quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O Outono no restaurante River Lounge


Há sabores e cheiros que marcam o Outono. As paisagens mudam e parecem telas pintadas em tons de amarelo e dourado. Sente-se no ar o cheiro a terra molhada com as primeiras chuvas da estação. As folhas das árvores começam a cair. A terra renova-se. Acende-se a lareira para as noites que começam a ficar mais frias. Chegam os marmelos, as romãs, as castanhas, os dióspiros e nas artes da mesa, preparam-se também as carnes de caça. Estes são alguns dos sabores que caracterizam esta estação do ano.

E foi para provar a nova carta com os sabores de Outono, a convite da SANA Hotels, que fui visitar o restaurante River Lounge do hotel Myriad by SANA Hotels, em Lisboa, com uma vista privilegiada para o rio Tejo.


Sentados à mesa fomos recebidos de braços abertos por um duo de foie gras com pato e chutney de figo. Um prato visualmente bonito e com uma combinação de sabores deliciosa. O sabor do foie com o doce do figo é de comer e voltar a repetir.


A entrada servida foi atum marinado com cones, crocantes, recheados com abacate, diferentes beterrabas, manga, vinagrete de lima, gengibre e gel de maçã verde. Um prato muito colorido, com diferentes texturas, que me fez lembrar uma despedida de Verão. Foi acompanhado por um copo de vinho verde Soalheiro Primeiras Vinhas 2012. Um vinho que me conquistou, com um aroma elegante, fresco.


Pregado salteado com cogumelos porcinos, consommé trufado, batata vitelotte e espargos verdes, com molho de aves acidulado, foi o prato de peixe servido. Um prato com sabor a mar. O pregado parecia ter sido pescado horas antes. Este prato fez-me lembrar um passeio junto ao mar em que se sente uma brisa fresca, leve, que nos inspira e faz pensar que a vida é mesmo especial. Dona Berta Rabigato 2012 do Alto Douro, foi o vinho que acompanhou este prato.


O prato que, na minha opinião, procurou representar os sabores quentes do Outono foi o de perdiz recheada com foie gras assado, crumble de abóbora e maçã, marmelo e maçã confitada, kumquat e cardamomo. O peito de perdiz com o foie gras no meio tornou a carne suculenta e tão saborosa. Cada garfada foi uma viagem por bosques de carvalhos, cheios de folhas caídas, amarelas e vermelhas, num dia fresco, com a certeza de termos uma lareira acessa à nossa espera. O prato de tons quentes, revelou-se nostálgico como o Outono. Para acompanhar a perdiz foi-nos servido um vinho tinto Poeira 2011 do Douro.


Para sobremesa chegou à mesa um flan de maracujá com bouquet cítrico (laranja e toranja) aromatizado com especiarias e sorbet de manga. Um sobremesa fresca, que soube muito bem logo a seguir ao prato de carne. Soube a uma manhã de sol num dia fresco de Outono. O vinho escolhido para acompanhar a sobremesa foi um Porto com 40 anos, Vieira de Sousa Branco, que bateu palmas de alegria com os sabores do flan.


Gostei de voltar ao River Lounge e poder apreciar o trabalho do chef francês Frederic Breitenbucher que nos mostrou mais uma vez que cozinhar é uma arte.

4 comentários :

Flor de Sal disse...

Lovely!

Laranjinha disse...

Flor de Sal,
é um restaurante que vale a pena visitar.
Um beijinho.

Su Delícia disse...

que fotos lindas!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Céu Gomes disse...

Uau! Assim é que é...
Beijinho
http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/