quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Salada de espinafres com abacate e queijo mozzarella


Está a decorrer a Lisboa Restaurant Week, iniciativa que permite conhecer restaurantes de topo por vinte euros, sendo um euro para apoio de associações de solidariedade social. Desde que a iniciativa começou que a tenho tentado aproveitar o melhor que posso. Houve anos, que assim que se sabia quais os restaurantes aderentes que, com um grupo de amigos, marcávamos logo aqueles que queríamos ir conhecer. No âmbito desta iniciativa, ontem, fui ao restaurante Claro! do chef Vítor Claro, no hotel Solar das Palmeiras, junto à Marginal. Já conhecia o restaurante, mas esta iniciativa para mim, para além de permitir conhecer novos restaurantes, também me incentiva a voltar àqueles que eu gosto e sei que vou sair satisfeita.

O jantar foi um menu de degustação que começou com rolinhos de presunto com ervas e molho Waldorf, umas farturas mini de alheira com açúcar e canela, tão boas. É curioso como esta combinação de sabores resulta tão bem. Para acompanhar o jantar optámos por uma degustação de vinhos, paga à parte do menu, neste caso, doze euros por pessoa. Assim, as entradas foram acompanhadas por um vinho moscatel galego branco, Pomares de 2012, frutado e extremamente aromático.

Enquanto o Ricardo e eu falávamos entusiasticamente sobre como tinha corrido o nosso dia, eis que nos colocam na mesa uns filetes de carapau com molho à espanhola servidos com broa desfeita com azeite e ervas. Logo de seguida uma combinação de sucesso, bacalhau à Conde da Guarda com tomate ralado. Um prato que joga com as diferentes temperaturas, mas a que o palato bate palmas. Aqui foi-nos servido um Quinta das Bágeiras branco e um rosé Lavradores de Feitoria respectivamente.

De seguida veio para a mesa mousse e ovas de pescada, servida em molho de caldeirada, que se comeu muito bem. E o cheirinho a caldeirada, que bom! Aba de vitela, tão tenrinha, que quase se desfazia ao toque do garfo, com jardineira de ervilhas, nabo e castanhas, foi o prato de carne. A acompanhar um vinho tinto da Adega Mayor, Caiado, que diga-se, caiu muito bem.

Para fazer a passagem para a sobremesa foi-nos servido um consomé de batata-doce roxa com queijo terrincho ralado. Que boa a batata-doce com o caldinho e o queijo a marcar presença. Confesso que não sabia que existia batata-doce roxa. Ao comer pensei que tinha sido cozida em sumo de beterraba. A sobremesa foi doce de ovos, com amêndoa e cubinhos de marmelada que combinou na perfeição com o Moscatel fresco que foi servido. Já me estava a esquecer do pão. O pão é feito no restaurante e faz lembrar pão caseiro, que comido com manteiga e flor de sal, é de não querer parar. Claramente, um restaurante a revisitar!

E depois de um jantar farto, hoje, meus amigos, é dia de comidas leves para equilibrar os excessos cometidos. Que tal uma salada de espinafres com abacate e queijo mozzarella que desenvolvi para a edição de Setembro de 2013 da revista Saber Viver?


Ingredientes:
100 g de folhas de espinafres baby
1 abacate
2 colheres de sopa de sumo de limão
150 g de queijo mozzarella mini
75 g de presunto de porco preto fatiado
1 cebola roxa pequena
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Descascar e cortar em fatias finas o abacate. Regar com o sumo de limão e reservar.

2. Numa taça colocar as folhas de espinafres, o queijo mozzarella, o presunto, a cebola roxa cortada em fatias e por fim, o abacate.

3. Temperar com sal e pimenta preta a gosto. Regar com azeite e vinagre. Mexer e servir.

8 comentários :

Smagalhães disse...

magnifico

Teresa Newman disse...

Que linda! Estou tentando a me acostumar a comer mais salada.

Su Delícia disse...

Gostei desta conjugação de sabores!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Paula Moita disse...

Uma salada simples e cheia de sabor! Gostei...

Laranjinha disse...

Susana,
obrigada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Teresa,
cá em casa adoramos saladas. Saladas, de preferência com muitos verdes.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Susana,
obrigada.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Paula,
obrigada.
Um beijinho.