira e espinafres. Também fica muito bom. Vou experimentar esta !

Jorgina Coelho disse...

O que é alheira ?

Jorgina Coelho disse...

O que é alheira ?

Vieira descontente disse...

Acabei de fazer uma delícia,beijinhos

Laranjinha disse...

Vieira Descontente,
obrigada. Que bom.