quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Uma escapadela por Oxfordshire

As cidades possuem um encanto que me atrai. Gosto do movimento, do ritmo, das luzes e de ter tudo à mão. Mas apesar de todo o fascínio que tenho pelas cidades, também gosto de viajar pelo campo ou por locais mais pequenos. Contemplar a beleza das paisagens, ter tempo para olhar e conseguir ver detalhes, sentir os cheiros e apreciar as cores. Foi com este sentimento que o Ricardo e eu, partimos à descoberta de um pouco de Oxfordshire. Gostamos de visitar casas senhoriais e palácios que se encontrem bem cuidados, com conteúdo interessante, especialmente obras de arte, e os jardins.

A nossa primeira visita foi a Blenheim Palace, junto a Woodstock. Blenheim foi construído, entre 1764 e 1774, e pago parcialmente pela Rainha Ana, com o objectivo de ser um monumento em honra de um grande herói nacional, o 1º Duque de Marlborough. Marlborough comandou as tropas que venceram a importante batalha de Blindheim junto ao rio Danúbio, na Baviera, travando assim as intenções de Luís XIV, de França, em conquistar a Europa.

Blenheim Palace também está ligado a Winston Churchill. Foi aqui que nasceu e que pediu a sua futura mulher, Clementine, em casamento.

Assim que passamos o arco de uma das entradas laterais e contemplamos a fachada principal, ficamos admirados, é inevitável. O palácio é magnífico, imponente.

No palácio fizemos duas visitas. Uma, a chamada história por contar, onde somos conduzidos virtualmente, numa viagem pelo tempo, por uma jovem criada da mulher do 1º Duque, Sara. Ao longo dessa visita vamos passando de sala em sala e descobrindo um pouco da história do palácio desde os tempos da sua construção até à actualidade. A outra visita consiste em vistar as salas do palácio que estão abertas ao público. Uma das partes que infelizmente não é possível visitar, com grande pena minha, é a cozinha.

Entre as visitas à casa, aos jardins - que imagino cheios de histórias - e à exposição sobre Churchil, acabámos por ficar um dia em Blenheim. Aqui desfrutámos de um simpático almoço e de um chá com scones, doce de morango e clotted cream a meio da tarde, na esplanada da cafetaria do palácio, com vista magnífica para uma parte do jardim.

Para almoçar escolhi uma sopa de couve-flor com especiarias e uma tarte de frango com legumes.

O Ricardo optou por uma sopa de cenoura e salmão com pasta de azeitona, puré de batata e legumes salteados. A comida estava saborosa, mas ainda soube melhor acompanhada por tão histórico ambiente.

Outro dos locais que visitámos no Oxfordshire "profundo" foi Buscot Park. Durante a viagem de Oxford até lá, choveu intensamente e o céu não deu tréguas, manteve-se sempre num tom cinzento escuro. Antes de visitarmos Buscot Park decidimos almoçar em Faringdon.

Em Buscot Park visitámos a casa senhorial, cheia de valiosas obras de arte e bem organizada. A meio da tarde, e com o sol já a espreitar, passeámos pelos jardins e acabámos a tarde a tomar chá com scones ( cream tea ).

No último dia em Oxford, fomos até Waterperry Gardens onde passámos parte da manhã e ainda um pouco da tarde. O dia estava bonito, com sol, mesmo convidativo a este passeio. Os jardins são lindos e transmitem paz e tranquilidade a quem por ali se passeia. Para além disso, o que fica também são os cheiros. Guardo na memória, especialmente os cheiros das rosas amarelas, muito agradável, intenso.

Ao final da tarde e depois de um cafézinho, apanhámos o comboio para Londres.

9 comentários :

Susana Antunes disse...

Sem dúvida um excelente passeio e tudo sem tirar o "rabo" da cadeira....
As fotos estão muito bonitas...
Obrigado por partilhares....

Luciana B. disse...

Adorei "voltar" a este lugar tão lindo! As fotos estão muito boas. Um bj

Isa Bettencourt disse...

Adoro as tuas visitas guiadas :D

Obrigada :)

bjins

saudosa disse...

Obrigada do fundo do coração por nos deixares "viajar" contigo!

Obrigada pelas fotos que nos deixam cheios de ansiedade por lá ir... e Obrigada por gostares de fazer viagens tal como eu gosto e visitar os sítios onde eu gostava de ir um dia....!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Estão a ser umas belas férias :)
Eu estou a adorar as reportagens.
Bjs
Moira

G' disse...

Sabe tão bem descobrir novos lugares e passear pelos campos com aquele intenso cheiro a flores que aí descreves :)
*

Ana J. disse...

Obrigada, Obrigada, Obrigada!

Estou simplesmente deliciada com as reportagens!

Estive à uns anos atrás em Inglaterra e tive a oportunidade de visitar Londres, Oxford e Bath e adorei!!

Anabela J.

Ana Rita disse...

Adoro as tuas reportagens. Fotos lindissimas :) Foram umas excelentes férias :)

Beijinhos e bom fim de semana

Isabel (pipoka) disse...

Estás-me a deixar nostalgica, cheia de vontade de voltar a ter férias e partir em vigem... quiçá até Oxfordshire.


bjs