domingo, 11 de outubro de 2009

Lisboa Restaurant Week II edição - primeiras impressões ...


Em Lisboa decorre, até dia 18 de Outubro 2009, a segunda edição da iniciativa Lisboa Restaurant Week. Os restaurantes que aderiram à inicitiva oferecem um menu de 20 euros, sendo que desses 20 euros, um reverte a favor de causas sociais. Basicamente, é uma iniciativa que permite visitar restaurantes ditos de luxo a preços de saldo, como é largamente publicitado.

Como gostei das experiências gastronómicas da primeira edição, agora voltei a repetir com o Ricardo e com os amigos de sempre, o Nuno Vaz e a Sandra Palma.

No dia do arranque da iniciativa jantámos no restaurante Mezzaluna. O Mezzaluna é dirigido por Michael Guerrieri, chef de origem italo-americana, que começou a sua vida na restauração em Long Island, Nova Iorque.

O Mezzaluna revelou-se um restaurante com um ambiente simpático, acolhedor. A uma quinta-feira, tinha casa cheia. Assim que nos sentámos começámos pelo covert, queijo e uma salada de legumes cozinhados servida com uma fatia fina de presunto. Do menu, escolhi para entrada Polenta de alheira com cebola caramelizada, bacon assado com molho de cogumelos e conhaque. De Itália recordo os sabores da polenta, mas esta estava muito boa e servida com a alheira, fica divina. Excelente combinação.

Para prato principal escolhi raviolis recheados com farinheira, com molho de vodka e tomate. Gostei da combinação de sabores. Aliou na perfeição os sabores da cozinha italiana com alguns dos nossos produtos tradicionais. Por fim, nas sobremesas escolhi panna cotta que estava fresca e deliciosa. Da carta de vinhos, escolhemos Quinta de Pancas - Cabernet Sauvignon.

A minha visita a este restaurante foi francamente positiva. Para além da boa comida, fiquei surpreendida pela simpatia e atitude do Chef Guerrieri. Ao longo do jantar foi passando pelas mesas, onde demonstrou uma preocupação genuína com os seus clientes, atitude que na minha opinião marca a diferença em relação a outros restaurantes. Fiquei com vontade de voltar!

No sábado, ao jantar, fomos até ao restaurante Alecrim às Flores, situado numa transversal da Rua do Alecrim, perto do Cais do Sodré.

O restaurante tem uma decoração moderna, bem conseguida, que procura realçar os traços da arquitectura oitocentista do edifício, e possui esplanada. O ambiente é acolhedor e tem um bom serviço de mesa.

Aqui o menu apresentado foi criado especialmente para o Lisboa Restaurant Week. Começámos a nossa refeição pelo covert: azeitonas, pão e azeite servido com vinagre balsâmico. A entrada servida foi folhadinhos de cogumelos do bosque com molho três queijos Parmalat. Os folhados não me convenceram, devido a um pouco de gordura a mais da massa.

O melhor prato, na minha opinião, foi o principal, lombinho de porco preto marinado com duo de purés. A carne estava tenra, saborosa, onde se notava o sabor do alecrim e combinava bem com o contraste de sabores dos purés de maçã e de batata com azeitonas pretas. Gostei bastante deste prato. Surpreendeu-me.

Apesar do nome apelativo, Espuma de Chocolate Valrhona sobre carpaccio de abacaxi, a sobremesa não era mais do que uma bola de mousse, bem feita é certo, com o abacaxi. Da carta de vinhos, escolhemos um tinto, Domingos Damasceno de Carvalho.

Depois da refeição, os participantes da iniciativa foram convidados a tomar uma bebida num novo espaço da equipa do Alecrim às Flores, Stephens Cru Bar, a abrir portas a partir do dia 22. Este espaço, na Rua das Flores nº 8, revelou-se moderno, com uma decoração interessante e irá oferecer a possibilidade de, num mesmo espaço, ouvir música, tomar uma bebida e ter uma experiência gastronómica diferente, pois irá apostar em pratos, como por exemplo carpaccios, saladas, sushi, que se possam comer em cru. Um conceito muito interessante.

Para a semana, outras experiências se seguirão ... ;)

1 comentário :

Maria Lúcia disse...

Oi
Sempre de plantão para nos deixar
com água na boca e
dizer que delicia tem ai pertinho
de você lugares muito cheio de charme.
Boa comida bom atendimento.
Gosto do que fala sobre os restaurantes.
Quem mora perto desse lugares
sabe do que você está dizendo.
Eu moro do outro lado do
Atlântico.
Aqui no Brasil no sul.
Beijos...
Lúcia.