Outubro traz no ar o cheiro a castanhas assadas. A dias cinzentos, solitários, a pedir recolhimento. Traz a chuva e o vento. As folhas das árvores sucumbem à força da natureza. Outubro traz os dias húmidos, que obrigam a cachecóis, a gorros e galochas. Outubro traz também a vontade de bebidas quentes acompanhadas por um scone e muito doce. Desenvolvi esta receita de scones para a rubrica Momentos Président avec Plaisir.
Ingredientes:
300 g de farinha
150 g de queijo Emmental ralado Président
1 colher de chá de fermento em pó
75 g de manteiga sem sal fria
1 dl de leite
1 ovo
Sal q.b.
Leite para pincelar
1. Colocar a farinha numa taça com a manteiga, o sal e o fermento em pó. Trabalhar com as mãos a mistura.
2. Adicionar o queijo e envolver.
3. Juntar o leite e o ovo batido. Mexer a massa muito bem.
4. Estender a massa, com 1 cm de altura, numa superfície polvilhada com farinha.
5. Com a ajuda de um corta-bolachas redondo formar os scones.
6. Dispor os círculos de massa num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Pincelar com o leite.
7. Levar ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 15 a 17 minutos.
Acompanhei estes scones com doce de tomate que a minha querida amiga Cláudia Henriques me ofereceu na sua última vinda a Lisboa. Estes scones podem ser também acompanhados com salgados, por exemplo, fiambre. Doces ou salgados, tenho a certeza que ninguém vai resistir!
27 comentários :
Esses scones estão perfeitos! Devem ser tão bons... Vou ter que experimentar!
Beijinhos
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/
Devem ser maravilhosos e tem um ar acolhedor... tal como estes dias pedem!
Kiss
Dora
www.ziripiti.com
Que lindos! E devem ser uma delícia! Adorei a sugestão, certamente irei experimentar, numa das muitas tardes cinzentas que nos esperam.
Lindos e deliciosos!
Bjs
Adoro Scones Isabel e os seus ficaram perfeitos. Vou ter que experimentar com o queijo Président. Ficam de certeza uma verdadeira delicia.
Beijinhos doces. :*
Aurea Neves
Que perdição esses scones! E a combinação do queijo com o doce...perfeita!
E de facto não serei eu a resistir-lhes. Scones de queijo: parace-me uma excelente opção para o chá :)
Que perfeição!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt
Perfeitos. Mmmmm...
Hei de experimentar fazer :) Bjinhos.
Olá, Isabel! :)
Será que consegue dizer-me quantos scones rende esta receita, mais ou menos? Estou indecisa entre dobrar ou não as quantidades, porque, quando faço estas coisas, acabo por dividi-las por mais algumas pessoas... :)
Obrigada!
Sofia
Sofia,
consegui fazer 12 scones pequenos, que desapareceram num instante. Se é para dividir, aconselho que dobre a receita. ;)
Espero que goste.
Um beijinho.
Anjo de mel,
ficam tão bons assim com o doce.
Espero que goste.
Um beijinho
Agnieszka,
obrigada. Aconselho a experimentar.
Um beijinho
Susana,
obrigada.
Um beijinho
Ondina,
cá em casa desapareceram num instante. Ficaram muito bons.
Um beijinho
Diogo,
obrigada.
Um beijinho
Aurea,
aconselho a experimentar. Fazem-se num instante e ficam muito bons.
Um beijinho
Sabores Autênticos,
obrigada.
Um beijinho
Sunflower,
aconselho a experimentar.
Um beijinho
Dora,
cá em casa adorámos. Comem-se num instante.
Um beijinho
Sílvia,
experimenta. Ficam tão bons.
Um beijinho
Obrigada, Isabel! Era o que eu pensava... Vou mesmo dobrar, então.
Beijinho! :)
Estão perfeitos e com sabor a queijo devem ser uma delícia.
Vou ter MESMO que experimentar pq para além de ter imensas saudades de scones, sou uma super fã de queijo.. e este tempo já convida a uns scones com doce acompanhados de um belo chá :)
Receita guardada :D
Beijinhos
aculpaedadieta.blogspot.pt
Cátia,
espero que gostes.
Um beijinho
Paula,
os scones ficam muito bons. Aconselho a experimentar.
Um beijinho.
Enviar um comentário