Há hábitos que se adquirem com o tempo ou que trazemos de casa dos nossos pais e que tentamos reproduzir. Eu todos os anos gosto de fazer marmelada. Assim que chegam os marmelos tento logo aproveitá-los. À marmelada, gosto de a cortar às fatias e servir com queijo, misturá-la com passas de uva num bolo para cortar às fatias e servir com um chá ou então, comê-la apenas com pão fresco, sabe tão bem!
Este ano decidi fazer a minha marmelada no robot de cozinha da Moulinex, para a rubrica Cuisine Companion. Gostei tanto do resultado que ofereci logo as primeiras taças que fiz. Mas já cá tenho mais marmelos. Esta semana voltarei a fazer.
Marmelada na Cuisine Companion
Ingredientes para 1 taça grande:
800 g de marmelos
500 g de açúcar amarelo
30 ml de água
Sumo de limão q.b.
1. Retirar o caroço aos marmelos, obtendo, aproximadamente 580g. Cortar as metades em gomos. Regar com um pouco de sumo de limão.
2. Colocar na taça, com a lâmina, amassar/triturar, os marmelos cortados. Triturar durante 25 segundos, velocidade 11. Baixar o marmelo das paredes da taça com a espátula.
3. Adicionar a água e o açúcar. Mexer com a espátula.
4. Cozer o marmelo a 100ºC, velocidade 2, durante 35 minutos. A meio, baixar, com a ajuda da espátula, o marmelo que se acumula nas paredes da taça.
5. Triturar a mistura com uns toques de turbo (35 segundos). Baixar com a ajuda da espátula o marmelo que fica nas paredes e na tampa da taça.
6. Programar 15 minutos, velocidade 2, 100ºC, para a marmelada apurar.
7. Voltar a triturar com uns toques de turbo (20 segundos) para uniformizar a mistura. Apurar mais 5 minutos, na velocidade 2 a 100ºC.
8. Retirar a marmelada e colocar numa taça. Depois de arrefecer, tapar a taça com papel vegetal.
19 comentários :
Marmelada bem macia e suave uau.
Mark Margo
www.markmargo.net (site de celebridades com sessões fotográficas)
Os robots são fantásticos para se fazer compotas! Poupam-nos imenso tempo! Há quem diz que não ficam tão boas como feitas de forma tradicional, eu eu também acho, mas para mim fica bom o suficiente! Beijinhos
Bom aspeto tem ela!
Beijinho
http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/
O aspeto é bom e a tijela é linda. Tudo de bom.
Mark Margo,
esta marmelada corta-se à fatia.
Cozinha100segredos,
cá em casa gostámos. Uma das vantagens de fazer a marmelada na Cuisine Companion é não termos que estar a mexer quando apura e os salpicos. Uma vez queimei-me de forma dolorosa, com direito a bolha, com um salpico de marmelada e assim é uma maravilha.
Um beijinho.
Céu,
obrigada.
Um beijinho.
Obrigada.
A marmelada ficou óptima e a tigela é de Alcobaça. :)
Um beijinho.
perfeito!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Ficou com uma cor fantástica e aposto que ficou deliciosa também!
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Susana,
obrigada. :)
Um beijinho.
Obrigada, Mary.
Um beijinho.
mesmo assim parece ser muito macia, parabéns
Eu não encontro marmelo fácil aqui em São Paulo,deixou de ser um fruto fácil de encontrar.Uma pena.
Que tal a Cuisine Companion para pulverizar azucar, amendoas, etc? Y para picar em crú?
Diu,
é só nesta altura, ou não encontra facilmente durante todo o ano?
Laura,
é uma máquina óptima. Picou, por exemplo, o marmelo num instante. Confesso que este ano só fiz marmelada na Cuisine Companion. É tão prático.
Olá, agradecia que me indica-se como ponho a tampinha do vapor para fazer a marmelada. Nunca sei como a colocar 😏 desculpe e obrigada. Beijinho
Ana Paula,
deve colocar a tampinha do vapor de modo a que esteja no máximo. É experimentar. Ver o vapor e depois escolher qual o lado de que sai mais.
Um beijinho.
Enviar um comentário