quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Como fazer muesli?


Uma das coisas que falo muitas vezes, aqui no Cinco Quartos de Laranja, é sobre a importância de tomar o pequeno-almoço em casa. Ou melhor, sobre não sair de casa, de manhã, sem comer. O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia, aquela que nos dá energia. Não a saltem, pela vossa saúde e bem-estar.

Para além do pão, do leite, dos iogurtes, dos sumos e batidos, dos ovos, uma das coisas que adoramos, cá em casa, para servir nos pequenos-almoços é muesli.

Mas qual a diferença entre muesli e granola?

O muesli e a granola partilham muitas semelhanças. São ambos feitos com flocos de aveia ou de outros cereais, levam sementes, frutos secos e/ou desidratados. A grande diferença é que a granola leva uma gordura, normalmente óleo, e é adoçada com açúcar, mel ou uma pasta, por exemplo de tâmaras, e vai ao forno. Fica crocante e estaladiça. O muesli é apenas uma mistura de flocos, cereais, sementes e frutas. Ambas resultam muito bem para servir ao pequeno-almoço com leite ou iogurtes. O muesli pode ser usado também para fazer papas.

As receitas do meu muesli são sempre muito flexíveis. Uso quase sempre os ingredientes que tenho em casa, sendo que leva a seguinte mistura:

- Flocos de cereais integrais. Podem ser de aveia ou outros de que gostem. Podem acrescentar cereais tuffados.

- Sementes de girassol, de abóbora, de chia, de linhaça, de sésamo, de cânhamo, de papoila, entre outras. Normalmente, é as que tiver, cá em casa. Podem usar uma a duas variedades de sementes.

- Frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, caju, pistácios, pinhões, macadamia, entre outros que gostem. Uso quase sempre duas variedades.

- Fruta seca como alperces, bagas goji, passas ou sultanas, arandos, ameixas, entre outros.

- Fruta desidratada como coco, maçã, banana, pêssego, manga, morangos, entre outras. Hoje em dia, já se encontra com facilidade este tipo de produto nos supermercados, mas a verdade é que nem sempre coloco. Usem a gosto.

- Adoçantes e especiarias. Podem acrescentar também, canela, cacau em pó, pepitas de chocolate, baunilha, entre outros.

O muesli encontra-se facilmente à venda numa ida ao supermercado, mas feito em casa tem outro encanto! Podemos fazer as nossas misturas.

O muesli aguenta-se cerca de dois meses num frasco hermético. Cá em casa, usamo-lo nos pequenos-almoços, mas serve também, muitas de vezes, de lanche. Com iogurte e fruta, fresca ou assada, fica mesmo muito bom. Quem já fez muesli em casa?


Muesli

Ingredientes:
400 g de flocos de aveia grossos
50 g de nozes picadas
100 g de amêndoas com a pele
100 g de sultanas
100 g de arandos
35 g de bagas goji
75 g de alperces secos
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de noz moscada
Uma pitada de sal fino


1. Colocar os flocos de aveia numa taça. Juntar as nozes, as amêndoas picadas, as sultanas, os arandos, as bagas goji e os alperces picados.

2. Adicionar a canela, a noz moscada e o sal. Mexer. Guardar num frasco.

8 comentários :

Maria disse...

Sem duvida... uma maravilha.

Laranjinha disse...

Maria,
adoro. Ainda agora comi ao lanche com iogurte e banana!
Um beijinho.

As coisas dela disse...

Tenho mesmo que experimentar um dia. Beijinhos*

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
adoro este muesli. É delicioso. Cá em casa usamos no pequeno-almoço e em certos dias, ao lanche.

Anjo-de-Mel disse...

Isabel, MUITO obrigada pelas tuas dicas! Gosto de comer muesli e compro, mas acho que a maioria tem demasiado açúcar e assim sempre dá p controlar mais isso sendo nós mesmas a fazê-lo! Qd acabar os q tenho aí de compra, vou aventurar-me :) Bjinhos e bom fds!

conceicao disse...

Eu também faço é rápido e feito em casa é bem melhor. Bj

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
obrigada. Faz, vais ver que fica mesmo muito bom.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Conceição,
feito em casa fica tão bom. E temos a liberdade de fazer uma mistura ao nosso gosto.
Um beijinho.