sábado, 19 de setembro de 2009

Borough Market em Londres e o chef Arthur Potts Dawson

Na minha lista de locais a visitar, durante os dias que estive de férias em Londres, estava o Borough Market, que fica na margem sul do Tamisa. Este é um dos mais antigos mercados londrinos de comida e está localizado no mesmo sítio há 250 anos.

Antes de entrar no mercado comecei por assitir à gravação de um programa de televisão do chef inglês Arthur Potts Dawson, mesmo junto a uma das entradas do mercado.

Dawson, que já trabalhou no River Café e no Fifteen Restaurant, este último de Jamie Oliver, cozinhou salsichas com puré. É sempre interessante ver alguém cozinhar, especialmente alguém que já tem nome no meio gastronómico inglês. No final houve a possibilidade de provar o puré, mas como havia tanta gente a querer experimentar que acabei por nem tentar.

Depois de ver Dawson a cozinhar, seguimos para o mercado. Passámos pela zona dos vinhos, dos legumes e frutas, do peixe, dos chocolates, do pão, dos queijos, dos bolos e da comida, alguma confeccionada no local. Para além da variedade que é sempre imensa, a apresentação marca pontos.

Nota-se que têm cuidado com o que estão a vender.

Nos mercados ingleses uma das coisas que me fascina para além da diversidade de legumes e frutas é a possibilidade de comprar comida feita, pronta a comer. Por cá, encontramos pouco mais que o pão com chouriço, cachorros, farturas e algodão doce. Será que lá a ASAE funciona de outra maneira? Ou eu é que não percebo nada disto?

O Ricardo e eu acabámos por almoçar no mercado. Escolhemos uma focaccia com batata doce e um caril de frango.

Quando estávamos a sair do mercado, encontrámos uma venda de doces onde descobrimos os nossos tradicionais pastéis de nata, o que inevitavelmente nos fez esboçar um sorriso. Entre tanta variedade, acabámos por escolher para sobremesa uma tarte de framboesa. Deliciosa.

11 comentários :

Unknown disse...

Olá querida!

Adorei as fotos, as frutas, as comidinhas... Tanta coisa boa!!!


Obrigada por compartilhar conosco fotos tão bonitas.

Morro de vontade de conhecer Londres!

Beijão

sushibaby disse...

Adoro visitar os mercados, são sempre tão coloridos e cheios de aromas, esse deve ser fantástico...
Beijinhos

E? disse...

O Borough Market é o meu mercado preferido e vou lá muitas vezes. Gosto das cores, dos aromas, da diversidade e de quão frescos parecem os alimentos.
E confesso que aquilo de que mais gosto lá é um bolo de banana que vendem numa "barraquinha" onde também há brownies e coisas assim. É absolutamente delicioso! (e dá para provar antes de comprar)

Quanto à ASAE, eu penso que não há nada que actue de forma semelhante em Inglaterra. Se houvesse, muitos restaurantes, muitos pubs, muitas lojinhas de comida estariam fechados. Em Portugal há muito mais cuidado com a higiene. Por exemplo, já fui a restaurantes em Londres que têm excelentes "reviews" e são inclusivamente recomendados pelo Time Out, e vi coisas que seriam impensáveis em Portugal. Mas a verdade é que continuo a ir, e sinto que isso é parte do carisma do restaurante.

Helena disse...

Estas fotos são um regalo para a vista!
Bom fim de semana!

Raquel Valentini disse...

Lindas, lindas, lindas as fotos!
Seguindo as regrinhas, venho lhe deixar selinho! Beijos e bom fim de semana!

Nadinha disse...

Delicioso blogue. Parabéns. Também gostei muito do livro 3/4 de laranja e de quase todos os da autora, apesar de serem muito semelhantes entre si.

Laranjinha disse...

Muito obrigada pelos vossos comentários.

Hoje vou casar assim, concordo quando dizes que a Asae actua em prol da higiene e claro, que isso é muito importante. O problema são os excessos e as interpretações à letra da legislação europeia. Quem perde, somos nós!

Bjs

E? disse...

Concordo plenamente!
Passámos de um 8 para um 80, e espero que um dia percebam que não há nada como o equilíbrio.

Suzana Parreira disse...

É um lugar fantástico a que apetece voltar sempre. Obrigada pela visita!

Bj e boa semana

PS- E não houve nada no piqueno que te fizesse soar campaínhas?? Ai, ai. ;-p

ISABEL ALBUQUERQUE disse...

ADOREI AS FOTOS ESTÃO LINDAS, QUE MERCADO FANTÁSTICO,SOU FÃ DE UM MERCADO TBM.QTO A ASAE É UMA PENA OS EXAGEROS QUE ESTÃO FAZENDO DESAPARECER ALGUMAS IGUARIAS CARACTERISTICAS DE PORTUGAL PORQUE ERAM FEITAS MAIS ARTESANALMENTE( QUE ASSIM É QUE FICAVAM BOAS).

moranguita disse...

bem menina que viagem fantastica a este maercado.
ate da pena mexer nas coisas estao tao bema rranjadinhas:-)
beijinhos