quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Marmelos salteados com pêra


Outubro chegou chuvoso. O dia esteve cinzento e obrigou-nos a andar de chapéu de chuva sempre que se saía à rua, apesar de estar quente e abafado. Com chuva gosto de ficar em casa, mas neste dia decidi ir até ao restaurante U Chiado, na baixa de Lisboa, e participar no workshop organizado pela Sabor do Ano.


O objectivo do workshop era dar a conhecer alguns dos produtos eleitos pelos consumidores e certificados com o selo Sabor do Ano. Depois das apresentações e de experimentar o Moscatel de Setúbal da Venâncio Costa Lima, fomos para a cozinha com a chef Vanessa Silveira. Do nosso workshop saíram bruschettas de pasta de azeitona, com queijo Feta e rúcula, bacalhau assado no forno com batatas a murro e esparregado de grelos. E no final, uma deliciosa tentação de chocolate com carpaccio de ananás dos Açores e nata azeda. Acompanhámos os nosso pratos com um vinho branco de 2012 da Adega de Favaios. Foi uma tarde muito bem disposta, que deu colorido a um dia cinzento e nostálgico.

A sugestão de hoje tem sabores de Outono e sabe muito bem em dias de chuva. Nesta altura do ano adoro os marmelos. Nos dias chuvosos, gosto tanto de ligar o forno e assar uns quantos com vinho do Porto ou até mesmo com laranja. Em alternativa resultam muito bem como acompanhamento de carnes. Fiz esta receita para a edição de Janeiro de 2013 da revista Saber Viver, inserida num artigo sobre acompanhamentos.

Marmelos salteados com pêra

Ingredientes:
3 marmelos
2 peras Rocha
1 pau de canela
3 cravinhos
50 g de manteiga
0,5 dl de vinagre de sidra
80 g de açúcar amarelo
1 limão


1. Descascar os marmelos e à medida que se descascam e se limpam de sementes, colocar numa taça com água e sumo de um limão, para não oxidarem.

2. Descascar e cortar as peras e colocar também na água com os marmelos.

3. Levar uma frigideira ao lume com a manteiga, a canela e os cravinhos. Assim que a manteiga derreter adicionar os marmelos cortados em pequenos cubos. Deixar cozinhar durante dois minutos.

4. Adicionar o vinagre e mexer. Assim que o vinagre evaporar, adicionar as peras cortadas em pequenos cubos.

5. Adicionar o açúcar e mexer. Deixar cozinhar até as frutas estarem macias.


O contraste de sabor dos marmelos com a pêra resulta muito bem. Mas eu sou suspeita, adoro marmelos!

4 comentários :

Ondina Maria disse...

Ai que saudades dos marmelos! O que vale é que já estão por aí, é uma questão de tempo até encontrarem o caminho cá para casa :p

Salpicos Doces disse...

Que excelente sugestão :)
Vou trazer cmg para experimentar !
Beijinho doce

Laranjinha disse...

Ondina,
eu também adoro marmelos. Espero que eles encontrem também rapidamente o caminho cá de casa. ;)

Um beijinho

Laranjinha disse...

Cristina,
espero que goste. Em altura de marmelos é um excelente acompanhamento.

Um beijinho