segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O meu showcooking no Mercado de Sabores 2013 no Porto


Este ano o Outono brindou-nos com um fim-de-semana de sol e céu azul, mesmo convidativo a sair de casa. Para mim, foi muito bom voltar ao Porto, desta vez para um showcooking no Mercado de Sabores do Continente iniciativa inserida no Porto.Come 2013, realizado no edifício da Alfândega, mesmo junto ao Douro.

O Mercado de Sabores é uma iniciativa que procura aproximar os produtores do Continente e os consumidores. Ali é possível falar com quem produz muitos dos legumes que levamos para casa, carnes, frutas, vinhos, azeite, entre muitas outras coisas, de várias regiões do país.

O meu showcooking teve lugar no sábado, dia 5 de Outubro de 2013, às 17h, logo a seguir ao do chef Rui Paula. Para esta apresentação escolhi uma receita do meu livro Cozinha para Dias Felizes, açorda de curgete servida com lascas de bacalhau assado no forno. Decidi fazer a açorda, num gesto simbólico, dado que fui a madrinha da Rua da Curgete no Mega Pic-Nic do Continente e tive a possibilidade de contactar com alguns produtores.

Desta vez e em comparação com o ano passado, o palco era muito maior, assim como o espaço para a assistência. Assim que vi onde iria estar a cozinhar, o meu coração bateu um pouco mais acelerado, as mil e uma borboletas que preenchem o meu estômago nestas situações começaram a bater as asas de forma descontrolada e pensei, será que sou capaz? Inspirei fundo e segui em frente. Uma das coisas que adoro nos showcookings é o contacto com o público. É como receber visitas em casa, enquanto preparamos a refeição, vamos conversando, rindo, falando do que estamos a fazer e de como isso nos irá deixar satisfeitos. Eu pelo menos encaro sempre assim as minhas apresentações. Na minha apresentação tive a ajuda preciosa de duas alunas de pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, a Flávia e a Leonor.


Soube muito bem no final perceber que gostaram da minha açorda e que havia quem quisesse repetir. Não há melhor elogio para quem cozinha que é ver o ar de satisfação de quem prova.

O meu tempo durante a tarde estava contado. Imediatamente a seguir à minha apresentação segui para o programa da RTP, Sabores de Portugal, apresentado por Sónia Araújo, que estava a ser emitido a partir do Mercado de Sabores. Adorei estar à conversa com a Sónia, que me colocou muito à vontade com a sua enorme simpatia. Falámos sobre o Cinco Quartos de Laranja, sobre a minha experiência enquanto blogger de comida e sobre o Cozinha para Dias Felizes. Adorei mais esta visita à televisão.


O resto da tarde foi passada a provar e a descobrir algumas das coisas boas que estavam em exposição no Mercado de Sabores. Descobri as curgetes redondas amarelas, provei o bolo do caco, o ananás dos Açores, as uvas do Vale da Rosa, os azeites, os queijos, os enchidos. Ainda houve tempo para pedir algumas dicas sobre como usar a máquina de cozinhar, Yämmi, com que estavam a fazer demonstrações.

No final do dia, senti que tive um sábado preenchido. Ali, a ver o Douro a caminhar em silêncio em direcção ao mar, sorri, pensei nas coisas boas desse dia e senti-me muito feliz. Agradeço à organização da Porto.Come e ao Mercado de Sabores do Continente por esta oportunidade. Obrigada a todas as leitoras que fizeram questão de estar presentes. O vosso carinho é tão bom. Nem imaginam a força que me dão a sentir que devo continuar a apostar neste caminho.

13 comentários :

Ondina Maria disse...

Tive imensa pena de não ter assistido ao teu showcooking, mas até meados de Dezembro estou a ter formação ao sábado todo o dia. É por uma boa causa! Mas no domingo fui fazer uma visita ao mercado de sabores :)

gs disse...

Parabéns! E claro que é para continuar. Muito sucesso! :)

The gLiTtEr Side

Laranjinha disse...

Querida Ondina,
de certeza que teremos outras oportunidades. Aproveita a formação.
O Mercado de Sabores é uma verdadeira festa, com tanta coisa a acontecer.
Um beijinho grande.

Laranjinha disse...

Alexandra,
muito obrigada.
Um beijinho

RATOLINHA disse...

Olá Laranjinha!
Não te vi ao vivo no mercado de sabores, mas vi-te na tv com a Sónia Araújo, ehehe
Estiveste muito bem!
Não deu para lá ir com muita pena minha :(
bjinhos

Tertúlia da Susy disse...

Está sempre bem a Isabel.
Parabéns :)
Kiss, Susana

Unknown disse...

Gira, muito gira!! Adorei vê-la à conversa com a Sónia, parabéns pelo "trabalho" no Blog, é fantástico!
Um beijinho Laranjinha!

Diogo Marques disse...

Em grande estilo e muito confiante! Deve ter sido muito giro :)

_____________________
aculpaedasbolachas.com

Laranjinha disse...

Ratolinha,
muito obrigada.

Um beijinho

Laranjinha disse...

Cristina,

muito obrigada.
Um grande beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Diogo,

muito obrigada.
Soube muito bem voltar este ano novamente ao Mercado de Sabores. É um ambiente muito giro, principalmente para quem se interessa por comida.

Um beijinho.

Ameixinha disse...

Se tudo correr bem, no próximo ano, se lá estiveres, vou fazer-te uma visita :)
Bj

Laranjinha disse...

Querida Ameixinha,
combinado. Se eu for para o ano, não podes faltar! :)

Um beijinho